Colorido, clássico ou enfeitado, o bolo de casamento é um dos protagonistas da festa. Com tantas opções, sabores e estilos disponíveis, fica difícil escolher a versão perfeita para a sua comemoração.
Quando enfeitado com flores – uma das versões preferidas das noivas, ele ganha ares de sofisticação e delicadeza, além de assumir a missão de decorar o ambiente e embelezar ainda mais a mesa de doces.
Por ser versátil, esse estilo combina com diferentes tipos de casamento: do mais clássico ao miniwedding, transitando bem da praia ao campo, e as flores podem ser aplicadas nos mais diversos tamanhos de bolos, dos pequenos aos de muitos andares.
Flores naturais x flores de açúcar
Flores de açúcar ou naturais: essas são as duas variedades usadas no bolo de casamento, seja para dar um acabamento com jeito de coroa/topo de bolo, aplicadas ao redor da base ou até mesmo com efeito cascata. As flores verdadeiras são mais baratas, já as de açúcar têm maior durabilidade.
Para bolos verdadeiros o ideal é reproduzir flores em açúcar, já que as naturais podem “contaminar” o bolo comestível. Contudo, há quem prefira as flores naturais, então o mais indicado seria utilizá-las no bolo cenográfico ou misto (parte verdadeiro, parte fake).
Bolo cenográfico com flores
O bolo cenográfico tem estutura e acabamento feitos com materiais duradouros, como massa corrida, tecido, biscuit, e algumas vezes até a própria pasta americana – materiais que também são usados para a confecção das flores. A base geralmente é feita de isopor ou madeira.
Veja lindos bolos com flores de tirar o fôlego:
Veja também:
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado