ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
casamento

Cerimônia de Casamento na Praia

O casamento na praia é tudo que uma parcela enorme dos casais apaixonados planeja para o dia de sua união.

Um casamento na praia é tudo que uma parcela enorme dos casais apaixonados planeja para o dia de sua união.

Casamento na praia em Ubatuba
Celebração de casamento na praia.

A conexão com o céu, o mar, a areia e a natureza ao redor fazem com que o casal se sinta abraçado pela mãe Terra e comece a vida a dois com uma paisagem inesquecível diante dos olhos.

Beijar a pessoa amada enquanto sente a brisa marinha pode fazer com que aquele segundo fique tatuado para sempre na memória e nos corações de qualquer casal e a história do casamento começa, certamente, com o pé direito.

Entrada da noiva, casamento na praia
Entrada da noiva, momento emocionante.

Tipos de casamento na praia

Há diversos tipos de casamentos na praia, dos mais elaborados ao mais simples, com muitos convidados e também com poucos amigos íntimos.

Além disso, é possível fazer um casamento na praia de dia ou de noite, em estações de calor e também em épocas mais frias.

Há quem prefira cuidar de todos os detalhes e também há quem contrate empresas especializadas em tornar esses sonhos realidade.

A organização da festa depende de vários passos bem sucedidos a fim de que tudo saia como o planejado e a festa seja lembrada por toda a vida como um dia inesquecível.

Escolha da Praia

O Brasil é um país abençoado por Deus e bonito por natureza. A canção está correta e o que não faltam são praias lindas para celebrar a união de um casal.

Em São Paulo, uma das praias mais escolhidas fica em Ubatuba, litoral norte e o celebrante Daniel Santos já realizou lindas cerimônias à beira-mar na região.

Para escolher a praia ideal para o casamento é necessário pesquisar ou conhecer pessoas que sejam da área e possam dar informações sobre o fluxo de pessoas no ambiente.

O ideal é que a praia seja tranquila e que o casamento seja em uma época do ano não muito badalada, a fim de evitar que a festa seja atrapalhada por pessoas praticando esportes ou ouvindo música por perto.

Após realizar a escolha da praia, o próximo passo é verificar com a Prefeitura da cidade quais são os critérios para que seja autorizado o evento no local escolhido.

Casal celebra casamento na praia
A escolha do local é fundamental!

Previsão do tempo para casamento na praia

Mais importante que a escolha da praia é ter a maior porcentagem possível de certeza de que não irá chover no dia do casamento.

Antes de marcar a data e realizar qualquer tipo de contrato ou convite, tenha certeza de que estudou bem os índices pluviométricos de cada época do ano. Você pode encontrar essas estatísticas em sites de previsão do tempo, como o site do INPE.

Os melhores meses para a celebração de casamento na praia são abril, maio, setembro e outubro, mas isso não impede que outras datas sejam utilizadas, desde que seja realizada uma programação em relação ao clima e que haja um plano B caso a chuva resolva surpreender.

Horário do casamento na praia

O horário mais escolhido para um casamento na praia é o fim da tarde.

Casamentos na parte da manhã podem forçar que todos acordem muito cedo para se arrumar e para se deslocar até o local da cerimônia. Além disso, conforme o meio-dia se aproxima, é natural que o calor aumente e que haja pouca sombra, o que pode tornar a temperatura desconfortável para grande parte das pessoas, principalmente para convidados idosos, gestantes e pessoas com crianças.

O fim da tarde proporciona um clima mais ameno, menos pessoas na praia e no mar e ainda pode contemplar a todos com um lindo pôr do sol.

Segundo Hellen Nogueira, assessora de casamentos em Ubatuba, o casamento durante o nascer do sol está ganhando adeptos. Isso porque naquela região o sol nasce no mar, então as fotos ficam incríveis, parecem até cenas de filme.

Casamento na praia durante nascer do sol
Casamento na praia durante nascer do sol.

