Casamento Civil | Tendências para 2022

A tendência de 2022 é realizar o casamento civil fora do cartório no mesmo formato de um casamento tradicional, porém mais intimista.

Primeiramente, a tendência para este ano é realizar o casamento civil fora do cartório, no mesmo formato de um casamento tradicional, porém mais intimista. Confira!

Antes de mais nada, adiar o tão sonhado e esperado Grande Dia, a festa de casamento por conta da pandemia e ter que lidar com tantas incertezas desse momento tão turbulento, que parece não ter fim, foi a alternativa que muitos casais encontraram.

Entretanto, há aqueles que optaram por realizar o casamento civil, em formato intimista, e deixar a festa de casamento para quando tudo estiver mais calmo e seguro.

banner calculadora de casamento Lejour

Perguntas frequentes sobre casamento civil

Como fazer a lista de convidados?

Primordialmente, quanto à lista de convidados, ela deve ser bem reduzida e priorizar, além dos pais dos noivos, os padrinhos. Portanto, os demais convidados devem ser pensados com muito carinho na hora de incluí-los na lista do casamento civil.

Qual o tempo de espera?

Sendo assim, depois de todos os documentos serem entregues ao cartório começa o processo de registro de duração. O que é isso? É um prazo de aproximadamente 15 dias, definido por lei, onde será feito um levantamento para confirmar que ambos (os noivos) não possuem nenhum vínculo conjugal que impossibilite a realização do casamento civil.

Documentos necessários para casamento civil. Quem pode casar?

Solteiros
Certidão de nascimento;
Comprovante de residência;
Duas testemunhas;
RG.
Divorciados que vão se casar novamente
 Certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio.
Viúvos
Apresentação da certidão de casamento e óbito do cônjuge.
Noivos de outras nacionalidades
Certidão consular ou certidão de nascimento original, carimbada pelas autoridades do consulado brasileiro.certidão de casamento civil

Quanto custa para casar no civil?

O valor do casamento civil varia de acordo com cada estado e município. Em São Paulo, no Cartório Jardim América (Pinheiros) o custo é de aproximadamente R$ 460,00. Além disso, o custo pode variar, pois cada município tem sua tabela de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviço).quanto custa casar no civil

Quais são os regimes de união brasileiros?

Pela legislação brasileira existem três tipos de regime de união, são eles:
Comunhão parcial de bens: Torna propriedade do casal tudo que for adquirido a partir da data de oficialização do casamento civil.
Comunhão universal de bens: Unifica todos os bens do casal adquiridos antes ou depois da oficialização do casamento civil. Ou seja, todos os bens passam a ser dos dois.
Separação total de bens: Qualquer bem adquirido, seja ele qual for, antes ou depois da oficialização do casamento civil é pertencente a cada cônjuge, esses bens nunca serão divididos.oficialmente casados

Casamento civil na pandemia

Ainda assim, a união civil não precisa ser somente aquela realizada em cartório, pode ser mais contemporânea, intimista e realizada ao ar livre, no campo, na praia ou até mesmo na casa do casal. Ideias não faltam!

Troca de alianças no casamento
A materialização de um sonho. Foto: Congerdesign por Pixabay

Casamento fora do cartório

A princípio, a proposta do casamento civil fora do cartório possibilita aos noivos uma gama de opções bacanas nesses tempos de pandemia.

casamento fora do cartório
Tão importante quanto a cerimônia é a oficialização da união. Foto: Ulrike Mai por Pixabay.

Nesse sentido, os casais têm preferido manter data do civil, porém a celebração acontece em um lugar mais aconchegante e que tenha a personalidade dos noivos.

Tendências casamento na pandemia

Separamos as principais tendências de para este ano, assim, os casais poderão definir o que melhor se encaixa com o perfil. Confira!

Casamento na praia

Antes de tudo, se imagine em um cenário de praia, local perfeito para celebrar o amor, com pé na areia, roupas leves, a brisa do mar.

Sendo assim, neste cenário paradisíaco em meio a natureza, o sol e a luz à favor do panorama, há uma excelente opção para realizar o casamento.

tendências de casamento civil
O mar e o amor. Foto: Lorena Villarreal por Pixabay.

Onde realizar o casamento na praia

Primeiramente escolha um espaço localizado em meio à natureza, de frente para o mar, com jardim pé na areia.

Sendo assim, essa Casa Pé na Areia em Barequeçaba é um ambiente super versátil que permite cerimônia ao ar livre, com gramado para a recepção dos convidados e uma graciosa casa construída em 1945.

Casamento civil na Pandemia
Casamento pé na areia. Clique aqui para saber mais detalhes sobre este espaço.

Casamento no campo

O campo possui inúmeros adjetivos e benefícios para a realização da celebração civil. Primeiro, por ser um lugar repleto de árvores, de natureza exuberante e ter luz natural, ou seja, o cenário perfeito para a realização do casamento.

