Categorias
casamento gay

Guia definitivo para organizar um casamento LGBT inesquecível: Dicas, orientações e cuidados

Organizar um casamento LGBT exige atenção extra em alguns pontos para transformar o momento em uma experiência memorável. Confira as dicas.
Como organizar um casamento LGBT
Imagem: Casamento de Wendell e Ângelo | Ouro Preto 2018

Saber como organizar um casamento LGBT se tornou uma dúvida constante na vida de casais homoafetivos nos últimos anos. Isso porque, desde 2011, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo, o número de uniões aumentou significativamente.

Segundo dados do IBGE, em 2024 foram registrados 14.144 casamentos LGBT. Ou seja, um número 26% maior em relação a 2023 e 266% em comparação com a última década.

Mas afinal, porque saber como organizar um casamento LGBT? Há diferenças entre ele e o casamento tradicional? É o que a Lejour, o melhor site de casamento do Brasil, traz nesse conteúdo. Acompanhe conosco!

site de casamento Lejour banner

Principais dúvidas sobre como organizar um casamento LGBT

Como ficam os nomes dos noivos no casamento LGBT?

Da mesma forma que nos demais casamentos. Ou seja, é possível manter os sobrenomes originais ou adotar ou adicionar o sobrenome do cônjuge ao seu.

Como organizar o casamento LGBT no civil?

Para isso, é necessário que o casal vá até um Cartório de Registro na cidade onde moram. O ideal é que isso aconteça cerca de 90 dias antes da data desejada. Assim, haverá tempo suficiente para separar documentos e cumprir os trâmites legais.

Casal LGBT tem direito a folga se casar no civil?

Sim, da mesma forma que todos os casais, eles têm direito a 3 dias consecutivos de folga remunerada. Contudo, isso vale para trabalhadores no regime CLT.

Qual o preço de um casamento civil LGBT?

O preço de qualquer casamento no civil é variável e, de acordo com o cartório e a cidade escolhida. De modo geral, gira entre R$200 e R$1000, considerando cerimônias no próprio cartório. No caso de celebrações externas, o valor sofre alterações.

Como planejar um casamento LGBT?

Organize igual a qualquer casamento, porém adapte-o para gerar inclusão e conter a identidade do casal.

É possível acontecer casamento LGBT na igreja?

Sim, mas depende da religião. No Catolicismo cristão, Islamismo, Judaísmo e na maioria das igrejas evangélicas e ortodoxas não é permitido. Por outro lado, algumas igrejas de matriz africana, anglicanas, luteranas, neopentecostais e doutrinas espíritas realizam a cerimônia entre pessoas do mesmo sexo.

Como organizar um casamento LGBT incluindo familiares que não aceitam a união?

O ideal é não convidar mas, se isso for necessário, primeiro, dialogue com paciência e objetividade. Explique o motivo do convite, respeite limites e, principalmente, priorize o bem-estar do casal.

Quais rituais simbólicos são mais usados em cerimônias LGBT?

Há casais que escolhem plantar uma árvore, colocar as alianças sobre a bandeira do movimento ou realizar o ritual dos balões, da areia ou das velas. Em resumo, é possível ter total liberdade ao montar o ritual das cerimônias de casamento LGBT.


Casamento tradicional X Casamento LGBT : O que muda?

Entre as questões que diferenciam organizar um casamento LGBT do modelo tradicional, quase todas envolvem 5 questões. Saiba quais são e como lidar com cada uma delas.

1 | Cerimonial religioso

cerimônia religiosa casamento gay

Muitas instituições religiosas não realizam casamentos homoafetivos, devido a dogmas. Por isso, é preciso que o casal tenha em mente, antes de iniciar os preparativos, que é preciso flexibilizar a bênção caso façam questão que ela ocorra na cerimônia.

Contudo, a boa notícia é que já existem vários celebrantes que realizam o casamento, assim como é possível escolher alguém próximo ao casal para realizar o momento.

Como funciona | Casamento religioso com efeito civil

2 | Eventos pré-casamento

casamento LGBT pré cerimônia

Em seguida, temos situações que não chegam a ser problemas e podem, inclusive, garantir muita criatividade ao fugir do convencional. Por exemplo, no caso do chá de lingerie ou na despedida de solteiro dos noivos.

Por se tratar de eventos que, tradicionalmente, separavam homens e mulheres, em um casamento homoafetivo pode ser a situação perfeita para unir todos em uma única festa. Caso os convidados não sejam os mesmos, pode-se seguir o protocolo e fazer festas individuais.

Em ambos, considere apenas adaptar brincadeiras ou dinâmicas exclusivamente masculinas ou femininas, já que os convidados certamente serão diversos.

