ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
madrinha de casamento

10 coisas que você não deve fazer com suas madrinhas de casamento

Elas são amigas de todas as horas, estão sempre ao seu lado, mas pedir algumas coisas a elas pega mal! Descubra o que não fazer com as madrinhas de casamento e evite deixá-las em apuros.

“Amiga que é amiga topa tudo.” Calma aí, nem tudo!! Existem algumas coisas que pegam mal quando as noivas pedem para as madrinhas fazerem, e você pode evitar deixá-las constrangidas no Grande Dia. Saiba quais são:

 

1. Penteado e make iguais

Claro que o dia do casamento é seu e você deve brilhar, mas colocar todo mundo igualzinha no altar, definindo até cabelo e make já é demais! Até porque, cada mulher tem seu biotipo, cabelo e rosto, e em algumas a sua escolha ficará excelente, mas em outras não ficará tão bom assim. E isso mexe com a autoestima das mulheres. Por mais que elas digam pra você que não se importam, elas se importam sim!

2. Cores e modelos de vestidos

Esse é o assunto mais polêmico de todos os casamentos! Definir a cor e modelo do vestido das madrinhas sempre dá briga, deixando-as infelizes. Claro que é o seu dia e você merece um altar lindo, como sempre sonhou, e isso pode envolver cores iguais (estilo de casamento norte-americano). Mas vamos às precauções:

a) Definir que não pode repetir cores

Isso pode te gerar um estresse tremendo! Para ter o controle, a maioria das noivas cria grupos de WhatsApp e as madrinhas vão colocando as cores para nenhuma outra comprar igual. Mas acredite, sempre haverá uma desavisada que não prestou atenção e vai comprar uma cor que outra madrinha já escolheu. E é aí que começa a confusão.

b) Definir cores iguais

Essa moda dos Estados Unidos pegou no Brasil e muitas noivas adotaram como lei. Por um lado essa padronização é boa, porque não terá erro nem brigas por cores. Por outro, a maioria das madrinhas ficará triste com a decisão, pois não quer ficar igual às outras, ou porque não tem essa cor e terá que providenciar correndo. Uma boa solução é definir a paleta de cores. Por exemplo, tons de rosa, ou tons pastel, e aí elas vêem o que combina melhor com cada uma. E se você realmente quiser uma cor específica para todas, avise-as com bastante antecedência, pois dependendo da cor escolhida, elas terão que mandar fazer o vestido.

c) Você define a cor de cada uma

Neste caso a briga pode ser ainda pior! Se você definir a cor de cada madrinha, alguma pode se sentir menos privilegiada e ficar bem chateada, abalando a relação.

d) Mesmo modelo para todas

Definir o modelo do vestido e mandar todas as madrinhas fazerem igual é bem inconveniente! Isso porque elas deverão mandar fazer o modelo e gastarão uma quantia considerável, o que por vezes elas não contavam com isso. Mesmo a noiva cedendo o tecido, as madrinhas terão o custo da costureira e pode ser que elas não queiram passar por esse processo. Além daquele velho problema: nem todo mundo fica bem com o mesmo modelo de vestido! Favorecer algumas e desfavorecer outras é muito complicado e pode acabar gerando estresse para a noiva e madrinhas.

3. Acessórios iguais

Gente, casamento não é festa de formatura dos anos 80, em que as meninas usavam pulseira combinando no baile. Pedir para suas madrinhas usarem os mesmos acessórios, mesmo que você as tenha presenteado, não cai bem! Deixe-as ter a individualidade de cada no altar.

4. Organização do seu chá

Aquelas indiretas para as amigas de que o casamento está chegando e elas devem te surpreender com o chá são bem indiscretas e colocam as madrinhas em uma saia justa. Claro que se elas se mobilizarem por si só e fizerem uma surpresa, será fantástico! Mas ter a noiva na cabeça sempre dando a indireta não é nada legal.

 
Veja também:
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado
 

5. Passar o sapato na festa

Essa história de passar a gravata do noivo e o sapato da noiva para arrecadar dinheiro nas festas tem dado o que falar. A maioria dos convidados já garante um presente bom para os noivos antes da festa, ainda mais com as listas de presente online, em que os noivos resgatam em dinheiro. Passar o sapato pode deixar os convidados desavisados em uma saia justa. E pedir para as madrinhas fazerem isso com você pode deixá-las bastante desconfortáveis.

6. Pedir para colocar o nome na barra do vestido

Todas as solteiras que vão a um casamento já sabem da tradição do nome na barra do vestido da noiva. Não é de bom tom ficar lembrando a elas todas hora de que podem colocar o nome, dando a indireta que estão solteiras e que você quer casá-las. Algumas podem se sentir ofendidas.

7. Pedir para organizar a despedida de solteira

A despedida de solteira pode ser uma simples reunião com as amigas ou uma ida ao bar para revê-las e dar boas risadas, mas as madrinhas são têm vários compromissos e ficar pedindo para que elas organizem sua despedida pode gerar até mesmo problemas em casa. Isso porque, a visão de despedida de solteiro da maioria das pessoas são aquelas saídas insanas, em que rola de tudo, e imagine a cabeça dos namorados, maridos e família? Se você faz questão de ter a sua despedida, organize em algum local que tenha a ver com vocês e convide as meninas!

8. Colocar a madrinha com um padrinho que ela não conhece

O altar é sinônimo de protocolo, cerimônia e celebração, e não é só a noiva que fica com frio na barriga, as madrinhas também sentem! Imagina sentir esse nervosismo ao lado de uma pessoa que você não conhece? Claro que os noivos querem a presença dos amigos, e quando são solteiros a solução é uni-los formando os pares do altar. Mas para esse nervosismo não ser tão grande, tente reunir os padrinhos para que se conheçam antes do casamento. Isso pode acontecer no momento de convidá-los a serem padrinhos, no chá de cozinha, entre outros. O importante é não apresentá-los apenas antes de entrarem e achar que isso será confortável para as madrinhas, porque não será!

Outra solução, no caso de ter em sua maior parte padrinhos e madrinhas amigos do casal, é adotar o estilo norte-americano colocando mulheres do lado da noiva e homens do lado do noivo.

9. Pedir para fazer o dia da noiva com você

O dia da noiva, seja em hotel, salão, entre outros locais, é muito especial e deve ser compartilhado com poucas pessoas. Afinal, é muito nervosismo e emoção juntos, e nada melhor do que ficar apenas com sua família e amigos mais próximos. Reunir as madrinhas antes do casamento pode te dar ainda mais frio na barriga. Além disso, a dinâmica para algumas madrinhas pode ficar complicada se for se dedicar a passar o dia com você.

Dica: sinta como você é e imagine em qual situação você ficaria mais calma. Com todas as amigas juntas ou apenas com os familiares mais próximos? Converse com suas madrinhas e veja o que elas pensam sobre isso e como farão a dinâmica para o seu casamento.

10. Pedir que façam homenagem aos noivos

Surpresas são sempre bem-vindas, mas pedir às madrinhas que façam uma homenagem aos noivos pode deixá-las em uma saia justa. Afinal, algumas podem ser tímidas e preferir não falar em público. Deixe que elas usem a criatividade por si só.

 
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!