Casal assessoria Hi9 Eventos na Villa Boa Vista
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
Sítio Magnólia - casamento rústico
Espaço natureza - casamento no campo
undefined
Casa Ventura - espaço casamento no campo
undefined
undefined
Laura Savitci Decoração de casamento na praia
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
1 / 20
Casal assessoria Hi9 Eventos na Villa Boa Vista
Casal assessoria Hi9 Eventos na Villa Boa Vista
undefined
undefined
undefined

Casamento ao ar livre | Tudo que você precisa saber

Seu grande sonho é fazer um casamento ao ar livre, com pôr do sol ao fundo e muitas fotos incríveis em meio à natureza? Veja como realizá-lo!

Antes de mais nada, seu grande sonho é fazer um casamento ao ar livre, com pôr do sol ao fundo e muitas fotos incríveis em meio à natureza? Vamos combinar que este tipo de cerimônia é encantador e traz uma atmosfera mágica e romântica.

Noivos em casamento ao ar livre
Casamento ao ar livre exige cuidados. Foto: Freepik.

Em primeiro lugar, a grande vantagem de fazer um casamento ao ar livre é explorar cenários e iluminação naturais durante o dia.

“Ao mesmo tempo, ao fazer uma festa ao entardecer, é possível contar com o charme especial das luzinhas”, declara Iris Moura Sales Vicente, assessora da Hi9eventos.

Sendo assim, para Suzane Alves Signore, representante comercial da Villa Boa Vista, o ar livre traz uma beleza natural indescritível, com belas paisagens para fundo de cerimônia e para as fotos.

Nesse ínterim, também há a questão da pandemia, que torna este cenário mais seguro para as pessoas.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre casamento ao ar livre

Qual é o valor de um casamento ao ar livre?

Primeiramente, um casamento ao ar livre pode variar muito de valor. Tudo vai depender do número de convidados, estrutura contratada, buffet escolhido, entre outros fornecedores. Para obter uma estimativa de custos, utilize a Calculadora do casamento Lejour.

O que precisa para um casamento ao ar livre?

Primeiramente, para começar a planejar qualquer casamento, é essencial contratar uma assessoria. Em seguida, o casal deve buscar um espaço que se adéque às suas necessidades. Uma questão fundamental é ter um plano B para o caso de chuva e gerador. Outro item super importante é a decoração, que dará um charme ao local. De resto, os noivos devem escolher um buffet, fotógrafo, músicos, DJ, trajes, docinhos – tudo o que um casamento tradicional já tem.

Qual é a melhor época do ano para casar ao ar livre?

Para os casais de SP, a dica de Iris é fugir sempre das épocas de chuvas de final de tarde, que geralmente acontecem no verão. De acordo com Suzane, o mês de abril costuma ser o melhor período para um casamento ao ar livre, uma vez que tem menos chuvas e clima ameno – nem muito quente e nem muito frio. Já os meses de maio e junho, começam a ser mais frios, mas a probabilidade de chuvas é menor também.

Qual é o melhor horário para um casamento ao ar livre?

Frequentemente, os noivos preferem fazer este tipo de evento no final de tarde. “Para iniciar a cerimônia, o horário máximo é 16h no verão e 15h30 no inverno (no convite, sempre colocar 30 minutos antes). Assim, a luz natural fica garantida até a entrada do casal na recepção”, aponta Iris.
Sob o mesmo ponto de vista, os casamentos no final de tarde contam com uma iluminação magnífica, que os fotógrafos chamam de “Golden hour” (ou hora dourada). Como resultado, as fotos ficam incríveis. Portanto, se você quer ter fotos com as paisagens de fundo, um casamento ao ar livre com pôr do sol, a dica de Suzane é se não atrasar, pois se escurecer, perde-se toda a vista do dia.

Como fazer um casamento ao ar livre sem gastar muito?

Antes de mais nada, para ter um casamento ao ar livre barato, o primeiro passo é reduzir a lista de convidados, uma vez que quanto mais pessoas, maior o gasto. Ao mesmo tempo, outra solução é escolher um espaço com uma paisagem incrível – desta forma, terá que gastar menos com decoração. Por último, vale ver tim-tim por tim-tim tudo o que o espaço oferece – mobiliário, por exemplo. Assim, você terá gastos extras com locação de móveis.

