Categorias
Search
Close this search box.
aliança

Aliança de casamento: como escolher, modelos, estilos e tendências

Chegou o momento de escolher as alianças de casamento! Porém, como escolher o modelo das alianças? Confira nossas dicas incríveis

Chegou o momento de escolher as alianças de casamento! Esse é um momento super especial para casais e noivos, afinal, esses anéis são um símbolo de união, amor, cumplicidade e compromisso.

Aliança de casamento como escolher
Símbolo da união de casamento. Foto: Freepik.

Porém, como escolher o modelo das alianças de casamento? Vale a pena fazer alianças de casamento personalizadas? Modelo tradicional, em ouro puro ou banhadas a ouro? 

Assim como outros itens do casamento, há diversos modelos, estilos e até mesmo tendências que podem influenciar na escolha das alianças de casamento.

ebook 2

Principais dúvidas sobre aliança de casamento

Porque a aliança de casamento é usada na mão esquerda?

Antes de mais nada, a teoria diz que a mão esquerda significa submissão. Neste sentido, o uso da aliança na mão esquerda representa a submissão do casal ao compromisso assumido.

Precisa de aliança para casar no civil?

Primeiramente, no casamento civil não é obrigatório a troca de alianças, mas existe sim o momento para tal ato.

Qual aliança se usa para casamento?

Primordialmente, segundo a tradição, as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, porém troca-se da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento. Caso o casal prefira, podem trocar o modelo, tipo de ouro para o casamento.

>> Aproveite e leia também no Lejour: Diferença entre anel de noivado e aliança

O que significa usar aliança no casamento?

Colocando de maneira simples, as alianças de casamento são um par de anéis (comumente feitas em ouro) que simbolizam a união entre duas pessoas. Também representam a oficialização de um pacto de compromisso.

troca de alianças de casamento
A troca de alianças remonta ao início da civilização moderna, na Grécia antiga. Imagem Pexels

De acordo com Barbara Guth, Diretora do Dia da Aliança, na Grécia antiga acreditava-se que uma veia que passava no dedo anelar e o ligava direto com o coração. “Outra curiosidade é que se você juntar as mãos e dobrar apenas os dedos do meio, não conseguirá desgrudar o par de dedos anelares”.

Por que a aliança de casamento é usada na mão esquerda?

Isso é mais uma convenção do que um fato ou uma regra. Não é algo universal. De acordo com Barbara, no Leste europeu, por exemplo, a aliança de casamento é usada na mão direita.

aliança dos noivos
Outro fator bem importante é o conforto, então não tenha pressa ao escolher seu par de alianças. Imagem Freepik

“Os cristãos ortodoxos também usam as alianças na mão direita”, complementa a Diretora.

>> Aproveite e leia essas 8 dicas para escolher o modelo

Qual aliança se usa para casamento?

Aliança de casamento banhada a ouro, aliança de casamento 18k, feita em platina ou aliança de casamento feita a partir de moeda antiga? São tantas possibilidades que pode ficar difícil decidir. Entretanto, Barbara tranquiliza, afirmando que só há benefícios na escolha de alianças personalizadas.

brinde dos noivos após troca de alianças
Seja feita em ouro amarelo, ouro branco ou platina, o que importa é escolher o modelo que mais te agrada. Imagem Freepik

“Devemos respeitar sempre a individualidade com exclusividade. Alianças feitas à mão tem maior durabilidade, pois trabalhamos com o material maciço e forjando-o o tempo todo em sua construção. Isso garante que os metais nobres como o ouro fiquem mais duros e resistentes”, explica.

Entretanto, a Diretora alerta que alianças feitas industrialmente trazem uma porosidade que, com o tempo, pode ocasionar quebras, rachaduras ou até mesmo abrir a solda. “É algo inevitável, pois tem origem no processo e em como a estrutura do metal é trabalhada”, complementa.

“Eu sempre defendo o uso da aliança de casamento em ouro, pois aqui no Dia da Aliança, acreditamos que uma aliança deve ser feita com o metal mais nobre que existe, pela sua representação significar, entre outras coisas, a pureza do amor entre pessoas. Claro que tem a questão econômica, mas você pode encontrar com um valor extremamente acessível com uma aliança bem fininha em ouro”, conta a Diretora. 

Alianças personalizadas valem a pena?

Alianças personalizadas e exclusivas são sempre uma tendência. Além disso, segundo Barbara, esses modelos “respeitam e reforçam o gosto,  simbolismos, tradições e as individualidades”.

