Categorias
Search
Close this search box.
beleza

3 coisas que você NUNCA deve fazer na semana que antecede o casamento

Descubra o que você não deve fazer na semana que antecede o casamento para estar deslumbrante e aproveitar intensamente o Grande Dia!

Descubra o que você não deve fazer na semana que antecede o casamento para estar deslumbrante e aproveitar intensamente o Grande Dia!

preparativos saúde pré-casamento

Mesmo após um longo período de muita atenção com a preparação do casamento e cuidado especial com a saúde, na semana que antecede o Grande Dia, é comum que a noiva sinta aquele friozinho na barriga de expectativa de que tudo saia conforme o planejado e de que ela esteja impecável, como sempre sonhou.

E tudo bem organizar um checklist para conferir uma última vez se está tudo em ordem para o evento. Porém, não mais que isso. Esse é o momento de diminuir a velocidade e relaxar, tomando as precauções necessárias para garantir o próprio bem-estar, que é indispensável para conseguir aproveitar cada segundinho da celebração.

vestido de noiva para casamento no campo

Saiba como se preparar adequadamente, para se sentir linda no seu casamento e conseguir curtir intensamente, do início ao fim, um dos momentos mais esperados da sua vida!

1. Não pegue pesado na alimentação
Conter a ansiedade na semana que antecede o casamento é uma missão quase impossível para as noivinhas. Para aliviar a sensação, a válvula de escape de algumas é atacar a geladeira. Mas essa não é de longe uma boa estratégia para quem deseja estar se sentindo em paz com o espelho no Grande Dia.

alimentação saudável para casamento

A orientação de Maria Fernanda Cortez, nutricionista funcional e sócia da Nutri & Consult, é evitar ingerir alimentos potencialmente alergênicos nesse período, como refinados, frituras, processados, leite, soja e glúten. Além de outros aos quais a noiva tenha sensibilidade. “Eles podem causar inchaço abdominal, constipação intestinal ou soltar o intestino, dores de cabeça, irritação e outros sintomas indesejados”, explica.

Passar longe de bebidas com muito açúcar e alcoólicas também é indicado, pois retêm líquido, causando inchaço, e deixam a pele seca e sem brilho.

bebidas alcoólica pré-casamento

Você pode: contar com eles
Dias antes do casamento, o melhor é manter a alimentação que está acostumada, sem seguir dietas malucas, que podem dar efeito rebote. Em vez disso, invista em um cardápio saudável, rico em folhas, verduras, legumes, frutas, grãos e proteínas. E não deixe de ingerir bastante água.

beber água para evitar ansiedade

Para minimizar a ansiedade e acalmar os ânimos, abasteça a despensa com banana, canela, abacate, frutas vermelhas e cacau. “Eles dão energia, favorecem a produção de serotonina e melatonina – hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e por induzir ao sono, respectivamente – e ajudam a diminuir o cortisol – hormônio ligado ao estresse”, afirma a nutricionista Maria Fernanda.

Uma porção por dia já é o suficiente para garantir esses benefícios. “Uma banana com uma colher de café de canela ou meio abacate amassadinho com uma colher de chá de cacau ou, ainda, três colheres de sopa de frutas vermelhas estão de bom tamanho”, completa Maria Fernanda.

Você pode: tomar chás à vontade
Para desinchar, a dica de Maria Fernanda é tomar chá de hibisco e cavalinha. Já para manter a ansiedade sob controle, os indicados são os chás de camomila e erva-cidreira. E para dar uma mãozinha para a digestão e não ficar se sentindo pesada, vale tomar chá de hortelã.

tomar chá pré-casamento

2. Não exagere na academia
Você já deve estar cansada de saber os benefícios que os exercícios físicos trazem à saúde e o quanto eles contribuem para alcançar um corpo mais definido e resistente. Mas, às vésperas do casamento, é preciso ficar atenta com a realização de algumas atividades, a fim de fugir de desconfortos, dores musculares e até mesmo lesões.

cuidados academia pré-casamento

“É bom não trocar a série de exercícios na musculação ou iniciar a prática de novas atividades, para evitar dores musculares e cansaço excessivo”, orienta a personal trainer Vanessa de Mendonça. Atividades de alto impacto e de contato também devem ser postergadas, pois podem deixar hematomas, causar indisposição e lesões. É o caso de lutas e exercícios envolvendo skate e patins.

Você pode: manter o corpo e a mente sãos
Exercícios que promovem bem-estar e relaxamento estão liberados. “Ioga, pilates, alongamento, hidroginástica, meditação e caminhada são boas opções”, garante Vanessa. Eles podem ser praticados cinco vezes por semana, caso já façam parte da sua rotina. Caso contrário, inicie com duas vezes e, se gostar, vá intensificando aos poucos após o Grande Dia.

ioga pré-casamento para ajudar no relaxamento

3. Em hipótese alguma teste novos tratamentos estéticos
Dias antes do casamento, nem pense em iniciar o uso de novos produtos faciais e que prometem efeitos milagrosos, porque eles podem causar alergias e outros sintomas inesperados. “Mantenha a rotina que já está habituada, durma bem e busque ingerir bastante líquido”, orienta Juliana Annunciato, dermatologista da Clínica Essenza.

peeling pré-casamento

Submeter-se a tratamentos estéticos que utilizam seringas, como botox e preenchimento, também está terminantemente proibido. De acordo com a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, eles podem deixar a pele com manchas roxas. Da mesma forma, lasers ablativos, como o de CO2 fracionado, também devem ser evitados, pois causam crostas na pele.

botox para noiva

Você pode: se submeter a procedimentos calmantes
Revitalizações faciais com máscaras indicadas para o tipo de pele da noiva não deixam marcas e são bem-vindas nesse período, segundo Daniela. Assim como massagem com pedras quentes, relaxante e até mesmo a drenagem linfática, que ajuda a eliminar o inchaço.

spa pré-casamento

Realizar uma esfoliação corporal leve para a remoção das células mortas, seguida de hidratação com óleos essenciais e cremes nutritivos também é uma boa pedida. “Já em consultório, pode ser realizado o peeling de cristal, que é bem parecido com uma esfoliação suave”, explica Juliana. Ou você pode, ainda, sob os cuidados de seu dermatologista, se submeter a tratamentos que usam aparelhos que aquecem a face e deixam a pele do rosto viçosa para o Grande Dia.

Você deve: dar prioridade à sua saúde!
O ideal é procurar esses especialistas o quanto antes, pois os resultados levam tempo para aparecer. “Procure seu dermatologista com pelo menos seis meses de antecedência, para que ele possa fazer uma programação do que será feito em cada mês de acordo com as suas queixas”, orienta Daniela.

Problemas mais complexos, como cicatrizes de acne, por outro lado, podem precisar de ainda mais tempo. “Nesse caso, aconselho as noivas a irem ao consultório um ano antes do casamento, para dar tempo de realizar todo o tratamento”, finaliza Juliana.

Fornecedores desta matéria

Clínica Essenza

Daniela Lemes

Nutri & Consult

Vanessa de Mendonça

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.