Site de casamento: pra que serve?

Descubra como o site de casamento pode ser uma ferramenta útil na hora de planejar o grande dia, e, ainda, um facilitador para os convidados!

Quer facilitar a vida dos seus convidados? O site de casamento pode ser uma ferramenta muito útil na hora de planejar o grande dia, uma vez que ele pode reunir todas as informações úteis.

Site de casamento, para que serve
Criar o site juntos é um passo importante do casamento. Foto: Freepik.

Principais dúvidas sobre site de casamento

Pra que serve um site de casamento?

Antes de mais nada, o site dos noivos tem como função agregar todas as informações do casamento, que vão desde a data, horário e local do evento até dados sobre salões de beleza e indicações de hospedagem. De maneira idêntica, o site também pode conter ferramentas úteis como RSVP e lista de presentes de casamento.

O que é um site de casamento?

Acima de tudo, um site de casamento é uma ferramenta utilizada por noivos para reunir informações úteis sobre o casamento. Lá os casais colocam dados gerais sobre a cerimônia e a recepção, tais como horário, local e data. Além disso, o site também pode trazer diversos tipos de informações úteis para os convidados: dicas de hospedagem, mapa de localização, dicas de salões de beleza, opções de transporte para o local, entre outros. Por fim, o site dos noivos também deve agregar a lista de presentes e o serviço de RSVP.

Qual é o melhor site de casamento?

Primordialmente, um bom site de casamento deve ser intuitivo e ter templates fáceis e rápidos de montar, para que os noivos não percam tempo. Simultaneamente, antes de contratar um site de casamento, os noivos devem observar o tempo de saque do dinheiro – algumas plataformas demoram mais tempo do que outras para disponibilizar os valores. Por último, os noivos devem observar qual a taxa a ser cobrada e se ela será debitada do casal ou dos convidados (muitas plataformas permitem a escolha de uma das opções).

Quando fazer um site de casamento?

A partir do momento em que os noivos já têm uma data marcada e o espaço do casamento reservado, eles já podem começar a montar o site de casamento.

banner calculadora de casamento Lejour

Por que fazer um site de casamento: 4 razões para você contratar

Você está pensando em fazer um site de casamento? Veja todas as vantagens que esta ferramenta traz para a organização do grande dia:

Noivos pesquisando sites para lista de casamento
Site dos noivos eúne as informações mais úteis para os convidados. Foto: Freepik.

1.      Todas as informações reunidas de forma fácil para seus convidados

Em primeiro lugar, de acordo com Vinicius Hilsdorf, fundador da plataforma Lejour, o site serve para agrupar todas as informações do casamento.

“Ele reúne dados referentes à cerimônia e à festa, dicas de trajes para os convidados, detalhes de hospedagem se for um casamento no campo ou na praia, além da parte de confirmação de presença e a integração com a lista de presentes”, explica.

Para a assessora de casamento Hellen Nogueira, informações assim facilitam a vida do casal ao passar para todos os convidados algo que eles já esclareçam todas as dúvidas.

2.      Confirmação de presença

Sob o mesmo ponto de vista, outra grande vantagem do site é a confirmação de presença.

“No convite, você sempre coloca o site como fonte de informações e RSVP. Os sites geralmente têm um serviço de confirmação de presença que é compartilhado com a assessora de casamento”, aponta Hilsdorf.

3.      Integração com lista de presentes

Primordialmente, uma das principais funções do site de casamento é a integração com a lista de presentes.

“Como algumas pessoas sentem que é um pouco indelicado colocar no convite a indicação de lista de presentes, o site facilita bastante neste sentido. Basta que os noivos coloquem a indicação do site junto ao convite e os convidados acessarão para ver as informações e verão a lista”, sugere Hilsdorf.

Do mesmo modo, o site de casamento também pode ser utilizado para informar os convidados caso os noivos tenham uma lista de presente em lojas físicas.

