Festa de noivado: dicas para arrasar

Quer saber como organizar sua festa de noivado? Confira dez dicas imperdíveis para arrasar na hora de planejar este evento!

9 Fotos

Quer saber como organizar sua festa de noivado? Confira dez dicas imperdíveis para arrasar na hora de planejar este evento.

Casal brindando a festa de noivado
Quer conhecer o fotógrafo deste noivado? Clique aqui!

Primeiramente, foi pedido (a) em casamento e não vê a hora de fazer uma festa de noivado? Este é um momento importante da vida a dois e marca o compromisso dos noivos perante a família e amigos.  

“Na pandemia, aumentou muito a procura por festas de noivado por elas serem menores e mais íntimas. Inclusive, pessoas que antes não pensariam em fazer este evento, hoje mudaram de ideia”, afirma a assessora de eventos Ana Julia Figueiredo. 

Leia também: Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento

Como organizar sua festa de noivado

O que é noivado e como funciona?

O noivado é uma festa feita pelo casal para celebrar o pedido de casamento. Geralmente, reúnem-se as famílias da noiva(o) e noivo(a) neste dia e o comunicado oficial é feito.

Para Ana Julia, esta ocasião é um mini evento do casamento. Acima de tudo, a assessora destaca que o o significado do noivado é um compromisso que os noivos assumem perante a família de que eles irão se casar. “É a festa social mais importante que tem antes do casamento”, declara.
casal celebra o noivado

Precisa ter algum contexto religioso no noivado?

Precisa ter algum contexto religioso no noivado? Embora não seja necessário, segundo Ana Julia, há clientes que optam por convidar um celebrante, como um padre, pastor ou rabino para dar uma bênção ao casamento. “Em algumas religiões, este é um compromisso muito forte de que esta união irá ocorrer, com uma data já marcada”, explica.

Embora muitos noivos já façam o pedido de casamento antes da festa, durante o noivado, também pode haver este momento. “Costumamos dizer que o pedido de casamento acontece duas vezes. A primeira em um momento íntimo entre o casal e, depois, na festa de noivado, perante a sociedade”, comenta Ana Julia.

Como planejar o noivado?

Antes de mais nada, os noivos devem fazer uma lista de convidados, para saber quantas pessoas irão convidar.  “Isso é importante para sabermos o espaço necessário para acomodá-las”, afirma Ana Julia. 
Outra dica importante para este momento, segundo Vinicius Favale, produtor de eventos da Múltipla Eventos, é planejar o formato do evento, e buscar fornecedores sérios que se comprometam adequadamente com a entrega.
Definitivamente, por ser um evento mais íntimo, Ana Julia acredita que requer bastante atenção aos detalhes. “Quando é um almoço ou jantar, por exemplo, fazemos com mesa posta. Temos sempre um capricho maior, já que há menos pessoas”. 

Precisa ter convite de noivado?

Primordialmente, o modelo do convite precisa estar alinhado com a expectativa do evento, segundo Favale.
“Existem noivados mais formais e outros mais descontraídos. Dessa forma, é possível definir se o convite será digital e informal, ou se vai necessitar de uma gráfica”, pontua Favale. 
Ana Julia conta que muitos casais optam por enviar um convite impresso menorzinho. “É um carinho e torna o evento mais especial. Por isso, alguns noivos fazem questão de ter o convite”, revela.convite de noivado

Checklist do noivado

Sendo assim, confira o que você pode incluir na sua festa:

Quem oferece a festa?

Anteriormente, era comum que os pais da noiva fossem os responsáveis por bancar e oferecer a festa de noivado. Todavia, hoje este comportamento mudou. 

Ensaio de casamento
Hoje, muitos noivos pagam pela própria festa de noivado. Clique aqui para conhecer esse fotógrafo.

“Depende muito do quão tradicional a família é e da idade dos noivos. Agora, o que eu percebo é que os noivos estão casando cada vez mais tarde e muitos têm optado por patrocinar sua própria festa. Hoje em dia, é mais livre, uma vez que muitos noivos já moram juntos. Com isso, fica um pouco estranho os pais pagarem a festa”, aponta Ana Julia.

Noivado simples ou sofisticado? 

Primeiramente, essa é uma escolha bem particular de cada casal. Há noivos que preferem um noivado simples e descontraído, para poucos convidados. Assim como há casais que preferem uma mega festa – quem aí não sem lembra do noivado da Thássia Naves?

Noivado Thássia Naves
Thássia Naves optou por uma festa de noivado mega badalada. Foto: Luiza Ferraz

Favale aponta que a quantidade de convidados varia. “Mas como trata-se de um evento íntimo, apenas para aqueles que participam do convívio pessoal com o casal, a  média é de 10 a 20 pessoas”, explica.

Em suma, Ana Julia indica que o mais comum é chamar pais, irmãos, padrinhos, avós e tios mais próximos. 

Leia também: Casamento Civil | Tendências para 2021

Onde fazer a festa?

Espaços de casamento para noivado
Festas de noivado podem acontecer em espaços intimistas. Clique aqui para conhecer esse espaço em São Paulo.

A princípio, as residências são o cenário favorito para noivados. “As casas mais escolhidas, são as dos pais, por questões logísticas”, afirma Favale.

No entanto, como a idade média dos noivos aumentou, a independência ficou maior e acabam sendo os casais a oferecer o evento, mesmo que contem com a ajuda dos seus pais.

Ana Julia pontua que é menos comum fazer o noivado em espaços alugados, mas ainda assim é possível realizá-los em sítios ou fazendas também. “Isso geralmente acontece quando são festas maiores ou quando os anfitriões não se sentem confortáveis para receber pessoas em casa”, destaca.

Anel de noivado ou aliança: qual usar?

Sobretudo, o noivado é um momento em que os noivos trocam alianças. No Brasil, o mais comum era o casal trocar as alianças e usá-las na mão direita enquanto estão noivos. No entanto, recentemente, cada vez mais têm aumentado a preferência pelo anel de noivado – muito pela influência estrangeira.

Alianças de noivado
Alianças são usadas na mão direita antes do casamento. Clique aqui para falar com nosso fornecedor de alianças.

Decoração do noivado

Logo depois de pensar no vestido e no local, uma das principais preocupações das noivas é com a decoração do noivado. Apesar de normalmente ser um evento leve e descontraído, Favale acredita que ele deve ser caprichado e bem cuidado.

Decoração de noivado
Festas de noivado pedem atenção aos detalhes. Clique para ver mais sobre decoração.

“Frequentemente, os noivos encomendam flores. As cores preferidas são brancas (em alusão ao vestido da noiva) e amarelas, como forma de desejar prosperidade ao casal. Ainda pode-se montar uma mesa de doces bonita e decorar os demais ambientes com flores e vasos, e até usar velas, no caso de eventos à noite”, recomenda Favale.

Leia também: Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu

O que servir?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que não existe um prato especifico para esta ocasião – pode variar conforme o horário. 

Buffet para noivado
Brunch, almoço e jantar são algumas opções para festa de noivado. Clique para conhecer este fornecedor de gastronomia.

“Um brunch pela manhã ou um late lunch à tarde são boas opções e desobrigam o casal a servir um almoço ou um jantar. Nesse sentido, podem focar em tortas, queijos e alguns canapés. Para quem curte, um espumante leve e alguma variedade de sucos, fica super agradável.Ao mesmo tempo, para os que buscam um ar mais formal, o jantar é sempre uma boa opção”, indica Favale.

Noivado a dois?

Uma possibilidade neste período de pandemia é fazer um noivado a dois. Nesse sentido, funciona como um elopement wedding. Em outras palavras, o casal faz uma pequena festa em casa, troca alguns votos, faz um brinde e serve um jantar gostoso. Se preferirem, os noivos podem fazer uma transmissão online para as pessoas mais queridas. 

Pedido de noivado
Durante a pandemia, alguns casais têm celebrado o noivado a dois. Foto: Gpoinstudio
Sobre o Lejour

Por fim, o Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Nós podemos ajudar em sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.

Artigos Relacionados

Comentários