Categorias
Search
Close this search box.
festas de casamentos simples

Festas de Casamentos Simples: veja 3 vantagens

Está pensando nas vantagens das festas de casamentos simples? Preparamos um artigo exclusivo pra você refletir sobre isso.

Está pensando nas vantagens das festas de casamentos simples? Preparamos um artigo exclusivo pra você refletir sobre isso.

Quando se pensa em casamento, logo vêm à mente a imagem de uma suntuosa igreja, um grande vestido de noiva, muitas flores. Além de uma recepção com banquete e muita música.

Mas, a verdade, é que muitos casais desejam seguir o estilo das festas de casamentos simples. Muitos desejam um casamento com menos pompa e uma atmosfera muito mais intimista e pessoal para os convidados.

Além disso, para casais com menor orçamento disponível, as festas mais simples são uma excelente forma de celebrar seus laços. Nestes casos, uma das opções disponíveis é o mini wedding.

Este é um mini casamento que permite celebrar a união com mais proximidade aos convidados, em um estilo mais enxuto e com menos custos também.

Mas ainda existem outras formas de fazer festas de casamentos simples que encantam e ficam para a memória! E é sobre isso que vou falar hoje.

Continue comigo nesta leitura para saber mais sobre como fazer uma cerimônia e recepção simples, mas totalmente deslumbrantes.

Por que optar pelo estilo das festas de casamentos simples?

Existem inúmeras vantagens em ter um casamento mais modesto. Embora para muitos noivos esta opção seja inevitável por questões financeiras, não há motivo para se chatear.

Os casamentos simples podem ser tão ou mais lindos que as cerimônias e festas cheias de pompa e opulência.

Em primeiro lugar, justamente por terem uma estrutura reduzida. É verdade que é muito satisfatório poder convidar até mesmo a família mais distante e os amigos com quem não se tem muito contato.

E, assim, fazer uma grande festa em celebração ao seu amor, incluindo todos que você quer bem. No entanto, este modelo também agrega uma certa impessoalidade à ocasião.

Nas festas de casamentos mais simples, a lista de convidados tende a ficar mais restrita. Assim, o casal tem a oportunidade de reunir apenas os amigos e familiares mais próximos.

Consiste em reunir aqueles que realmente fazem parte da sua vida e importam em sua história. Isso cria um ambiente muito mais íntimo e significativo para a cerimônia e a recepção.

As festas de casamentos simples também são uma excelente saída em tempos de Coronavírus.

Com uma lista de convidados menor, é mais fácil se ater às normas impostas pelo governo local, sem abrir mão deste importante rito de passagem.

Outra grande vantagem é a facilidade nos preparativos. Quanto mais enxuto o casamento, menos os noivos precisam se preocupar com os detalhes e com a contratação de fornecedores. Dessa forma, pode ser um processo muito menos estressante.

Ou seja, neste tipo de festa de casamento, o casal tem mais tranquilidade no período que antecede a cerimônia. E, portanto, consegue fazer de toda a experiência uma ocasião muito mais agradável.

A ansiedade é reduzida e apenas bons momentos ficam associados a este importante marco em sua história.

Outra vantagem é a economia, mesmo para casais que não têm um orçamento limitado. Gastar menos fazendo um casamento menor abre espaço para investir em outras áreas importantes.

As “outras áreas” podem ser uma viagem de lua de mel com a qual os dois sempre sonharam, um bom imóvel, mobília ou veículo! Também existem outras aquisições e investimentos que podem ser importantes para a vida a dois.

festas de casamentos simples com muita alegria
Festas de Casamentos Simples, mas com muita emoção e alegria

Como fazer uma festa de casamento simples e encantadora

Valorize o casamento com uma boa locação

O primeiro passo dos noivos que optam por festas de casamentos simples é decidir o local do evento. Isso porque uma das melhores formas de ter uma celebração mais enxuta é realizar a cerimônia e a recepção no mesmo lugar.

Além disso, o local é muito importante pois ele cria uma atmosfera para o casamento. Por isso, ainda que tudo seja feito em menor escala, com uma locação bem selecionada é possível que a experiência seja simplesmente maravilhosa e emocionante.

Uma boa opção é selecionar lugares abertos. Esta alternativa também é interessante em função das restrições sanitárias impostas por causa da pandemia.

As praias, por exemplo, oferecem um brilho especial para pequenos e charmosos casamentos. Elas criam uma experiência romântica e bonita. Além disso, reduzem a necessidade de investimento em decoração, visto que o mar, o céu e a natureza já enchem os olhos e os sentidos.

O som das ondas ao fundo agrega delicadeza e tranquilidade ao momento.

Capriche na cerimônia

A cerimônia que celebra e formaliza os laços do casal é, sem dúvidas, o momento mais emocionante. E para ter muito sentimento e significado, não é preciso um casamento grandioso.

Selecionar um celebrante experiente e contar com um cerimonial que saiba organizar cada detalhe com riqueza de emoções, deve ser o objetivo principal.

Outra prioridade é na seleção de cartas, textos e na composição de votos repletos de sentimento e amor.

Decore com simplicidade, mas beleza

Como já falei, escolhendo um local bonito, você não vai precisar de muitas decorações extras.

Opções leves e delicadas como flores, tecidos e pérgolas ajudam a formar um ambiente romântico. Além disso, são muito mais fáceis de montar e organizar, evitando imprevistos.

Esse artigo foi escrito por Daniel Santos, celebrante e colaborador de conteúdo da Lejour.

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.