Passo a passo para organizar um casamento ao ar livre

1. Escolha a data

Primeiramente, se você sonha em casar ao ar livre, um dos pontos de partida é  a escolha da data.

Escolha da data do casamento
Escolha da data, ponto de partida. Foto: Freepik.

“Nesse sentido, é preciso Verificar condições climáticas na época e na cidade onde será o casamento. Além de chuva, os noivos devem preocupar-se com o sol e o vento, no caso de espaços muito abertos”, afirma Iris.

2. Cerimonial de casamento ao ar livre

Como em qualquer outro tipo de casamento, é fundamental contratar uma assessoria de casamento. Este profissional será responsável por guiar os noivos durante todo o processo, auxiliando na contratação de fornecedores, leitura de contratos, organização do orçamento, além de auxiliar com os protocolos.

Cerimonial casamento ao ar livre
Cerimonial é um item fundamental para manter o funcionamento do casamento ao ar livre. Foto: Freepik.

Aliás, no casamento ao ar livre, estes são muito mais descontraídos e podem seguir os gostos do casal – não há a obrigatoriedade de alguns ritos e normas, como acontece em igrejas, por exemplo.

Clique aqui para conhecer as empresas de assessoria de casamento credenciadas na Lejour!

Assessoria de eventos especializada em casamentos

Primordialmente, com uma equipe altamente capacitada, oferecem um serviço personalizado captando a verdadeira essência do casal.

Hi9 assessoria de casamento
Clique aqui para solicitar um orçamento a essa assessoria de casamento!

3. Escolha o espaço

Primordialmente, a escolha do espaço tem um peso bastante importante para um casamento ao ar livre. Sendo assim, Iris e Suzane prepararam um checklist dos itens a serem avaliados:

  • Possui plano B para o caso de chuvas e ventos fortes?
  • A cozinha está em local de fácil acesso?
  • O espaço tem banheiros em quantidade suficiente?
  • Conta com área coberta para a banda?
  • A iluminação do local é suficiente?
  • Possui gerador?
  • Trata-se de um local confortável, aconchegante e seguro para os convidados?

Acima de tudo, Suzane aconselha que os casais se atentem aos itens que o espaço já oferece e confirmem a descrição de tudo em contrato.

banner checklist da noiva

Veja espaços para casamento ao ar livre em SP

Espaço em Embu-Guaçu

Antes de mais nada, a apenas uma hora de São Paulo, este espaço dispõe de uma incrível infraestrutura, com uma vasta área verde, seis lindos lagos para a cerimônia ao ar livre em ambiente encantador. Nesse sentido, há opção de plano B, com recepção em área coberta.

Espaço Villa Boa Vista
Clique aqui para conhecer este espaço de casamento a céu aberto!

Sítio em Atibaia

Antes de mais nada, quer um espaço romântico e acolhedor para o seu grande dia? Neste Sítio em Atibaia, você pode celebrar seu casamento ao ar livre com uma cerimônia ao pôr do sol em frente a um lindo lago.

Sítio Magnólia
Conheça este espaço clicando aqui!

Espaço em Mairiporã

Primeiramente, localizado em Mairiporã, uma das grandes vantagens deste espaço é a sua diversidade de ambientes: área para cerimônia ao ar livre ou coberta, lago com carpas, deck, pista de dança, jardins e belos cenários para uma recepção inesquecível. 

Espaço Natureza
Gostou deste espaço? Clique aqui para solicitar um orçamento!

Espaço rústico em São José dos Campos

Primeiramente, ideal para cerimônias intimistas ou casamentos até 250 pessoas, o local conta com ótimo custo benefício. Nesse sentido, dentre seus diferenciais está o deck flutuante, um ótimo cenário para foto.

Espaço Lagoon, casamento ao ar livre
Conheça este espaço, clique aqui!

Casa de eventos em Ibiúna

Primeiramente, aqui, os noivos encontram três ambientes para o casamento: a casa rústica, o salão principal e o celeiro. Nesse sentido, a versatilidade do espaço também chama atenção: os casais podem realizar cerimônias íntimas, picnics, coquetéis e festas pra ver o sol nascer e o local oferece hospedagem para convidados.

