Casamento homoafetivo | Dicas para organizar e lindas inspirações

Confira todas as dicas, da burocracia às inspirações, para realizar o casamento homoafetivo com todo amor e carinho que vocês merecem!

Antes de mais nada, com o avanço das leis brasileiras, muitos fornecedores passaram a abrir e receber com amor os casamentos homoafetivos. Sendo assim, confira fornecedores para te ajudar nessa data tão especial!

Casamento homoafetivo - Kuguio Fotografia
Clique aqui para conhecer o fotógrafo deste casamento homoafetivo!

Em primeiro lugar, para Maria Rezende, celebrante do Casar Com Poesia, os casamentos homoafetivos não diferem em nada dos casamentos dos casais héteros.

“Amor é amor de qualquer forma. O que muda em uma cerimônia laica, na maioria das vezes, é a maneira como eu costuro a história do casal com as poesias. É uma forma de deixar essa ocasião tão importante mais personalizada, de acordo com o perfil dos noivos ou noivas, sejam eles mais tímidos, formais, românticos e outros”, conta a celebrante.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre o casamento homoafetivo

Desde quando o casamento homoafetivo é permitido no Brasil?

Antes de mais nada, em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que pessoas do mesmo sexo poderiam constituir uma família. Todavia, os casais LGBTQIA+ não possuíam nenhum direito referente ao casamento homoafetivo, ou seja, não era um casamento verdadeiro, como nós conhecemos quanto os heteroafetivos. Mas, em 2013, no dia 14 de maio, por meio da Resolução 175, publicada pelo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o casamento homoafetivo passou a valer de verdade em solo brasileiro.

Como funciona a questão de união estável e comunhão de bens em um casamento homoafetivo?

Primordialmente, os casais do mesmo sexo têm direito ao casamento civil e à conversão de união estável em civil. Além disso, a resolução de 2013 estabelece que tabeliães e juízes são terminantemente proibidos de se recusar a registrar qualquer união desse tipo. Quanto à comunhão de bens, o casal precisa escolher um regime, sendo eles com Comunhão Universal de Bens; Comunhão Parcial de Bens; Separação Total de Bens; e Participação Final nos Aquestos.

Como funciona, de fato, o casamento homoafetivo no cartório?

Antes de mais nada, é importante se planejar, pois o pedido de casamento homoafetivo deve ser feito com, pelo menos, 30 dias antes da data escolhida pelo casal no cartório mais próximo à residência deles. Com toda a documentação em dia, é só comparecer ao local, que geralmente costuma ter uma sala de casamentos. Lá, todos os noivos, noivas, convidados e padrinhos se reúnem, porém, a quantidade máxima de padrinhos pode variar de acordo com cada cartório. Quer saber quanto pode custar um casamento e ver quais as suas possibilidades financeiras? Use a Calculadora do Casamento Lejour e descubra!

Dicas para realizar o casamento homoafetivo

Nesse sentido, confira as principais dicas que separamos para te ajudar na realização do casamento homoafetivo!

Planejamento é o caminho

Primordialmente, o casal que optar por uma cerimônia feita por um o uma celebrante e com festa ou recepção aos convidados precisa de um bom planejamento. Em primeiro lugar, é necessário fazer a parte do cartório, com a entrada do pedido e os documentos necessários. Após isso, o casal já tem como alinhar também as datas dos fornecedores e do celebrante da ocasião.

“A gente, enquanto celebrantes, podemos ajudar bastante o casal, em diversas áreas. Os noivos ou noivas precisam contar as expectativas que têm, para que tudo possa estar perfeito no dia”, diz Lucia Amaral, celebrante do Celebrar e Festejar.

Casamento homoafetivo Kuguio Fotografia
Procure indicações de profissionais que já realizaram casamentos homoafetivos, para que se sinta mais confortável e feliz nessa ocasião tão importante. Foto: Casar com poesia.

Afinidade? Sempre!

Em primeiro lugar, o casal Jacob Hyzer e Lucas Lobato, que celebrou a união recentemente, a palavra chave é conexão. É preciso ter afinidade com as pessoas que estão ajudando a cerimônia acontecer.

“Uma coisa que a gente indica, porque não fizemos, foi fazer as coisas com mais antecedência. Porém, focamos em conversar com as pessoas e sentir a energia delas, para ver se temos uma ligação com ela, já que foi um momento tão importante das nossas vidas”, conta Lucas.

casamento homoafetivo homens
Conexão entre o casal e também para escolher os fornecedores! Foto: Freepik.

Procure indicações e pesquise bastante

De acordo com as celebrantes, o mais importante é encontrar profissionais, fornecedores, empresas que estejam abertas para ouvir a história do casal. Um casamento precisa ser verdadeiro e confortável para quem está selando a união, ainda mais um casamento homoafetivo, que, com certeza, possui diversas histórias de preconceitos, lutas e desafios pelo caminho.

Nesse sentido, o ideal é que o casal procure por indicações de amigos, pesquise em perfis nas redes sociais das empresas de vários seguimentos e peça opinião de cerimonialistas sobre fornecedores que já fizeram celebração ou têm experiência em fazer casamentos para a comunidade LGBTQIA+.

“É importante que as pessoas que estão se unindo, e que querem celebrar a história deles com as pessoas que mais amam, se sintam seguras, amparadas e confortáveis com toda a equipe envolvida na festa”, diz Lucia.

Segundo Lucas, eles pediram indicação, do próprio espaço que fecharam para realizar o evento, de fornecedores que tivesse experiência em casamento homoafetivo. Além disso, eles escolheram a celebrante primeiro e, depois, foram partindo para outras áreas.

“Acho que a maior dica que posso dar é escolher bons fotógrafos e pessoas do vídeo, não economizar, investir nisso, pois o resultado final depois faz toda a diferença. Nós dois estamos encantados com o trabalho dos profissionais que escolhemos”, reforça Lucas.

banner checklist da noiva

Esperança e representatividade

Juntamente com o processo de diálogo e compreensão dos direitos homoafetivos, Lucia afirma que cada vez mais as pessoas estão abrindo o coração para as uniões de pessoas do mesmo sexo.

“Quanto mais a gente puder celebrar esse amor e os casais realizarem essas datas marcantes, mais coragem e inspiração outras pessoas terão para assumirem e demonstrarem seu amor por quem quer que seja”, afirma a celebrante.

Representatividade casamento homoafetivo
O reconhecimento do casamento homoafetivo no Brasil reflete o caminho para a representatividade. Foto: Freepik.

Por isso, é muito importante marcar, sim, esse casamento homoafetivo com uma festa, um micro, mini wedding, com decoração de acordo com o gosto dos noivos e noivas, com muita música, comida gostosa e tudo mais que puder e estiver dentro do orçamento.

Conheça 10 fornecedores que podem realizar seu casamento homoafetivo

Espaço rústico perto de São Paulo

Um dos poucos espaços rústicos em meio a natureza localizado em São Paulo. Conta com ótimo custo benefício e é muito procurado por casais que sonham em ter uma  cerimonia ao ar livre, em meio a um bosque. 

Maison Saint Germain
Clique aqui e conheça este espaço de casamentos no campo.

Espaço rústico em Mairiporã

Antes de mais nada, espaço rústico localizado em Mairiporã, perfeito para elopements, recepções intimistas e mini weddings ao ar livre. Nesse sentido, a casa em meia à serra da Cantareira com suas belas paisagens, ainda conta com gastronomia própria e artesanal.

espaço Quinta da Canta
Clique aqui para solicitar um orçamento a este espaço!

Verde e romantismo ao ar livre

Localizado em Valinhos,  o espaço possui capela com deck, piscina com cascata e amplo jardim.  A casa permite cerimônia e festa ao ar livre de frente para o lago, cercada de natureza e belas paisagens para as fotos do casal.

Villa Alba Espaço Casamento
Clique aqui para conhecer este espaço de casamentos.

Boa gastronomia para os convidados

A empresa proporciona um serviço gastronômico para apreciadores e amantes da boa comida. Acreditam  que a gastronomia é uma forma de manifestação cultural. A gastronomia transfere seus saberes entre gerações. 

Sante Gastronomia
Clique aqui para solicitar um orçamento a esta empresa de gastronomia!

Gastronomia clássica

Primordialmente, oferece o mais alto nível de excelência nos serviços, prezando por cada detalhe, com uma equipe gabaritada para atender com eficiência, com cardápios personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Pita Gastronomia
Agende sua degustação! Clique aqui.

Gastronomia com alma

Antes de mais nada, a chef de cozinha especialista em eventos sociais e corporativos, com mais de 25 anos, serve os mais exigentes paladares.

Chef Sandra Romancini
Clique aqui para agendar uma degustação!

Decoração impecável

Empresa de decoração e Assessoria localizada em Mogi das Cruzes com excelente custo benefício, que visa tornar o seu grande dia  numa experiência inesquecível. 

Evidence Decoração
Clique aqui para solicitar um orçamento de decoração de casamento.

Decoração com criatividade

Antes de mais nada, uma empresa criativa com foco em Decoração e Cenografia de eventos que possui um estilo marcante criando ambientes exclusivos e elegantes. Sendo assim, elaboram projetos personalizados de acordo com cada casal para casamentos sofisticados.

Joie decorações de casamento
Clique aqui e agende uma visita a esta empresa de decoração!

Assessoria atenciosa e especializada

Com muita paixão pelo que fazem, a equipe de profissionais vai transformar todos os seus sonhos em uma festa de casamento que vai encantar a todos.

Ruth Ravaglia Assessoria de casamento
Agende uma conversa com esta assessoria de casamentos clicando aqui!

Fotografia com alma

Antes de mais nada, deixe a sua história de amor ser ilustrada e contada por uma equipe profissional de confiança e comprometida em superar suas expectativas. Nesse sentido, especializado no registro de casamentos, tem a oferecer a mais completa cobertura. 

kugio fotogragia casamento gay
Clique aqui para solicitar um orçamento a este fotógrafo de casamento.
Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade. E, cada vez mais, buscamos maneiras de trazer inclusão e representatividade de várias formas para os nossos serviços, buscando a satisfação plena de todos os clientes.

Nós podemos ajudar em sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.

banner painel Lejour

Veja também:

Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

Decoração de casamento | 5 dicas incríveis para realizar a sua

Lua de mel no Brasil | Conheça 13 lugares paradisíacos para sua viagem

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados