ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
Hi9

Gastos do casamento: Quanto investir em cada item/categoria

Dicas de como economizar ou investir em cada item sem extrapolar o orçamento

Planejar o casamento é a primeira tarefa dos noivos. O casal deve pensar em cada detalhe da cerimônia, além de prever os gastos para que todos os desejos caibam no bolso.
O ideal é começar a organização financeira assim que o noivado acontecer. Quanto antes pensar nos detalhes do grande dia, maior a economia e o sucesso da festa. “É preciso ter uma base inicial de número de convidados e estilo de casamento desejado – praia, campo, festa em casa, viajar para casar. Existem vários estilos, e cada um impacta em uma logística e fornecedores diferentes. Este estudo inicial é necessário para elaborar uma planilha como ponto de partida”, explica Iris Moura, da Hi9 Eventos.
Separar uma quantia todo mês pode ser um bom começo. Outra opção é pagar alguns serviços, como buffet e espaço, em suaves prestações até o grande dia. “Uma sugestão para baratear os custos é pensar o que pode ser feito artesanalmente. Por exemplo, lencinhos para a cerimônia, kit banheiro, comprar destilados no Freeshop. E buscar fornecedores locais para economizar nos fretes. Diminuir o número de convidados ajuda muito”, conta a profissional.
A seguir, Iris dá dicas de como economizar ou investir em cada item sem extrapolar o orçamento:

Decoração

Varia muito de acordo com o espaço e estrutura disponível. A expectativa do casal e logística devem ser levadas em consideração também. Por exemplo, quando o espaço não tem mobiliário, este custo costuma ser mais representativo no orçamento final.

Buffet

Está aí o serviço que mais representa um impacto direto. Esta é a linha de frente do evento e uma equipe bem preparada garante a logística perfeita. O número de horas e estilo de cardápio servido também impactam diretamente neste custo. Alguns incluem cerveja e sousplats, outros cobram à parte. Todas as variáveis devem ser levadas em consideração.

Espaço/Igreja

No início do planejamento, este é um dos pontos mais desafiadores para o casal, já que os itens podem variar. Por exemplo, há espaços em que todos os fornecedores devem ser contratados individualmente. Outros incluem mobiliário, segurança, limpeza, gerador, ECAD e até iluminação cênica. Um ponto muito importante a ser considerado é a necessidade de cobertura adicional para evitar surpresas com a previsão do tempo. Este é um investimento alto e recorrente, principalmente em espaços ao ar livre.

Bebidas

Aqui é um ponto polêmico. É preciso avaliar se haverá contratação de bar de drinques. Caso tenha gin e vodka, o bar fica mais representativo no orçamento. Whisky também pode variar. Espumante está presente em 90% dos casamentos noturnos.

Iluminação e cenografia

Varia em relação ao horário e estilo do casamento. Letras em neon e cordão de luzinhas estão sendo muito utilizados como complemento.

Fotografia

Inclui álbum ou serão somente as fotos digitais? Muitos casais optam por fechar apenas as fotos e contratar a impressão do álbum após o casamento, o que pode ser uma estratégia para eliminar este custo.

Música (DJ ou banda)

Casamentos com música ao vivo na cerimônia e mais de uma banda na festa costumam aumentar demais o custo. O percentual reduz em festas apenas com DJ. Ou seja, o gasto depende da prioridade do casal.

Dia da Noiva

Um item bastante pessoal e variável. O valor aumenta quando as noivas se empolgam e pagam para todas as madrinhas. Mas muitas preferem deixar este item e o vestido à parte do orçamento da festa.

Assessoria

Contratando a assessoria completa o casal poderá contar com auxílio profissional no direcionamento e negociação dos custos gerais. É um fornecedor chave para auxiliar na composição e distribuição do valor da festa. Fora que essa pessoa estará lá no dia para garantir que tudo saia dentro dos conformes.
 
Sugestão de divisão do orçamento em cada item do casamento:

Locação Espaço 16%
Decoração 16%
Assessoria 4%
Luz Decorativa 4%
Banda/DJ 13%
Vestido de noiva 6%
Buffet 30%
Bebida 11%

 
Texto: Andrea Giusti
 
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.