“Eles acabam utilizando o site para agregar todas essas informações, passando o endereço ou site da loja”, lembra Hilsdorf.

4.      Compartilhar a história do casal

Por fim, de acordo com Hilsdorf, alguns casais gostam de usar o site para compartilhar sua história, postando vídeos, fotos e textos.

banner checklist da noiva

Como escolher o melhor site de casamento?

Cada casal toma a decisão da escolha do site de acordo com certos parâmetros. Tem casal que escolhe de acordo com o template do site, tem alguns que selecionam o site que o amigo já fez ou que a assessora indicou, ou tem aqueles que buscam o site que tenha menor tempo de resgate e a menor taxa.

casal criando site de casamento
Casais devem verificar quais as taxas do site e tempo de resgate do dinheiro. Foto: Freepik.

De antemão, Hilsdorf explica algumas características que os noivos devem procurar para escolher o melhor site de casamento.

Primeiramente, as ferramentas mais importantes que um site de casamento deve ter são a confirmação de presença e lista de presentes integradas.

Da mesma forma, o site de casamento precisa permitir aos noivos incluir qualquer tipo de informação: informações gerais sobre o casamento, dress code, opções de hospedagem, indicações de salão de beleza, fotos, vídeos, entre outros.

Do mesmo modo, os noivos devem avaliar qual é o tempo para realizar o saque do dinheiro.

“Em geral, os convidados dão os presentes faltando duas semanas ou na semana do casamento. Se o saque demora 15 dias, como é o caso da maioria dos players do mercado, o casal só vai ter esse dinheiro após a lua de mel. Agora, se eles conseguem sacar em três dias, por exemplo, eles conseguem levar o dinheiro para a viagem ou para comprar moeda estrangeira”, explica.

Taxas e facilidades

Avalie taxas cobradas pelo site.

“Há a opção de cobrar as taxas dos convidados ou dos noivos. Isso fica a critério de cada casal. O ideal é que eles chequem isto”, indica Hilsdorf.

Juntamente com isso, os noivos precisam verificar se o site é intuitivo e fácil de ser criado.

“Tem muitos sites de casamento que é como montar um site mesmo, em wordpress. Então é bem complexo. O casal que é prático provavelmente vai se irritar nesse processo”, aponta.

Finalmente, uma das tendências neste setor é carteira digital.

“Os noivos podem usar o dinheiro da forma que quiserem dentro desta carteira, que poderá de ter parcerias com sites de delivery ou até mesmo em lojas associadas (não necessariamente ligadas a presentes de casamento”, destaca.

Quando fazer um site de casamento?

O site de casamento deve ser feito antes da confecção dos convites, segundo Hellen.

“Ele precisa ser feito pelo menos 8 meses antes do casamento. Assim, quando os noivos confeccionarem os convites oficias já podem incluir o endereço do site na arte”, sugere.

noivos fazendo site de casamento e lista de presentes
Casais podem fazer o site assim que tiverem a data marcada. Foto: Freepik.

Hilsdorf também lembra que logo ao contratar o espaço e ter uma data definida, os noivos já podem começar a fazer o site – desta forma, eles podem atuar com mais calma.

“O ideal é que eles já tenham o site pronto antes de convidar os padrinhos, por exemplo”, define.

Como informar aos convidados sobre o site de casamento?

De acordo com Hellen, a melhor forma de comunicar os convidados sobre o site de casamento é enviando o endereço no convite impresso, ou através de uma arte online via WhatsApp já com o link de acesso.

Sobre a Lejour

Primordialmente, quer praticidade na organização do seu casamento? Então, a plataforma Lejour é perfeita para você. Sobretudo, aqui é possível calcular todo o orçamento do seu casamento, além de contratar fornecedores com segurança.  Clique aqui para falar direto em nosso chat!

banner painel Lejour

Veja também:

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Site de casamento | Saiba porque criar o seu

Lista de presentes online | Saiba porque criar a sua

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados