Categorias
Search
Close this search box.
miniwedding

Mini wedding: 6 dicas para organizar um casamento pequeno e charmoso

O mini wedding virou tendência da temporada! Cada vez mais, as noivas dão lugar a esse estilo de casamento intimista.

Primeiramente, o mini wedding virou a tendência da temporada. Cada vez mais, as noivas deixam de lado cerimônias luxuosas e dão lugar a uma festa para poucos convidados, no máximo 100 pessoas. O sucesso vem da influência do estilo na Europa e da possibilidade de economizar um dinheirinho na hora de realizar o sonho.

Noivos em mini wedding
Mini wedding, a tendência do momento.

O investimento por convidado acaba sendo o mesmo, mas com a lista reduzida o gasto fica menor. A questão financeira torna o evento mais aconchegante e ainda mantém a qualidade, o clima fica ainda mais animado porque quase todos se conhecem. Não tem mais como convidar alguém apenas para agradar ou para atender a um pedido dos pais.

Sendo assim, salões pequenos, praias, jardins e fazendas são os cenários mais procurados e também tem quem faça em restaurantes, em casa e até no salão de festas do condomínio. Os noivos costumam acompanhar cada detalhe para deixar a festa bem característica.

banner checklist do casamento 2

Principais dúvidas sobre mini wedding

Qual o significado de mini wedding?

A princípio, o mini wedding é um estilo de casamento intimista, aconchegante, para até 100 pessoas.
Sendo assim o casamento mini wedding pode ser realizado no campo, na praia, na cidade, e permite uma personalização maior dos noivos.
Nesse sentido, a tendência de fazer festas com menos convidados, em espaços menores e mais intimistas que veio dos Estados Unidos, virou febre no Brasil.

Quanto se gasta em um mini wedding?

Primeiramente gostaríamos de esclarecer que engana-se quem pensa que um Mini Wedding é feito para economizar no casamento.
A proposta é justamente trazer personalização, e por vezes, gasta-se até mais budget do que uma festa maior.
Sendo assim, a Lejour desenvolveu uma ferramenta de cálculos para cada fornecedor, a calculadora de casamento, que pode te ajudar nestes trâmites iniciais.

O que é preciso para organizar um Mini Wedding?

Antes de mais nada, o segredo se encontra em ter foco e pensar na lista de desejos dos noivos para que possam organizar as ideias e estilo.
Em seguida é necessário realizar o planejamento financeiro, que pode ser feito em uma planilha, com a calculadora Lejour ou com a ajuda de uma assessora de casamento.
Posteriormente é importante começar o checklist da noiva, que a Lejour já preparou com um passo a passo minucioso e importante de cada etapa, como lista de convidados, escolha do espaço, decoração, entre outros.

Veja 6 dicas para organizar seu mini wedding

Sendo assim, separamos as melhores dicas para te inspirar e ajudar a organizar o mini wedding perfeito. Confira!

1. Organize com antecedência o mini wedding

Para evitar correria e desorganização, o tempo para preparação da cerimônia pode ser o mesmo que uma festa grande, pelo menos um ano. Procure um local de sua preferência e fornecedores que possam te atender na data escolhida.

Mini wedding no campo

2. Lista de convidados

Primeiramente, nada de convidar alguém para agradar: chame quem realmente for próximo do casal. Chegar em 100 convidados pode não ser uma tarefa fácil para quem tem muitos amigos, família grande e até pessoas queridas do trabalho.

Lista de convidados para mini wedding

3. Decoração personalizada de mini wedding

Antes de mais nada, aposte em trabalhos manuais para a decoração, como plaquinhas, tags, lousas, bilhetes, murais de fotos e até arranjos de mesa.

decoração mini wedding

Sendo assim, são muitas ideias simples que deixam a festa aconchegante e com detalhes únicos, então aproveite para contar a história do casal, quem está ali merece saber que faz parte desta união. As madrinhas podem ajudar nessa tarefa e a brincadeira pode contribuir com o seu orçamento.

4. Ambiente intimista para mini wedding

Após definir o tipo de casamento – na praia, fazenda, em casa, restaurante – faça um checklist nos ambientes de acordo com as suas necessidades. Principalmente locação de móveis, decoração e espaço. Já pensou uma festa linda, mas com espaços vazios nas fotos?

banner descubra lista de presentes

5. Aposte nos detalhes

Além da decoração feita à mão, invista nas lembrancinhas, doces finos, flores, velas e na mesa do bolo. O evento é pequeno, mas deve ser feito com qualidade para as pessoas que você escolheu.

6. Escolha do cardápio

Primeiramente, os mini weddings costumam ser práticos e sem grandes formalidades. Os jantares ficam de lado e as opções leves deixam os convidados com a sensação de ambiente familiar. O ideal é decidir o cardápio de acordo com o horário da festa. Mas, se houver dúvida, aposte nos finger foods ou em uma mesa de antepastos.

comida mini wedding

Texto: Andrea Giusti

Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

banner RSVP online

Veja também:

Organização do casamento | O que fazer primeiro

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Convite de casamento virtual: tudo o que você precisa saber

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!