Hospedagem

Quando o assunto é casamento na praia há dois cenários:

  • Praias muito acessíveis estão quase sempre muito movimentadas;
  • Praias “desertas” ou menos frequentadas costumam ficar em locais distantes da cidade.

Considerando isso, é natural que os convidados se hospedem em algum local um dia antes do casamento ou que fiquem no local até o dia seguinte.

Para evitar que os convidados tenham dificuldades para estar presente no casamento, o ideal é que os noivos negociem a hospedagem com antecedência e deixem família e amigos informados sobre as opções de hospedagem disponíveis.

Assessora de casamento

É possível organizar um casamento na praia sem a ajuda de uma assessora de casamento, mas não é nada fácil.

Organizar a estrutura física, a lista de convidados, os alimentos e bebidas que serão servidos, a segurança, a burocracia, a contratação de maquiador, fotógrafo, garçons, hospedagem e outros pormenores podem fazer com que a organização seja bastante estressante, principalmente para quem nunca organizou um evento.

Contar com uma boa assessoria garante que os noivos tenham menos preocupações e trabalho para organizar o casamento e possam curtir muito mais a experiência.

Celebrante

O celebrante é a pessoa que realizará a condução dos ritos do casamento, seja ele religioso ou não.

Saudar os convidados e os noivos, apresentar a história de ambos, fazer um discurso de matrimônio e, se for do desejo de ambos, realizar a leitura ou a citação de algum texto sagrado ou que tenha importância para o casal, além de conduzir os votos e o encerramento da cerimônia são algumas das responsabilidades do celebrante.

A escolha do celebrante pode ser feita com base na fé e religião dos noivos, que podem optar por um padre, pastor, presbítero ou líder religioso ou ainda, por um celebrante profissional como Daniel Santos, sociólogo, poliglota e habilitado para a realização de casamentos civis e religiosos.

A vantagem da escolha por um celebrante profissional é poder realizar o casamento onde e quando quiser, em quantos idiomas for necessário (caso haja convidados estrangeiros), poder unir o casamento civil com o religioso em um único ato e ainda ter a possibilidade de escolher o perfil do rito que será seguido (se será mais tradicional e clássico, mais divertido ou inspirado em algum filme ou música, por exemplo).

Orçamento

Existem casamentos na praia para todos os bolsos e gostos e planejamento é essencial para conseguir realizar a cerimônia do jeito que sempre se desejou.

Atualmente, os “Mini Weddings” são uma tendência consolidada. Casamentos organizados para um número pequeno de convidados, com familiares e membros bastante próximos à família são uma escolha feita por quem quer economizar e investir apenas no que realmente for importante para o casal.

É possível realizar a celebração com uma recepção simples antes do casamento e não realizar festa depois do SIM, ou fazer o inverso e não realizar a recepção inicial, optando por realizar uma comemoração modesta após o enlace.

Para quem não dispõe de um orçamento muito grande e não faz questão de ter um casamento com a decoração totalmente exclusiva, é possível contar com pacotes fechados que oferecem alguns benefícios e serviços inclusos.

A decoração para casamento na praia costuma ser muito mais simples e até mais econômica do que as decorações feitas em salões, buffets ou igrejas, além disso, como o espaço é público, o casamento na praia ainda acaba gerando a economia do investimento que seria feito em um aluguel de espaço.

Considerações Finais

Tudo em um casamento é muito especial e é justamente por isso que cada detalhe merece ser pensado com carinho e com bastante tempo de antecedência.

A principal dica para quem está vivenciando esse momento de preparação é tentar manter a tranquilidade e fazer tudo com bastante calma e tempo disponível.

Organizar um evento que conta com um rito de passagem, em que a vida se desenha de uma forma completamente nova, pode causar bastante ansiedade, o que não pode e não deve prejudicar as lembranças que começam a ser construídas desde o dia que o casal tomou a decisão de celebrar o casamento.

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!