Tipos de bolos para casamento

O bolo de casamento é o protagonista da mesa de doces, que sempre tem um papel de destaque na decoração

4 Fotos

Centro das atenções da mesa de doces, o paladar e a beleza do bolo para casamento precisam estar em harmonia com a identidade e o estilo do evento. Parece decisão fácil de se tomar, mas basta iniciar a prova de sabores e dar aquela espiada nas inspirações de decoração e pronto: o mundo de ideias começa a trabalhar sem parar na mente das noivas.

O bolo de casamento é o protagonista da mesa de doces, que sempre tem um papel de destaque na decoração e cenografia da festa, mais um motivo que torna essencial equilibrar o sabor com o tema do evento.

A Chef Pâtissier Mariana Helou, da Petite Marie, dá  dicas para auxiliar na decisão! Confira a seguir:

Tipos de bolos para casamento

O naked cake (em que massa fica exposta, sendo possível ver todas as camadas da receita) é um dos mais requisitado atualmente, tendo
tomado o território anteriormente majoritário da pasta americana. “Bolos em pasta americana são verdadeiras obras de arte, mas não agradam
o paladar de uma forma geral. Acredito que por isso os bolos naked cake tem sido a preferência, pois são lindos e gostosos”, conta Mariana.

bolos para casamento
Bolo naked cake com frutas

Outro estilo que vem ganhando força é o bolo escrito. A opção se assemelha a uma lousa, com fundo escuro e costuma ter frases, palavras ou o próprio nome dos noivos escrito em branco, dourado ou prata.

O bolo com babados (que lembram pétalas ou até mesmo as saias dos vestidos de noiva) é mais uma das alternativas da pasta americana que está
bastante em alta, além dos geométricos com formatos além do redondo para as noivas que querem algo mais inusitado.

A terceira opção é o bolo de casamento espatulado, em que um creme de manteiga é usado para a finalização escondendo as camadas de maneira menos ‘certinha’, o que o torna bem diferente das demais citadas e uma forte aposta. “Os bolos espatulados com buttercream e decorados com flores naturais, que são tendência em 2018, continuam fortes”, aponta Mariana.

bolos para casamento
Bolo espatulado

Para as noivas que querem inovar, sempre é possível fazer uma torre de minibolos ou de doces como macarons, cupcakes e carolinas.

O toque final do bolo

Sempre há quem prefira as opções tradicionais, como o bolo todo branco com detalhes delicados e clássicos. Mas ainda que monocromático, é possível colocar alguns detalhes como, por exemplo, flores de açúcar ou verdadeiras, frutas, pérolas e granulados, pinturas, efeito metálico ou ombré.

A ordem da escolha

“O casal deve definir primeiro o estilo do bolo, se será clássico, moderno, rústico, para então definir o tipo de acabamento, que poderá ser com pasta
americana, naked cake, espatulado”, explica a profissional.

Entre os sabores mais tradicionais estão a massa de nozes com recheio de doce de leite ou baba de moça, que sempre agradam os mais variados
paladares. Já para quem quer um quê de novidade, existe o red velvet, ou veludo vermelho, que é um bolo de chocolate americano com massa avermelhada, geralmente com cobertura de cream cheese. Outro estilo é o bolo de rolo, doce tradicional da culinária pernambucana tem conquistado noivas de todo o Brasil.

bolos para casamento
Bolo de rolo para casamento

Texto: Patrícia Milão

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Artigos Relacionados

Comentários