undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
1 / 14
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined

Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu

Tendência na pandemia, o casamento virtual tem ganhado transformado a forma de celebrar o amor. Veja dicas para te ajudar a realizar o seu!

Tendência na pandemia o casamento virtual tem ganhado muitos adeptos e transformado a forma de celebrar o amor em tempos de distanciamento social

casamento virtual
Foto: Jonathan Borba – Pexels

Primeiramente, desde o início da pandemia, muitos casais tiveram que se reinventar e se desdobrar para realizar o casamento.

Sendo assim, alguns optaram por adiar o casamento dos sonhos para quando tudo estiver nos eixos, outros mantiveram o projeto, porém em um formato diferente, como o casamento virtual.

casamento virtual durante a pandemia
O amor acima de qualquer obstáculo. Casal Lejour Luciana e Jean. Foto: Dande Porto

Em primeiro lugar, não dá para negar que a internet está incorporada às nossas vidas para sempre. Sendo uma ferramenta essencial no nosso dia a dia, agora ela é a bola da vez para a realização do casamento virtual. E com ela, outras ferramentas de Live Streaming têm feito a cabeça de muitos casais.

checklist de planejamento
Clique aqui para baixar nosso checklist!

Questões importantes do casamento virtual

Como funciona o casamento virtual?

Primeiramente, existem várias formas de realizar o casamento virtual. Os noivos podem ir ao cartório assinar os papéis e transmitir ao vivo. Ou realizar a céu aberto e também transmitir para os familiares. O importante e que caracteriza este tipo de casamento é a conexão digital.

O que é um casamento virtual?

Seja como for, é importante explicar que o casamento virtual vai acontecer em algum espaço já definido pelos noivos anteriormente, com data e hora marcada.

O que muda aqui é a dinâmica com os convidados, uma vez que os eventos estão suspensos por conta da pandemia, a solução para não passar em branco e contar com a participação das pessoas especiais de qualquer lugar do mundo é fazer o casamento virtual com transmissão ao vivo.

“Por ser muitas vezes planejado à distância, o casamento virtual requer bastante alinhamento entre os fornecedores e uma assessoria que acompanhe o processo completo e possa organizar o roteiro passo a passo do evento, como um casamento tradicional. Um dos pontos-chave é a escolha do cerimonialista, é ele quem vai dar o tom da cerimônia”, explica Renata Kakumoto.

Quanto custa realizar um casamento virtual?

Tudo vai depender da infraestrutura escolhida pelo casal, se haverá convidados ou não no espaço, enfim o tamanho do casamento virtual. Os valores são a partir de R$ 4.500 mil para eventos mais simples, porém com infraestrutura de alto padrão e podem chegar a R$ 20 mil um evento que comporta outros tipos de equipamentos, mais câmeras e até drones.
casamento virtual quanto custa

Tendências de casamento

Primordialmente, casamento virtual já é uma tendência ditada nesses tempos de pandemia e de muitas incertezas.

Nesse sentido, casamentos ao ar livre e com transmissão ao vivo por meio dessas plataformas vieram para ficar e têm sido uma experiência bastante positiva entre os casais.

Você sabe como convidar?

Contudo, para envolver os convidados, um convite virtual interativo que ensine as pessoas a entrarem na transmissão ou um RSVP por telefone ajuda e muito nessa tarefa. Em outras palavras, as orientações ficam mais claras e evitam atrasos.

O convite como presente. Foto: Freepik.

É bem simpático também enviar kit de docinhos, lembrancinhas, e/ou mini espumante para que todos possam interagir no dia. Destaca Renata Kakumoto, do Lejour.

Veja também opções de convites para casamento com fornecedores Lejour!

Mimos para os convidados

Do mesmo modo como acontece nos casamentos tradicionais, o casamento virtual segue os mesmos moldes: tem celebrante, decoração, traje do noivo, vestido da noiva, bolo e docinhos e um item que não pode faltar são as lembrancinhas.

lembrancinha de casamento a distância
Clique aqui e veja mais lembrancinhas personalizadas.

Nesse sentido, as lembrancinhas de casamento têm papel fundamental e podem ser enviadas aos convidados um dia antes ou depois da cerimônia. É uma forma elegante de agradecer a presença dos convidados no casamento virtual.

Veja a seleção de fornecedores de Lembrancinhas de Casamento que poderão te ajudar!

Casamento virtual Lejour

Assim também, o Lejour realizou no ano passado dois casamentos virtuais. Um no formato Home Wedding e outro um Elopement Wedding.

Veja também Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Home Wedding

casamento Marina e Daniel
O lar como palco da celebração do amor. Noivos Lejour Marina e Daniel.

Nesse ínterim, o primeiro casamento virtual realizado pelo Lejour foi o da Marina e Daniel, que com o adiamento do evento, o casal optou por realizar um Home Wedding para lá de especial e foi transmitido para 30 convidados.

Esse casamento contou com o trabalho da Mara Duarte Assessoria.

Veja também Mini Wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

Elopement Wedding

cerimônia virtual na pandemia
Casamento virtual ao ar livre. Noivos Lejour Luciana e Jean. Foto: Dande Porto

Posteriormente, o segundo casamento virtual realizado pelo Lejour foi da Luciana e do Jean, com uma cerimônia intimista ao ar livre no interior de São Paulo, que foi transmitida para mais de 160 convidados pelo canal do Lejour no Youtube.

Veja também Micro wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

A concretização
casamento ao ar livre jean e luciana
A realização de um sonho de um jeito diferente e especial. Luciana e Jean. Foto: Dande Porto

“O resultado foi incrível, a transmissão fica muito profissional, como se você estivesse ao lado dos noivos. Assistir uma cerimônia por transmissão é como estar na primeira fileira da cerimônia de um evento normal.

