undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined
1 / 10
undefined
undefined
undefined
undefined
undefined

Lista de casamento: o que pedir?

Saiba como montar uma lista de casamento campeã e ganhar ainda mais presentes! Confira as dicas que a Lejour preparou para você!

Saiba como montar uma lista de casamento campeã e ganhar ainda mais presentes!

Noivos fazendo lista de casamento
Noivos que já moram juntos podem optar por cotas de lua de mel. Foto: Freepik.

Uma das partes preferidas dos noivos é, com certeza, os presentes! Afinal, quem é que não gosta? Entretanto, a lista de casamento precisa ser feita com cuidado para evitar presentes repetidos ou até mesmo para não gerar mal estar com os convidados. Quer saber mais sobre o assunto? Confira todas as dicas!

banner calculadora de casamento Lejour

Veja as principais dúvidas sobre lista de casamento

Qual é a melhor lista de casamento?

Em primeiro lugar, é importante que o casal verifique alguns pontos antes de escolher a melhor opção. Antes de mais nada, é importante que os noivos verifiquem as taxas oferecidas para resgate dos valores. Assim também, eles devem avaliar o tempo de resgate do dinheiro.

Como criar a lista de presente para casamento?

Sobretudo, existem vários sites e lojas que disponibilizam esta opção de criar uma lista de presente para casamento. Sendo assim, cabe aos noivos escolher a alternativa mais conveniente. No caso dos sites de lista de casamento, normalmente os casais criam uma lista fictícia, na qual os presentes comprados são revertidos em valores para dinheiro. Por fim, vale lembrar que estas listas costumam cobrar uma taxa – que pode ser paga pelos noivos ou repassada aos convidados.

Quanto tempo antes fazer a lista de presentes de casamento?

Geralmente, os convidados não costumam comprar os presentes com muita antecedência. Portanto, os noivos podem fazer a lista de casamento cerca de quatro meses antes do grande dia. Desta forma, dá para se programar tranquilamente.

Como escolher os presentes da lista de casamento?

Primeiramente, o que vai nortear a escolha da lista de presentes é se o casal já mora junto ou não.

“Inicialmente, eles devem avaliar se já têm todos itens básicos de eletrodomésticos para a casa ou se vão querer uma lista de cotas de lua de mel”, sugere Vinicius Hilsdorf, sócio-fundador da plataforma Lejour.

Noivos criando lista de casamento
Com os presentes certos, a lista de casamento pode ser um sucesso! Foto: Freepik.

Consequentemente, se eles vão montar a lista para a casa, eles podem fazer os presentes virtuais com fotos de eletrônicos e utensílios de cozinha que eles vão precisar. Por outro lado, se eles já moram juntos e já têm tudo, eles podem fazer uma lista em cotas de lua de mel.

Lista de presentes para casa

Você ainda está montando sua casa e quer aproveitar a lista de presentes tão desejada? Em primeiro lugar, é fundamental que os noivos saibam exatamente o espaço que terão na casa nova para planejar todo esse acervo, segundo a personal organizer Adriana Moura, da Inpllace.

Em seguida, é importante que o casal conheça bem seus gostos pessoas para escolher os presentes certos.

“Sempre tem aqueles itens que ficam sem uso. É o caso, por exemplo, da panela de fondue que fica guardada no fundo do armário, ou do copo de whisky que não é utilizado e acaba servindo como porta-pincéis”, alerta Adriana.

Noivos fazendo lista de presentes
Noivos devem avaliar com cuidado os presentes da lista para não comprar itens desnecessários. Foto: Freepik.

Antes de mais nada, Adriana também recomenda que no momento da montagem da lista é importante que o casal esteja junto, afinal de contas são os dois que vão morar ali e é fundamental que tudo seja definido em conjunto.

Sobretudo, a dica de Adriana é priorizar o que casal gosta naquele momento.

“Se o casal gosta de vinhos, é legal eles investirem em taças, por exemplo. Agora, se é um casal que não cozinha muito e não costuma receber pessoas em casa, não tem porque investir muito nestes itens. No fim, tem casais que acabam deixando itens na casa da mãe ou guardados no fundo do armário”, adverte.

banner checklist da noiva

Cotas de lua de mel

Frequentemente, quando os casais já moram junto e já possuem eletrodomésticos e itens para a casa, o mais comum é que eles optem pelas cotas de lua de mel, na qual os convidados têm a opção de comprar passeios para os casais.

“Se eles vão viajar de lua de mel para Paris, por exemplo, eles fazem os passeios em formato de cotas e os convidados podem presentear com os programas que eles irão fazer”, explica Hilsdorf.

Noivos tirando fotos na lua de mel
Casais podem tirar fotos na lua de mel e enviar para os convidados como forma de agradecimento. Foto: Freepik.

Nesses casos, é interessante que os noivos podem montar listas que condizem com o que os noivos realmente irão fazer.

“Quando a lista de presentes de casamento nasceu, ela tinha apenas presentes reais. Os noivos colocavam na lista aquilo que precisavam: fogão, geladeira, panela, etc. Era, de fato, o que iria para a casa deles. Depois, com o passar dos anos, isso mudou e não é novidade. No entanto, uma coisa que podemos trazer de volta é aliar a questão das cotas com o que de fato irá acontecer. Por exemplo: os noivos podem fazer usá-las para passeios que eles realmente irão fazer na lua de mel. Posteriormente, eles podem mandar fotos da viagem para os convidados, lembrando quem deu cada presente”, indica Hilsdorf.

Financiamento de fornecedores de casamento

Por último, uma opção para a lista de presentes é utilizá-la para ajudar a pagar alguns itens de casamento – decoração, docinhos, vestido, ou qualquer outro item.

Noivos no casamento
Casais podem usar lista de presentes para pagar alguns fornecedores de casamento. Foto: Freepik.

“Como é uma lista virtual, então eles podem criar qualquer tipo de financiamento”, pontua Hilsdorf.

Principais erros ao fazer uma lista de presentes de casamento

Antes de fazer a lista de casamento, vale ficar de olho em alguns erros comuns que os noivos cometem:

Noivos escolhendo presentes
Casais devem evitar pedir presentes muito caros. Foto: Freepik.
  • Pedir itens demais, que depois ficarão sem uso em casa;
  • Colocar presentes muito caros na lista. “Acima de tudo, é importante estabelecer valor, principalmente de acordo com o perfil e realidade convidados. Presentes mais caros devem ficar a cargo dos pais e padrinhos – e isso pode ser bem acertado com eles em particular”; recomenda Adriana.
  • Igualmente, não é de bom tom colocar cotas de viagem muito altas, eletrônicos e ainda exigir a marca, ou pedir um único utensílio de marca específica, segundo indica Adriana.
  • Por último, nada de pedir muitos faqueiros já esperando que depois possa trocar por outras coisas – depois pode ser que várias pessoas comprem o mesmo presente em outras lojas.
Sobre a Lejour

Em suma, a Lejour é a uma plataforma auxilia os casais a encontrar e contratar os melhores fornecedores para o casamento, além de calcular os gastos da festa. Portanto, clique aqui para falar direto em nosso chat!

banner painel Lejour

Veja também:

Listas de presentes de casamento: todas que você irá precisar

Organização de casamento em 1 mês, é possível? Confira nossas dicas!

O melhor site de casamento: como escolher?

Site de casamento: pra que serve?

Quanto meu casamento vai custar?

Escolha o ambiente

Quantos convidados?

Até quanto quer investir?