Alianças em ouro acabam sendo mais populares porque vem acompanhadas de tradições e costumes culturais. “O ouro tem uma gama enorme de pureza. Nós brasileiros estamos mais acostumados a usar o 18 quilates, mas por exemplo, fazemos jóias para recém-nascidos em ouro 22k. Quanto mais puro melhor”, comenta a Diretora.

Para Pedro Youseff, designer de joias, a maior tendência, tirando o material, a parte do detalhe mesmo da peça, é a exclusividade.

alianças personalizadas
Quanto mais exclusivo o design, mais especial será o par de alianças dos noivos! Imagem Freepik

“É trazer a história do casal para as alianças, adicionar alguns detalhes por meio de materiais, técnicas, de design, e contar a história ou pelo menos uma parte dela, que seja relevante para este casal”, explica o designer.

Além disso, outra tendência forte é o uso do ouro rosé e do diamante negro na confecção de alianças de casamento exclusivas. De acordo com Youseff, o ouro rosé tem se destacado cada vez mais, por ser sair do tradicional. 

“Hoje a gente tem no mercado, peças prontas em ouro rosé, mas em comparação ao ouro branco e ao ouro amarelo, a quantidade dessas peças em ouro rosé ainda é menor”.

O designer aponta que o diamante negro vem como uma forte tendência em peças masculinas. Isso porque, por não usarem nada, é difícil conseguir adicionar um detalhe como uma pedra ou um diamante em alianças masculinas

“Atualmente é possível fazer essa combinação que acaba sendo mais aceita e até desejada pelas pessoas que querem algo único e diferenciado, principalmente quando combinada com o ouro rosé. Dá um destaque muito legal! O ouro rosé destaca muito o diamante negro e o diamante incolor também”, explica Youseff.

checklist casamento

Joia é pra vida toda: o restauro de alianças e joias de família

Sabia que em tempos passados era comum criar alianças de casamento a partir de joias de família? Inclusive, havia um dia especial para fazer isso.

“Muitas pessoas hoje ainda procuram o Dia da Aliança para derreter joias de família e assim perpetuar a energia das gerações. O ouro pode ser sempre reaproveitado e ressignificado!”, explica Barbara.

Pedro Youseff reforça que essa tendência também é muito grande. “Eu restauro muitas peças. Porque essa joia é uma peça que acompanha a história da família. Muitas vezes, elas são usadas para ter a presença da pessoa que a usava antes – que talvez não esteja mais aqui de corpo presente – em momentos especiais, como o casamento”.

Um outro ponto importante é a necessidade de manutenção e restauração dessas peças antigas. 

De acordo com o designer de joias, com o uso, a peça vai adquirindo marcas, acumulando sujeiras nas pedras e diminuindo o brilho. “Mas isso não quer dizer que a peça estragou!”, alerta Youseff. 

Segundo ele, o ideal é que esse procedimento seja realizado anualmente para manter a vivacidade e brilho das alianças.

“Uma manutenção consiste em voltar em alguns processos do que a peça passou quando foi fabricada. Você retira marcas de uso, faz a revisão na gravação – que é a técnica usada para segurar as pedras ou diamantes presentes na peça – e dá um novo polimento. Tudo para trazer uma vida nova para a peça”, conclui.

>> Confira algumas sugestões de Frases para gravar nas suas alianças

Vale a pena procurar por promoções de alianças?

Têm aliança de casamento barata? Aqui vale um outro alerta: raramente existem promoções de alianças. Conforme Barbara alerta: deve-se ficar atento quanto à qualidade da joia que escolher. 

promoção de alianças
Se significa algo especial pra você, essa é a sua aliança. Imagem Freepik

Além disso, há três fatores principais na definição do preço de um par de alianças de casamento

  1. Qual o metal precioso utilizado
  2. Qual o peso, quanto desse metal é usado para a confecção das alianças
  3. O tempo para criar o design (ou seja, o quão exclusivo é)

“Os casais querem cada vez mais algo que combine com eles. Se é oca, se é banhada, qual o peso, pureza, etc. Como trabalhamos com casais que procuram reforçar suas individualidades e exclusividade, não existe um modelo mais procurado ”, explica a Diretora do Dia da Aliança.

>> Leia também no Lejour: Como escolher sua aliança de casamento

checklist casamento
Sobre a Lejour

De forma simples, a Lejour é uma plataforma moderna de site de casamento e lista de presentes para casais com foco em ajudá-los a contarem as suas histórias e compartilhar a felicidade desse momento especial com as pessoas que mais amam.

Veja também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Site de casamento: pra que serve?

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.