Espaço ao ar livre
Casamento civil no campo. Clique aqui para saber onde fica se espaço.

Além disso, a celebração civil no campo intimista, realizada somente com as famílias dos noivos e os amigos mais próximos do casal, é uma ótima opção.

Onde realizar o casamento no campo

Igualmente, neste Espaço com bosque, que fica em Ibiúna, oferece três ambientes para seu casamento: a casa Rústica, o salão Principal e o Celeiro.

Sendo assim, o local é perfeito para cerimônias íntimas, piqueniques, coquetéis e festas pra ver o sol nascer. Trabalham, também, com hospedagem para convidados.

Casamento civil tendências
Casamento civil intimista em Ibiúna. Clique para saber mais!

Casamento civil igual ao tradicional

Igualmente importante é que em um casamento intimista, seja ele na praia, no campo ou em casa, pode-se contratar todos os serviços e profissionais para fazer deste dia um momento inesquecível.

casamento civil tradicional na pandemia
Casamento civil como o tradicional. Foto: Freepik.

Informações importantes

Dessa forma, vale ressaltar que o valor do casamento civil varia de cada cidade ou estado. Isso vale também para os documentos exigidos para o agendamento do casamento civil.

Por isso, é importante verificar todas essas informações pessoalmente no cartório da sua cidade.

banner checklist da noiva

Como pesquisar

Por fim, através do Portal da Transparência você consegue ter acesso a todos os cartórios do Brasil e também localizar o mais próximo de você acesse: https://transparencia.registrocivil.org.br/cartorios

Casamento agendado no cartório

Antes de mais nada, na data agendada pelo cartório, os noivos e as testemunhas (duas pessoas) devem comparecer ao cartório para a realização da união civil. Depois que o casal confirma estarem livres e de espontânea vontade em firmar o matrimônio, o juiz de paz oficializa o casamento civil.

Casamento civil no cartório
Livro de registro de casamento. Foto: briannad26 por Pixabay

Posteriormente, após o ato, o casal assina o livro de casamentos com todos os termos daquele processo e a certidão de casamento é entregue aos noivos.

Em suma, vale ressaltar que o juiz de paz também realiza o casamento civil fora do cartório.

Casamento civil gratuito

Antes de mais nada, destacamos que casamento civil gratuito é garantido por lei, no artigo 1.512 do Código Civil Brasileiro.

Nesse sentido, é possível sim realizar o casamento civil sem pagar nada. Entretanto, essa gratuidade só pode ser utilizada mediante a assinatura da Declaração de Hipossuficiência, ou popularmente falando, o Atestado de Pobreza.

Casamento civil tendências
Gratuidade de casamento para quem não pode pagar. Foto: Freepik.

Ou seja, casais que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas do cartório.

Sendo assim, para obter a Declaração de Hipossuficiência o casal deve comparecer a um CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e solicitar a declaração.

Os documentos necessários são:

  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda
  • CPF
  • RG

Dessa forma, com a declaração em mãos, basta ir ao cartório de residência do casal e apresentar toda a documentação para a efetivação do registro da união civil.

Como fazer o casamento civil com segurança

Por fim, Graziela Gallo Garcia, proprietária da Persona – Assessoria em Eventos, reforça a importância de o casamento civil ser realmente intimista, apenas para a família dos noivos e pessoas de convívio próximo.

Tendências de casamento civil
Casamento com segurança. Foto: Freepik

“O casamento civil na pandemia veio para preencher o vazio deixado pelo adiamento da data original do casamento”, comenta Graziela.

Dicas da especialista
  • Locais bem arejados com mobiliário confortável e descontraído colaboram para manter-se o distanciamento social sem que isso seja impositivo;
  • Serviço de buffet empratado que traz sofisticação e máxima segurança aos convidados;
  • Belas embalagens de álcool em gel 70% em pontos estratégicos e também distribuídos individualmente oferecem um cuidado a mais, sempre muito bem visto.
Casamento civil na pandemia
Casamento elegante e com personalidade. Foto: Thiago Farias.

Sob o mesmo ponto de vista, a assessora explica também que, casamentos civis intimistas, elegantes e cheios de detalhes, podem ter toques sofisticados e de alto custo que muitas vezes só são possíveis no caso de poucos convidados. Nesse sentido, quanto mais personalizado, mais interessante.

Casamento civil ao ar livre
Delicadeza e sofisticação em cada detalhe.

“Muitas vezes sugerimos ao casal a utilização de um conceito diferente do casamento religioso, que foi adiado, mas ainda acontecerá, com cores e itens de decoração que marquem a data do casamento civil como algo especial”, revela Graziela.

Sobre o Lejour

Por fim, o Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Sendo assim, nós podemos ajudar em sua jornada do casamento civil! Converse com o time de especialistas.

banner painel Lejour

Veja também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Cotas de lua de mel no site de casamento, como funcionam?

Lista de presente de casamento | Tudo que você precisa saber para criar a sua

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados