Decoração de casamento simples e linda: como fazer?

Saiba como fazer uma decoração de casamento simples, linda e sem gastar tanto. Conversamos com especialistas e trouxemos todas as dicas!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Com a pandemia, muitos casamentos reduziram de tamanho e estrutura. Nesse sentido, os casais têm procurado uma decoração de casamento simples que combine com a atmosfera de um casamento mais intimista.

Sendo assim, quer saber como fazer uma decoração de casamento simples? Confira as dicas e inspirações para organizar tudo.

banner checklist do casamento

Tudo sobre decoração de casamento simples

Antes de mais nada, veja o que você precisa para fazer uma decoração simples de casamento:

Como fazer uma decoração de casamento simples?

Acima de tudo, uma decoração de casamento simples deve ter arranjos florais nas mesas, uma mesa de doces/bolo e também a cerimônia. Confira os detalhes dos demais itens do casamento no Checklist do casamento Lejour.

Quanto custa uma decoração de casamento simples?

De acordo com Marcia, uma decoração mais simples que inclui cerimônia, mesa do bolo, arranjos de mesa, ponto de foto e buquê da noiva costuma custar a partir de R$ 5.000,00. Ao mesmo tempo, Magda aponta que para uma decoração de casamento em São Paulo, que ocorra até março de 2022 e sem necessidade de mobília complementar, é possível encontrar alternativas a partir de R$ 4500.
Quer saber quanto vai custar sua decoração de casamento? Use a Calculadora do Casamento Lejour e descubra!

Como fazer um casamento bonito e barato?

Antes de mais nada, para fazer uma festa mais em conta, o ideal é reduzir o número de convidados – já que muitos itens do casamento são orçados de acordo com o número de pessoas. Além disso, os noivos podem optar por formatos menores, como o bolo com champagne, por exemplo. Na decoração, opte por flores da estação e arranjos mais minimalistas e delicados.

Como fazer a decoração da igreja para casamento simples?

Primeiramente, uma alternativa barata para decorar a igreja é investir em buquezinhos para os bancos – o mosquitinho pode ser uma boa ideia. Alguns casais também optam por usar velas e pétalas de flores no corredor. Ainda, é possível usar buchinhos alternados com arranjos mais altos.

O que não pode faltar numa decoração de casamento simples?

Em primeiro lugar, os elementos principais, mesmo sendo uma festa simples, são uma mesa do bolo/doces, e os arranjos de mesa.

Decoração mesa de casamento simples e bonito

“Isso é essencial para um casamento, por mais simples que ele seja. Sobretudo, esses itens deixam o ambiente com carinha de festa e ajudam nas fotos. O lugar onde as pessoas mais gostam de fotografar é justamente na mesa do bolo”, explica Marcia Cristina Paccor, proprietária da Marcia Paccor Decorações.

Magda Ongari, da Tutti Flora, também compartilha desta opinião:

“De forma generalista, se tiver que cortar custos, preserve uma boa montagem da mesa de doces, pois ela é um ponto de fotos importante e ajuda muito no resultado geral de décor”.

De acordo com Magda, um evento simples ou com menos convidados precisa ainda mais de atenção a pontos estratégicos.

“Por exemplo: em uma decoração simples ao invés de uma grande mesa de doces, podemos optar por uma mini table com mobília em degradê de alturas. Adotamos peças charmosas, arranjos de médios a delicados variados em volume e forma”, pontua.

Nesse sentido, nos centros de mesa, Magda sugere usar apenas por composições baixas e dar mais volume com folhagens, velas e peças decorativas, ao invés de grande quantidade de flores.

Decoração de casamento simples com arranjos baixos
Arranjos baixos são uma boa opção para as mesas. Foto: Freepik.

Sobretudo, um fator ao qual os noivos devem estar atentos é com relação às peças oferecidas pelo espaço e o decorador.

“Pra baixar custos, o ideal é usar tudo o que o local já oferece e peças do acervo do decorador. Sob o mesmo ponto de vista, outro ponto é lançar mão dos desidratados e talvez até algumas flores cenográficas para os aéreos”, aponta Magda.

Itens para incrementar uma decoração de casamento simples

Os casais que quiserem dar um toque especial à decoração de casamento simples podem optar por itens como luzinhas e backdrops especiais, por exemplo.

Decoração de casamento com luzinhas e velas
As luzinhas e velas completam a decoração! Foto: Freepik.

“Os noivos têm usado estes elementos com um ponto para tirar fotos com os convidados no casamento. Em suma, é uma forma de levar uma recordação deste momento especial”, pontua Marcia.

Acima de tudo, vale lembrar que simplicidade e criatividade também precisam se adequar ao local e horário do evento.

“Ideias boas para uma ocasião podem não ser as mais legais para outra. Igualmente, acho muito importante conversar com os anfitriões e conhecer as preferências do casal”, avalia Magda.

Por outro lado, alguns casais ficam com medo de “arriscar” criando seu projeto de forma mais inusitada e ficam presos ao o que está na moda.