3 | Dia da noiva: o dobro ou nada!

Organizar um casamento LGBT com duas mulheres pode indicar apenas que, caso queiram, o Dia da Noiva será em dobro. Se a opção for não serem vistas – uma pela outra – até a cerimônia, o ideal é que as madrinhas se dividam para acompanhar cada uma.

Contudo, mais uma vez, dá para se ter liberdade total no planejamento. O que significa, por exemplo, incluir padrinhos (principalmente os mais vaidosos) ou, se ambas concordarem, ter essa etapa pré-casamento juntas.

Importante: A maior parte dos homens, mesmo gays, tendem a dispensar o “Dia da Noiva”. Todavia, se ele não for acontecer, é fundamental nomear alguém próximo do casal para intermediar ou indicar profissionais que prestam esse tipo de serviço. Assim vocês não precisam se preocupar quanto ao look impecável dos seus convidados.

4 | Fornecedores inclusivos são essenciais para organizar um casamento LGBT

fornecedores de casamento gay

Sim, todo casal, independente da orientação sexual, busca contratar prestadores de serviços e fornecedores que sejam pontuais, atenciosos e eficientes. Porém, ao organizar um casamento LGBT, é fundamental que todos entendam o tipo de evento que acontecerá.

Por isso, não omita essa informação ao contratar qualquer serviço. E, preferencialmente, escolha uma assessoria de casamento e fornecedores que atendam o público LGBT.

5 | Protocolos do casamento

traje casamento gay

A tradição do casamento tem origem no Brasil com forte associação religiosa. Por isso, segue alguns protocolos que não funcionam ao organizar um casamento LGBT. A seguir, listamos os mais recorrentes e dicas de como contorná-los. 

Entrada dos noivos

Na celebração mais popular de casamentos, o noivo recebe a noiva no altar, que entra de braços dados com o pai. Porém, ao organizar um casamento LGBT, como decidir o momento da entrada dos noivos ou noivas?

Geralmente, a maior parte escolhe entrar juntos. Mas se estamos falando de quebrar regras, sinta-se livre para não se prender a este protocolo.

Dama de honra ou pajem

entrada do pajem casamento lgbt

O mesmo vale para a daminha ou pajem que, no passado, era sempre crianças para representarem inocência e pureza no matrimônio. Entretanto, isso mudou há tempos e, nos últimos anos, há noivos que escolhem amigos, avós ou parentes próximos ou, em alguns casos, optam por crianças próximas ao casal.

Sendo assim, considere a entrega das alianças apenas como um momento especial e sem precisar seguir regras definidas.

Entrada dos pais

casamento lgbt entrada dos pais

Por outro lado, a entrada dos pais, irá depender da escolha sobre a entrada dos noivos. No caso de estarem juntos neste momento, é possível incluir no cerimonial um momento dedicado para isso. Pense em situá-lo antes ou depois da entrada dos padrinhos.

Escolha dos padrinhos

padrinhos casamento

Outro protocolo que pode ser completamente modificado ao organizar um casamento LGBT. Afinal, se falamos de relações homoafetivas com o mesmo respeito das demais uniões, porque manter o padrão de homem e mulher como casal?

Para isso, uma sugestão criativa é fazer todas as combinações possíveis. Ou seja, casais LGBT, héteros, não casais e tudo mais o que você pensar.

Fotos de casamento em tempo real | Conheça o Capture

Buquê e gravata

Aqui temos duas situações que são bem simples de solucionar para uma parte dos casais homoafetivos. Isso porque, no caso do casamento entre mulheres, basta apenas ter dois buquês; entre dois homens, duas gravatas. Mas nos demais casos?

Uma sugestão, caso nenhum dos noivos queira jogar o buquê, é escolher um objeto que possa representá-los, uma pelúcia ou outro item, por exemplo. No caso das mulheres, se não quiserem passar uma gravata durante a festa, é possível usar uma camiseta ou outra peça para ser “vendida” na ocasião.

Entenda | Por onde começar a lista de convidados

Lembrancinhas do casamento

lembrancinhas de casamento lgbt

Por fim, a escolha das lembrancinhas não possuem diferenças em relação ao casamento tradicional. Ou seja, é possível optar pelo clássico bem-casado, chinelos personalizados, kits ressaca com o nome dos noivos, chaveiros dentre outros. Se o casal preferir, pode colocar no checklist do casamento alguma lembrancinha que seja a cara do casal e remeta, por exemplo, à bandeira LGBT.

Questões delicadas sobre casamento LGBT: Como agir

Além de todas as questões que envolvem organizar um casamento LGBT, há outras que se relacionam com a aceitação da família, lista de presentes, convidados e, o mais complicado deles: o preconceito. Por isso, veja algumas orientações sobre como agir nestes casos.

Convites para familiares

Em qualquer casamento, a lista de convidados deve ser exclusiva dos noivos. Contudo, em um casamento gay ou lésbico, tende a ser mais fácil selecionar quais familiares farão ou não parte da festa. Na dúvida, considere apenas aqueles que fizeram ou fazem parte da vida do casal. Além disso, atente-se de não convidar quaisquer pessoas que se opõem a esse tipo de união, mesmo que de forma moderada.

Acredite, mas fazendo isso, você evita surpresas desagradáveis.

Explore | Melhor site de casamento do Brasil

Ausência de pessoas importantes

Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não concordam, assimilam ou apoiam a união LGBT. Dentre elas, pais, familiares ou pessoas próximas. Se mesmo ciente disso,você optar por tê-las na cerimônia, é preciso se preparar para uma recusa.

Por outro lado, ao convidá-las, aproveite o momento para demonstrar sua intenção. Demonstre e diga o quanto gostaria que ele ou ela fizessem parte, mas não se lamente se a resposta não for a que você gostaria. Afinal, a celebração acontecerá de qualquer jeito!

Traje para casamento LGBT

espaços para casamento no campo em sp (2)

Ainda que haja uma definição menos clara de moda masculino e feminina nos tempos atuais, isso não impede dos noivos escolherem o traje em um casamento homoafetivo. Para isso, apenas leve em conta as diferentes opções conforme o estilo dos seus convidados.

Por exemplo, há lésbicas que não se sentem à vontade em vestidos ou gays com preferências por roupas mais femininas. Seja flexível quanto a isso e dê outras sugestões, mesmo que não abra mão do estilo do traje.

Nome nos convites de casamento LGBT

Por último, ao elaborar o convite de casamento, coloque a ordem do nome dos noivos como preferirem. Ao subscrevê-los, também não é necessário seguir  nenhuma regra específica. Por exemplo, colocar o nome do homem antes do da mulher, para um casal heterossexual.

casamento lgbt como organizar

Lista de presentes LGBT

Casais heterossexuais ou homoafetivos que já moram juntos, costumam passar pela mesma situação ao montar a lista de casamento. Ou seja, ganhar itens repetidos, sem conexão com o casal ou mesmo  Por isso, a melhor forma de evitar presentes indesejados é montar a sua lista de presentes online com a Lejour e ter total liberdade para o resgate.

Organizar um casamento LGBT é muito mais fácil com a Lejour

E aí, o que achou do nosso guia para organizar um casamento LGBT incrível? Pois não há outra forma de terminá-lo sem deixar a melhor dica para qualquer união: iniciar o planejamento do grande dia com o site de casamento Lejour.

Não perca mais tempo e compartilhe cada detalhe com seus convidados, organize sua lista de presentes e acompanhe a confirmação dos convidados.

Comece agora mesmo e faça desse momento uma lembrança para toda a vida!

Posts relacionados
Como organizar um casamento LGBT
casamento gay

Guia definitivo para organizar um casamento LGBT inesquecível: Dicas, orientações e cuidados

Organizar um casamento LGBT exige atenção extra em alguns pontos para transformar o momento em uma experiência memorável. Confira as dicas.
presentes modernos para casamento
lista de casamento

Presentes modernos para casamento: 7 ideias para surpreender os apaixonados por tecnologia

Veja como pedir presentes modernos de casamento e deixar a sua lista com um ar muito mais incrível e funcional para os noivos.
Capa mudança no visto americano
casamento

Mudanças no visto americano: Regras para 2025 afetam casais que sonham com o altar nos EUA

Com as mudanças no visto americana que valerão a partir de 2 de setembro de 2025, noivos brasileiros precisam de atenção extra. Veja quais!
espaços para casamento no campo em sp
casamento no campo

Espaços para casamento no campo: descubra lugares ideais em SP

Espaços para casamento no campo: saiba dicas, melhores meses, lugares e preços em SP. Planeje seu evento com a ajuda especial da Lejour!
Como organizar um casamento LGBT
casamento gay

Guia definitivo para organizar um casamento LGBT inesquecível: Dicas, orientações e cuidados

Organizar um casamento LGBT exige atenção extra em alguns pontos para transformar o momento em uma experiência memorável. Confira as dicas.
presentes modernos para casamento
lista de casamento

Presentes modernos para casamento: 7 ideias para surpreender os apaixonados por tecnologia

Veja como pedir presentes modernos de casamento e deixar a sua lista com um ar muito mais incrível e funcional para os noivos.