Os convidados gostaram muito das experiências e em poder enviar mensagens de felicitação e participar desse momento tão importante para o casal, mesmo que distante.

Sem dúvida é uma alternativa bem interessante para casamentos adiados e pode ser um formato que se manterá em alguns casos específicos como o Destination Wedding ou quando há convidados com dificuldade de locomoção, idosos e convidados que moram em outras localidades”, explica Renata.

home wedding marina e daniel
Casamento intimista no aconchego de casa e com a personalidade do casal. Noivos Lejour Marina e Daniel.
Casamento virtual profissional

Do mesmo modo, o fotógrafo e vídeo maker Caio Gimenes explica que as transmissões realizadas por ele e sua equipe são feitas pelo Youtube e pelo Instagram, inclusive simultaneamente.

foto e viedo para casamento virtual
Contratar um profissional é a garantia de um resultado melhor e com qualidade. Foto: Lucas Vieira – Pixabay.

Além disso, eles utilizam um sistema onde tudo que será passado durante a transmissão é enviado das câmeras para o computador para captura de imagens e edição simultânea ao vivo. Para o profissional, a experiência de realizar um casamento virtual foi incrível.

Por fim, para compor toda essa infraestrutura do casamento virtual a equipe utiliza três câmeras e conta com seis profissionais envolvidos. Quando é iniciada a transmissão ao vivo, a equipe do Caio começa pelo making off, que foi captado momentos antes da cerimônia, da transmissão. O trabalho é bem completo e segue todo um roteiro.

“Nossa proposta é levar para os convidados algo o mais próximo possível do presencial. É como se os convidados estivessem assistindo a cerimônia presencialmente.

Senti que mesmo as pessoas não estando lá no evento a emoção existe e é transmitida para elas que estão em casa. As pessoas se preparam para o evento, se vestem como se estivessem no local. A emoção me surpreendeu por todo esse envolvimento dos convidados”, explica Caio.

Clique aqui e confira os fornecedores Lejour de Foto e Vídeo.

Plataformas e tempo de transmissão

Nesse meio tempo, se o casal tiver aquele amigo super tecnológico, que domina bem as câmeras, vale fazer alguns testes com ele e economizar uma grana com esse tipo de fornecedor.

Sendo assim, a visão do casamento é um ponto essencial que essa pessoa deve se atentar para não perder nenhum momento da cerimônia.

plataforma online para casamento
Casamento virtual com emoção e sensação de estar presente. Casamento Marina e Daniel.

Em suma, através de plataformas de videoconferências como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Facebook Messenger e até pela chamada de vídeo do WhatsApp é possível transmitir o casamento virtual.

Porém, todas essas plataformas possuem um limite de usuários conectados, veja abaixo:

  • Zoom: até 100 pessoas na modalidade gratuita e o tempo de transmissão é de até 40 minutos.
  • Google Meet: até 250 pessoas, é preciso ter uma conta gratuita no Google para se logar.
  • Microsoft Teams: até 10 mil participantes e o tempo de transmissão é de até 4 horas.
  • Facebook Messenger: não tem um número limitado, desde que todos tenham conta no Facebook.
  • WhatsApp: até 4 pessoas.
O que não pode faltar no casamento virtual

Primeiramente, conexão de internet! Ela é o principal meio para que tudo aconteça. Posteriormente, vale lembrar que a escolha do local da cerimônia deve ser muito bem avaliada para a realização do casamento virtual. Pois, de nada adianta realizar um super evento, investir no Grande Dia se a internet não funcionar.

Por isso, antes de bater o martelo nessa decisão, atente-se ao local escolhido. Evite praia e montanha, são dois lugares que certamente a conexão de internet vai falhar.

Aparelhos essenciais

Computador, celular, tablet ou uma boa câmera. A GoPro é uma ótima opção com preço acessível. Não esqueça dos cabos, carregadores, tripé para apoiar as câmeras, microfone externo para captar melhor o som da transmissão e diminuir os ruídos indesejados do local, como o vento, por exemplo.

Infraestrutura completa para seu casamento ser eternizado. Foto Engin Akyurt – Pixabay.

Por fim, o telão para exibição do casamento virtual dos convidados on-line para quem está presente na cerimônia. Esse item é essencial e traz para os noivos a sensação de aconchego e proximidade, mesmo que distantes.

4 dicas para organizar o casamento virtual

plataformas de casamento virtual
Criar um grupo no WhatsApp é essencial organizar e se comunicar com os convidados. Foto: Freepik
  1. Crie um grupo no WhatsApp para os convidados do casamento virtual. Se preferir, faça um grupo para cada tipo de convidado, por exemplo, um grupo só de amigos, grupo da família e outro de convidados diversos;
  2. Faça uma programação do evento com horários e todas as informações necessárias;
  3. No convite de casamento virtual, que neste caso é on-line, não esqueça de colocar o link do streaming de transmissão;
  4. Inicie a transmissão com 20 minutos de antecedência do horário marcado da cerimônia para dar tempo de todos os convidados entrarem na sala.
Importante

Por fim, realizar um casamento virtual não é simplesmente ligar a câmera e sair transmitindo e gravando o evento em si. Pesquise bastante a respeito, tire todas as dúvidas com sua assessoria e com o fornecedor escolhido. Afinal, o momento é único e merece ser guardado para sempre não somente no coração e na memória, mas também em vídeo.

Sobre o Lejour

Por fim, o Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Nós podemos ajudar em sua jornada do casamento virtual! Converse com o time de especialistas.

Quanto meu casamento vai custar?

Escolha o ambiente

Quantos convidados?

Até quanto quer investir?