Como recuperar o cabelo após o verão

Saiba como recuperar a saúde do cabelo após o verão e siga rumo altar com fios perfeitos

Saiba como recuperar a saúde do cabelo após o verão e siga rumo altar com fios perfeitos

Sol, mar, piscina, alimentação errada… Tudo isso detona o cabelo. Passada a temporada de calor intenso, é hora de socorrer os fios castigados para garantir cabelos saudáveis e um penteado deslumbrante no altar.

Durante o verão, as pontas ressecam, os fios quebram, a cor desbota e o brilho vai embora. E para quem tem algum tipo de química no cabelo, o estrago pode ser ainda mais grave.

Mas existe solução para trazer de volta a saúde dos fios.  Combinando hidratações regulares com produtos que ajudam a selar as cutículas, dá para devolver a maciez e o brilho para as madeixas.

Veja como reverter os principais danos:

Ressecou? Perdeu o brilho?

O sal e o iodo da água do mar e o cloro da piscina não perdoam: ressecam progressivamente os fios. O hábito de lavar a cabeça com maior frequência nos meses de calor contribui para deixá-los ainda mais ásperos, opacos e rebeldes, e o problema se agrava com o uso frequente de secador ou chapinha.

Nesse caso, os shampoos e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera e ceramidas), e substâncias que reconstituem os fios, como queratina, aminoácidos ou proteína (do leite, do trigo).

Uma vez por semana, substitua o condicionador por uma máscara hidratante ou reconstrutora.

Desbotou

Sol, sal e cloro causam oxidação dos pigmentos. No caso dos fios loiros, a água da piscina pode deixá-los esverdeados – culpa das microalgas, que se depositam na fibra capilar. Uma boa medida é fazer uma limpeza profunda para remover resíduos e usar produtos para proteger, até reavivar a cor.

Fios quebradiços

Hábitos como desembaraçar o cabelo ressecado com força, secar com velocidade muito forte ou expor os fios a vento intenso levam ao rompimento da fibra. A solução é caprichar nos tratamentos que tragam estrutura para os fios. Escolha fórmulas com ativos reconstrutores, como proteínas e aminoácidos, e substâncias emolientes.

No salão

Marque uma hidratação profunda com o cabeleireiro, com produtos só vendidos em salão, pois eles têm maior quantidade de princípios ativos. Dependendo das condições do cabelo, pode-se usar também vapor para intensificar a penetração dos ativos.

Apelar para a cauterização também dá resultado. O método usa o calor da chapinha de cerâmica para aumentar a penetração de ativos como queratina e proteína, aplicados nos fios.

Foto: Pexels

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários