Categorias
Search
Close this search box.
dicas para o traje do noivo

Trajes de casamento | Conheça as categorias e veja dicas!

Preocupação com trajes de casamento? Para saber quais são as categorias e o tipo de roupa que cada uma abrange, confira nossas dicas!

Antes de mais nada, os trajes de casamento são, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados entre os convidados, especialmente as mulheres. Sendo assim, neste momento, muitas perguntas surgem sobre quais são as categorias, se a noiva tem uma preferência de tons, entre outros. Por isso, confira nosso guia completo de trajes de casamento.

trajes de casamento
Confira dicas e inspirações dos quatro trajes de casamento mais comuns. Foto: Freepik
checklist casamento

Principais dúvidas sobre trajes de casamento

Quais são os tipos de trajes de casamento mais comuns?

As quatro categorias mais comuns de trajes de casamento são:
– Esporte
– Esporte Fino
– Social Completo
– Black Tie

Como os noivos podem informar o tipo de traje de casamento que gostariam?

Normalmente, os noivos precisam decidir o tipo da cerimônia, o lugar, e a data, para que, então, possam tomar a decisão sobre o tipo de traje que gostariam que seus convidados usassem. Desta forma, com a escolha feita, o casal pode informar apenas o tipo, por exemplo, Social Completo, no convite físico, e, se for um site de casamento, pode colocar uma área de sugestões de looks, com o objetivo de ajudar os amigos e familiares nas escolhas.

Existem diferenças entre os trajes de casamento para cerimônias de dia e à noite?

Sim. O ideal é pensar muito na época do ano em que o casamento será realizado. Ou seja, ver qual estação, e, assim, as previsões para o clima. Geralmente, os tipos de traje de casamento variam mais quanto à textura dos tecidos e utilização de uma segunda peça, como um casaco, um cachecol ou uma echarpe. Portanto, é sempre ideal verificar se os noivos disponibilizaram essas informações no convite físico ou no site de casamento.

trajes de casamento masculino
Você sabe a diferença entre os trajes Esporte, Esporte Fino, Social Completo e Black Tie? Confira nossas dicas. Foto: Freepik

Como entender os tipos de trajes de casamento?

Primeiramente, quando os noivos informam aos convidados o tipo de traje, eles estão pensando também na estética do próprio casamento. Porque, afinal, uma decoração em determinados tons, ou uma cerimônia mais intimista, são ocasiões que pedem determinado tipo de roupa, para que estas não destoem muito do restante.

Desta forma, é importante conhecer um pouco mais dos tipos de trajes e conferir algumas dicas da consultora de moda Isabel Steiner.

Esporte

Esse é um dos trajes mais simples, porém, também um dos mais complexos de se pensar. De certa maneira, ele não é muito aconselhado para casamentos, por parecer muito com as roupas do dia a dia. Como resultado, pode causar estranhamento ou confusão nas pessoas, uma vez que, na mente delas, um casamento pede um traje mais elegante.

modelo vestindo look esporte
Um traje Esporte é recomendado para cerimônias mais intimistas e menos formais. Foto: Freepik

O traje esporte é uma boa opção para cerimônias em que o local e a decoração sejam mais simples, elementos escolhidos pelos noivos, para deixar que os convidados fiquem mais à vontade. Há também quem opte por esse tipo de traje para casamentos no civil.

O que não deve se usar com traje Esporte:
  • Shorts
  • Bonés
  • Bermudas
  • Sandálias de dedo
  • Maquiagem muito carregada e com muito brilho
  • Salto muito alto
  • Gravata e terno

Inspiração para as mulheres: Blusa com calça ou saia, vestido. Sempre vestidos leves e com joias pequenas. Nos sapatos, sapatilhas, sandálias, scarpin de salto baixo. A bolsas são de tamanho pequeno ou médio e maquiagem leve.

Inspiração para os homens: Calças gabardine ou jeans, camisas lisas ou estampadas, mocassim ou tênis. Dispensa uso de paletó, mas recomenda-se o uso de blazer ou suéter para dias frios.

ebook 2

Esporte Fino

Aqui, o Esporte Fino aumenta o nível de elegância. Em conclusão, esse tipo de traje de casamento combina com cerimônias menos formais, ao ar livre, geralmente realizadas no final da tarde e à noite. Há noivos que também escolhem o Esporte Fino para Elopement Wedding, ou até festas na praia ou no campo.

trajes de casamento esporte fino
O Esporte Fino ganha um toque de luxo, porém, sem rebuscar demais. Foto: Freepik

Lembrando da conexão entre traje e decoração, este tipo de vestimenta funciona com uma decoração mais elaborada e, por isso, não permite tanta ousadia ou ‘dia a dia’ nos looks. Em resumo, é uma mistura do casual com alinhado, uma produção mais arrumada e com modelagem elegante.

O que não deve se usar com traje Esporte Fino:
  • Evitar sapatênis
  • Vestidos pretos são liberados para o turno da noite
  • Não deve haver exagero em sapatos, acessórios e maquiagem

Inspiração para as mulheres: Bolsas e joias leves são ótimos acessórios. Vestido longuete ou longo com tecidos leves, além de salto alto moderado.

Inspiração para os homens: Tênis casual, sapato com bico arredondado, calça jeans ou brim, blazer com calça social, ou blusa com suéter para dias frios.

Social Completo

Para a consultora, o Social Completo é o traje que mais associamos aos casamentos, na atualidade.

“É aquela imagem mais elegante, com um vestido elaborado, e o homem de terno. Porém, não há a ornamentação de um tapete vermelho, por exemplo”, explica Isabel.

social completo
O Social Completo é o que os convidados mais sinalizam como um traje de casamento. Foto: Freepik

Consequentemente, este tipo de traje de casamento se torna o mais fácil de se entender e de se vestir, pois ele pede o uso do terno e gravata para homens, bem tradicional, e vestido para as mulheres. Como o Passeio Completo é mais formal do que os outros dois anteriores, aqui, a dica é optar por peças que os convidados já têm mais familiaridade, porém, com cortes e tecidos diferenciados, mais elegantes.

Inspiração para as mulheres: Modelagem e tecidos nobres, geralmente acompanhado por salto fino e alto. Pode-se abusar do brilho. Maquiagem mais elaborada. É permitido o uso de vestidos midi ou curto, desde que sejam bem elaborados e com detalhes sofisticados. Macacões sociais, terninho e calça também são possíveis. O ideal é utilizar bolsas pequenas.

Inspiração para os homens: Obrigatório o uso de terno, gravata, cinto e sapato social. Para eventos diurnos as cores devem ser mais claras como tons de cinza mais claro ou o marrom. Para eventos noturnos, cores com tons de cinza mais escuro ou preto.

Black Tie

É o mais elegante de todos e é, normalmente, o escolhido para grandes cerimônias. Glamour e elegância são palavras de ordem.

“Este, sim, é o que a gente chama de tapete vermelho, ou traje de gala”, aponta a consultora de moda.

trajes de casamento black tie
A elegância ao extremo é uma das características do Black-Tie, traje de casamento normalmente usado em cerimônias cheias de glamour e ostentação. Foto: Freepik

O traje de casamento Black Tie é, costumariamente, pedido em cerimônias clássicas, tradicionais e bem luxuosas. Entretanto, como alerta Isabel, os convidados precisam ter uma certa atenção na hora da escolha das peças, para que não ‘apareçam’ mais do que os noivos.

Inspiração para as mulheres: Vestidos com fendas, decotes, transparência, caldas e modelos super elaborados, sempre utilizando tecidos nobres, como seda e paetês. Acessórios pequenos, de preferência.

Inspiração para os homens: Camisa de smoking, blazer preto com lapela de cetim, calça com detalhes na lateral, sapato de verniz, abotoaduras, faixa na cintura e gravata borboleta. Blazer de veludo também funciona neste tipo de traje de casamento.

Sobre a Lejour

Em suma, a Lejour é uma plataforma ajuda a planejar cada passo do casamento – desde o orçamento à escolha de fornecedores, oferecendo ainda ferramentas para criação do site de casamento e lista de casamento.

checklist casamento

Veja também:

Traje do noivo: smoking, terno, costume, fraque ou meio-fraque?

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

6 principais e verdadeiras funções da madrinha e padrinho de casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.