“Eventualmente, acho que podem seguir tendências e não deixar um evento ‘igualzinho’ a outro. É saudável usar algumas referências, mas não cópias”, esclarece Magda.

Decoração de casamento cerimônia
Cerimônia simples e harmônica. Foto: Freepik.

Primordialmente, como a ideia é falar de casamento simples, o ideal é usar tudo o que o local disponibiliza e dar um toque de festa com peças e enxoval do acervo do decorador.

“Até mesmo garrafas e vidros reciclados, com um toque de tinta, glitter, parafina, rendas, ficam prontos para compor mesas e nichos”, sugere Magda.

Sendo assim, veja alguns elementos que podem dar um “tchan” na decor:

banner descubra lista de presentes

Plaquinhas

Outro item que pode ajudar a incrementar a decoração são as plaquinhas com frases românticas ou divertidas.

Plaquinhas para decoração de casamento simples

Garrafas

Elas são ótimas para fazer arranjos de mesas mais baratos. Ainda, muitas noivas gostam de fazer uma decoração no estilo “faça você mesmo” e pintam estes objetos com tinta spray dourada, prateada ou rosé gold.

Decoração de casamento com garrafas

Móbiles

Você adora elementos geométricos e gostaria de tê-las no seu casamento? Esta é mais uma ótima ideia para os noivos que amam colocar a mão na massa – é possível criar móbiles com elementos geométricos para decorar o ambiente.

Porta-alianças geométrico para o casamento

Troncos de madeira

Para quem gosta de uma decoração de casamento rústica, os troncos de madeira dão um charme no ambiente!

Troncos de madeira para decoração de casamento rústico

Cadeira dos noivos

Este é o tipo de detalhe que faz toda a diferença. É possível usar um buquê de flores, plaquinhas divertidas, um tecido ou laço, guirlandas, etc.

Cadeira dos noivos na decoração

Cortina de flores

Essa é para deixar os convidados encantados e ainda pode ser um cenário incrível para fotos.

Cortina de flores decoração

Flores e folhagens desidratadas

Em alguns casos, elas ajudam a otimizar custos, segundo Magda.

Decoração com flores e folhagens secas

Frutas

Estes elementos ajudam a compor o ambiente e a dar volume.

Decoração de casamento com frutas

Mix de Mesas

Magda sugere usar mix de mesas retangulares com ou sem toalhas junto com outras redondas e lounges.

Mix de mesas para decoração do casamento

Redomas de vidros

Esta é uma boa solução para decorar as mesas e substituir os arranjos florais.

Decoração de casamento com detalhes em vidro

Decoração de casamento simples para igreja

Antes de mais nada, neste ponto, é preciso tomar cuidado: se a igreja é grande, possui uma nave muito longa ou com muitos detalhes, é melhor pensar bem sobre a decoração.

“Um projeto muito simples vai deixar um ar de vazio! Neste caso, minha sugestão seria usar menos flores, mas com mais velas e uma passadeira de espelho para ajudar a multiplicar os elementos”, defende Magda.

Nesse sentido, em capelas e igrejas menores, se o casamento for à noite, a dica de Magda é usar muitas velas, folhagens e toques de flores. Para cerimônias diurnas, usar flores em pequenos buquês e algumas folhagens pelo chão.

Decoração para diferentes ambientes

Veja como aplicar este conceito em diferentes locais:

Decoração de casamento simples na praia

Primeiramente, para os noivos que sonham com um casamento praiano, a dica de Magda é incluir areia em cúpulas de vidro e finalizar com velas.

“Dá também para incluir folhagens tropicais, tecidos em estampas praianas, objetos em cestaria/palha e folhas desidratadas”, indica.

Flores para decoração de casamento simples

Antes de mais nada, para este tipo de celebração, Marcia recomenda o uso de flores da época, que costumam ter um custo menor.

“Dependendo da época do ano, sugerimos um tipo de flor”, afirma. Sobretudo, Magda também destaca que o frio ou o calor extremo prejudicam ou mesmo destroem flores e folhagens e, com as mudanças climáticas que estamos vendo, os preços estão subindo. Por isso, o ideal é trabalhar realmente com flores da estação.

Flores para casamento simples e criativo

Se a ideia é economizar, as mais flores especiais como orquídeas, tulipas, peônias, protéas e outras importadas irão puxar seu orçamento.

“A exclusividade de uma única espécie, muitas vezes também não ajuda”, alerta Magda.
Além disso, essa escolha vai depender do perfil e gosto pessoal de cada casal. “Tem noivos que preferem flores do campo, outros gostam de trabalhar com variedades de folhagens, fazendo composições bem legais com os arranjos”, comenta Marcia.

banner RSVP online
Sobre a Lejour

Em suma, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

Veja também:

Decoração de casamento simples e elegante | Inspirações para fazer a sua

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Descubra qual site de casamento grátis é o melhor

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados