O pagamento da taxa de ECAD no casamento

Vem saber mais sobre esse assunto que gera tantas dúvidas

Você ficou noiva, o anel está no dedo e o pedido foi anunciado. Agora é hora de correr atrás e começar a organizar o grande dia.

Um dos primeiros pontos de decisão do casamento é decidir em qual espaço ele vai acontecer e, muitos noivos não sabem que, junto à locação do espaço, existem alguns serviços extras essenciais e obrigatórios para que a festa aconteça sem nenhum imprevisto.

Quando o espaço disponibiliza o orçamento com os valores da locação, nem sempre ele inclui o valor total dos gastos que o casal terá. Isso porque, além da diária do espaço, existem outros itens que devem ser contratados obrigatoriamente para que o ambiente funcione, e um deles é a taxa do ECAD.

Vem saber mais sobre esse assunto que gera tantas dúvidas entre quem está prestes a subir ao altar:

O que é o ECAD?

A sigla significa: Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. É um escritório privado brasileiro que é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas e seus autores.

De acordo com a lei dos direitos autorais, os compositores, músicas ou gravadoras de qualquer música precisam ser remunerados sempre que ela for reproduzida, e qualquer evento que tenha a reprodução de músicas para um público tem que pagar essa taxa com antecedência.

Quanto custa a taxa?

O valor da taxa do ECAD é variável de acordo com o tamanho do ambiente, o estilo da apresentação musical (música ao vivo ou reproduzida) e com a quantidade de pessoas presentes, mas gira em torno de 10% a 15% do valor da locação do espaço em que vai acontecer a festa de casamento.

Alguns espaços para festa pagam mensalmente uma taxa ao ECAD. Nesses casos, noivos e músicos podem ficar tranquilos quanto à execução de qualquer repertório. Portanto, certifique-se com o seu espaço para casamento se essa taxa é paga, pois caso haja uma fiscalização no dia do seu casamento você terá todos os documentos para comprovar o pagamento feito.

A indicação aqui é, ao negociar com o espaço do casamento, deixe tudo o que for acordado escrito em contrato. Você precisa se assegurar e ter certeza absoluta de que esse valor foi pago.

Como pagar essa taxa?

Geralmente, o espaço do casamento que fica responsável por recolher esse valor. Mas, caso a responsabilidade fique com os noivos, é preciso entrar no site do ECAD para encontrar a sede mais próxima. Descobrindo a sede mais próxima, é preciso entrar em contato para que eles gerem um boleto para ser pago.

Não se esqueça de levar o documento comprovando o pagamento no dia do seu casamento e deixar com a assessoria ou um responsável do espaço que esteja presente.

O que acontece se os noivos não pagarem?

Caso haja uma fiscalização, os noivos podem ter problemas judiciais, terão que pagar uma multa alta e o evento corre o risco de ser interrompido.

Informações apuradas em abril de 2019. Pode haver alteração na lei

Artigos Relacionados

Comentários