Casa Ventura
Quer saber quanto custa casar neste espaço? Clique aqui!

Chácara em Jacareí

Antes de mais nada, quer casar no campo com ótimo custo benefício? Esta chácara é uma ótima opção. Nesse sentido, o local oferece área local para cerimônia ao ar livre com vista para lagoa e pergolado e tudo isso cercado de muita natureza.

Chácara Vivá
Conheça este espaço para casamento ao ar livre com lago. Clique aqui!

4. Decoração de casamento ao ar livre

Geralmente, a decoração para casamento ao ar livre segue estilos como o romântico, boho-chic, vintage, Garden ou tropical.  

Para a cerimônia, é muito comum os noivos apostarem em um belo arco floral ou em um pergolado decorado com flores e tecido. Há também aqueles casais que optam por colocar uma porta de madeira para manter o mistério da entrada da noiva.

Decoração de casamento ao ar livre
Simples e bonito. Foto: Freepik.

Agora, se a ideia é fazer um casamento ao ar livre simples e bonito, é bom priorizar a mesa do bolo/doces e os arranjos de mesa. Desta forma, as fotos ganharão um ar especial.

As luzinhas também podem dar toque especial à decoração de casamento no campo.

Mobiliário

De acordo com Iris, é importante que os noivos prevejam móveis e elementos decorativos próprios para área externa.

Conheça empresas que fazem decoração de casamento ao ar livre

Decoradora com ampla experiência

Antes de mais nada, esta empresa cuidará de seu evento com exclusividade e comprometimento. Nesse sentido, seu maior objetivo é o de encantar os casais e convidados com ambientes diferenciados que se integram sempre à natureza.

Decoração Laura Savitci
Clique aqui para conhecer o trabalho desta empresa de decoração.

Decoração em Sorocaba

Antes de mais nada, especialista em casamentos no campo, esta empresa cria ambientes incríveis para cerimônia e recepção.

Flora Decora
Clique aqui para solicitar um orçamento a esta empresa de decoração.

Decoração em Mogi das Cruzes

Primeiramente, este fornecedor se destaca pela decoração rústica encantadora. Nesse sentido, as decorações colocam em prática as memórias do casal, conciliando técnicas do passado e do presente, gerando um cenário perfeito.

naomi decoração de casamento ao ar livre
Clique aqui para solicitar um orçamento a esta empresa de decoração!

5. Vestido de noiva para casamento ao ar livre

Um casamento no campo pede modelos leves, fluídos e com um toque de romantismo. A dica de Iris é evitar usar vestidos com saia muito longa ou véu pesado.

Vestido de noiva para casamento ao ar livre
Leve e fluído, características do vestido de noiva para casamento ao ar livre. Foto: Freepik.

“Pode enroscar no caminho ou mesmo sujar, caso o local seja ou esteja úmido”, alerta.

Dicas para fazer um casamento ao ar livre barato

Se você pensa em fazer um casamento ao ar livre simples e barato, o ideal é explorar o período diurno, segundo Iris.

“Vale até servir um almoço, brunch ou chá da tarde”, sugere.

Gastronomia do casamento ao ar livre
Ponto alto, a gastronomia do casamento. Foto: Freepik.

Da mesma forma, um cenário naturalmente bonito também ajudará a ter um casamento ao ar livre simples e bonito.

“Acredito que ao contratar um local com uma bela estrutura, com gramados bem cuidados, paisagem de fundo bonita, já faz com que não precise de uma decoração muito luxuosa, pois a natureza e a paisagem do local já terá um fundo magnífico para as fotos”, comenta Suzane.

Igualmente, enxugar a lista de convidados também é uma ótima forma de reduzir custos.

banner painel Lejour
Sobre a Lejour

Sobretudo, a Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem organizar o casamento de forma prática, além de contratar fornecedores com segurança. Clique aqui para falar direto em nosso chat!

Leia também:

Mini wedding no campo: como organizar?

Decoração de casamento simples e linda: como fazer?

Casamento a céu aberto: os 10 melhores espaços em São Paulo

Decoração de casamento no campo | Saiba como escolher

Quanto meu casamento vai custar?

Escolha o ambiente

Quantos convidados?

Até quanto quer investir?