ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
bebidas

Dicas para escolher o menu ideal para o seu casamento

Saiba o que e como servir para tornar o meu ideal para o seu casamento

Degustar diferentes preparações culinárias para o menu do casamento, comer muitos docinhos sem precisar sentir culpa e experimentar diversas opções de bebida até decidir qual será o cardápio do Grande Dia é, sem dúvida, uma das partes mais gostosas da organização do casamento.

Mas é preciso que seja feita com cuidado e atenção. Afinal, um dos fatores que contribui para o sucesso da festa e garante que os convidados sintam vontade de aproveitá-la até o último segundo é a seleção de comidas e bebidas.

Com o mundo cada vez mais “gourmetizado”, é interessante ter comidinhas diferenciadas em louças que chamem a atenção dos convidados. Primeiro, comemos com os olhos, depois vem o olfato e, por último, o paladar. Por isso, causar impacto e proporcionar uma experiência gastronômica são nossos principais objetivos.

Para alcançar esses objetivos, é fundamental que o menu e a forma como será servido sejam compatíveis com o perfil dos noivos e convidados, para que se sintam à vontade. Além, claro, de combinarem com o estilo da cerimônia, o horário e o local em que irá acontecer.

Querem deixar os convidados com água na boca e pedindo mais no dia da festa? Descubram o que levar em conta durante a escolha do menu!

Considere o estilo da cerimônia

Se vocês vão se casar na praia, é indicado que o cardápio seja variado, informal e servido por mais tempo, já que esse tipo de festa pode durar até 10 horas. Uma boa pedida nesses casos são as finger foods, preparações para comer com as mãos. Casamentos em fazenda também costumam se estender, logo organizar um coquetel servido de almoço ou jantar e contar com ilhas gastronômicas é fundamental para garantir que os convidados sobrevivam a tantas horas de festa.

 
aperitivos para casamento
 
aperitivos menu do casamento

Celebrações diurnas pedem um cardápio leve, como um delicioso brunch ou o tradicional coquetel seguido de almoço; durante à noite, o coquetel pode ser seguido de jantar. Independentemente do horário, o serviço pode ser empratado (os convidados são servidos à mesa) ou franco-americano (os convidados se servem à vontade em réchauds).

Mais uma opção é o estilo menu degustação, em que os presentes podem experimentar mini porções de cerca de 20 pratos diferentes servidas em panelinhas, cumbucas e tacinhas. Esse tipo de serviço é indicado para celebrações menos tradicionais e com até 350 convidados.

 

Deixe os convidados à vontade

Os noivos que não estão com o orçamento limitado também podem investir em ilhas, principalmente se o evento terá muitos convidados e longa duração – mais de seis horas. Isso porque elas proporcionam movimento à festa e conforto aos convidados, já que ficam à disposição durante todo o tempo de coquetel. Mas não são indispensáveis. Então, se o budget de vocês estiver justinho, descartem a opção.

As ilhas complementam bem os serviços franco-americano e menu degustação. No empratado, em que os convidados devem permanecer sentados para que o serviço funcione conforme o planejado, elas não são uma boa opção.

 

Pense no gosto dos convidados

Além de considerar o tipo de comida que apreciam, a estação do ano, o horário e o estilo do evento, os pombinhos devem levar em conta as restrições alimentares que os convidados podem ter e contar com um cardápio que contenha opções vegetarianas, carnes, aves e peixes. Sem contar a salada, as guarnições, a massa e a sobremesa.

Os itens que têm chamado a atenção dos noivos são o Blody Mary com camarão picante, a crostata de banana com carne-seca e lascas de queijo meia-cura, o raviolone integral de borsin ao bechamel com pesto, o risotinho de aspargos com lascas de abadejo e limão-siciliano e a merengata de mousse de limão-siciliano com morango e calda de frutas vermelhas. Mas há uma infinidade de outras opções para o casal escolher.

 
 

Conte com diversidade de bebidas

Assim como as comidinhas, as bebidas são importantes e devem ser disponibilizadas em variedade para os convidados. Espumante, whisky, vinho tinto e branco, cerveja, refrigerante, sucos variados – de preferência naturais – e água com e sem gás não podem faltar. E se o orçamento permitir, apostar em um bar de caipirinhas ou drinks é interessante, pois garante mais diversidade aos convidados.

Vale lembrar que cada bebida tem temperatura e copo ideais para ser servida. Em festas mais informais, por exemplo, é válido contar com um ponto de cerveja para os garçons auxiliarem os convidados a abrirem suas long necks. O whisky, os vinhos e o espumante, por sua vez, devem ser servidos individualmente pelos garçons nas taças ou copos dos convidados.

Invista no serviço de RSVP

Após decidir o que e como servir, é indispensável fechar o serviço de buffet para a quantidade certa de convidados. Os buffets contam com um sistema que calcula a quantia ideal de comida por pessoa com uma margem individual de segurança de 10%, para não haver riscos de faltar alimentos, conforme explicam os especialistas.

Mas para vocês não contratarem o serviço para um número de convidados muito superior ao que comparecerá à festa, o conselho de Renata é fechar o buffet para menos pessoas, mas o mais próximo possível da quantia estimada de participantes. Além de contratar o serviço de confirmação de presença RSVP (Réspondez S’il Vous Plait – responda por favor, em tradução livre), assim caso precisem aumentar o número, é possível em até 15 dias antes da festa.

 
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!