Categorias
Search
Close this search box.
Babi Nascimento Celebrante

Casamento gay: como realizar a cerimônia dos seus sonhos

Veja as dicas para fazer um casamento gay e conheça fornecedores que realizam cerimônias homoafetivas e celebram o amor de todas as formas!

Antes de mais nada, cada vez mais, a comunidade LGBTQIA+ está conquistando seus direitos, entre eles a liberdade de poder celebrar o amor ao lado de quem escolheu para viver a vida junto. Sendo assim, veja todas as dicas para fazer um casamento gay e confira também fornecedores que realizam cerimônias homoafetivas e celebram o amor de todas as formas.

Casamento Gay no Brasil
O casamento gay é permitido no Brasil desde 2013. Foto: Nós em Palavras
checklist casamento

Principais dúvidas sobre o casamento gay no Brasil

É permitido o casamento gay no Brasil?

Antes de mais nada, a resposta é sim! O casamento gay passou a ser realizado em cartório a partir de 2013 e, apesar de não ser lei, os casais LGBTQIA+ têm seus direitos assegurados. Como é uma lei ainda muito recente, muitas vezes, ao preencher os formulários do cartório, o casal ainda se depara com os termos ‘noivo e noiva’. “No entanto, aos poucos, esse cenário está mudando e os documentos estão sendo alterados para ‘nubente 1’ e ‘nubente 2′”, afirma Fernanda Villares, celebrante da Nós em Palavras.

Como começar a planejar o casamento gay legalmente falando?

Primeiramente, o casal precisa dar entrada de um pedido de habilitação de casamento, no Cartório de Registro Civil mais próximo de suas residências, na companhia de duas testemunhas maiores de idade. É preciso apresentar o RG ou CNH original de todos os presentes no dia, fora a certidão de nascimento das pessoas que irão se casar. O importante é se planejar, pois o pedido deve ser feito com, pelo menos, 30 dias antes da data escolhida pelo casal. Quer saber quanto pode custar um casamento e ver quais as suas possibilidades financeiras? Use a Calculadora do Casamento Lejour e descubra!

O casamento gay também pode ser feito na Igreja?

Primordialmente, as cerimônias com cunho religioso variam de acordo com a crença. A igreja católica, por exemplo, não abençoa uniões de pessoas do mesmo sexo, apesar de discursos recentes do Papa Francisco a favor da união civil de casais homoafetivos. Existem algumas igrejas evangélicas, como a Comunidade Cidade de Refúgio, que realizam cerimônias gays.

Quais são as dicas para começar a planejar um casamento gay?

Como qualquer casamento, seja ele hétero ou homoafetivo, as dicas são as mesmas. Após o noivado, o ideal é que o casal comece a entender quais são os desejos que gostariam de realizar e quais são os fornecedores que podem lhes ajudar nessa jornada.
Confira o Checklist do casamento Lejour. para ajudar na organização de todos os detalhes!

Amor em todas as formas

Antes de mais nada, é preciso celebrar o amor em todas as suas formas. Sendo assim, essa é a filosofia que, cada vez mais, o universo bridal está avançando e abraçando diversos casais homoafetivos. Por isso, é importante ressaltar que o processo de planejamento de uma cerimônia é igual para todos, o que muda mais é a parte religiosa.

Casamento comunidade LGBTQIA+
As lutas da comunidade LGBTQIA+ avançam e o mercado de casamentos também está ampliando seus horizontes para o casamento gay. Foto: Casamento Colorido.

Existe alguma diferença em relação às o casamento gay e um casamento heteroafetivo?

Primeiramente, para Fernanda Villares, celebrante da Nós em Palavras, não há diferenças entre as cerimônias – ou pelo menos não deveria ter. Geralmente, a única dúvida que alguns casais costumam ter é quem entrará primeiro e esperará o(a) outro(a) no altar.

“A verdade é que em qualquer cerimônia só se deve seguir os protocolos que façam sentido para você. Portanto, podem escolher entrar juntos(as), ou sozinhos(as) vindo de direções opostas ou podem definir quem entrará primeiro, não há regra. O importante é que o casal esteja confortável e feliz”, responde Fernanda, sobre o casamento gay.

Homens gays casamento
A escolha do celebrante é importante quando se trata de um casamento gay. Ela ou ele será a pessoa que vai contar, celebrar e selar a união dos noivos, com um discurso emocionante para os convidados. Foto: Casamento Colorido.

“Como Celebrante, meu material mais valioso são as histórias de amor que cada casal traz. Todas as celebrações que eu escrevo e conduzo partem de longas conversas com os noivos/noivas para conhecê-los a fundo, para conhecer suas trajetórias juntos e assim poder criar um ritual com significado real para eles/elas”, ressalta Ilana Reznik, celebrante da Casamento Colorido.

Nesse sentido, Ilana se lembra de um convite que recebeu para participar de um evento do mercado de casamentos, especializado em uniões homoafetivas. Depois que passou pelo evento, ela diz que a grande conclusão que tirou é que não há – ou não deveria haver – diferença entre casamento gay ou heteroafetivo.

“Acho que o grande avanço nesse sentido não é tratá-los de maneira diferente e sim da mesma maneira com que se trataria qualquer outro casal que se ama e escolhe celebrar o seu amor”, reforça a celebrante do Casamento Colorido.

Como lidar com a família em um casamento gay?

Apesar de vermos cada vez mais histórias felizes, muitos membros da comunidade LGBTQIA+ ainda carregam histórias tristes em relação à ‘aceitação’ de seus familiares. O importante de ter um(a) celebrante para um casamento gay é que ele ou ela conheça a história do casal, para abraçá-la a relação em sua totalidade, com as conquistas, as alegrias e também as dores.

“O celebrante vai poder contar sua história de amor com carinho, cuidado, respeito e leveza, fazendo com que sua cerimônia seja um momento de muita alegria”, reitera Fernanda.

ebook01

Emoção mais intensa

Frequentemente, a emoção aflora com mais intensidade em casamentos gays, pois, é inegável que ainda temos diversos episódios de preconceitos. Sendo assim, com certeza, muitos dos casais LGBTQIA+ que escolhem se casar já tiveram que vencer muitas batalhas para chegar no altar. Isso, muitas vezes, se reflete numa emoção mais intensa na hora da cerimônia. 

“Sinto que, para além da alegria dessas duas pessoas terem se encontrado e quererem seguir juntas, há também um sabor de vitória maior. De resistência. De coragem de se afirmarem como família, mesmo num mundo que muitas vezes não as reconhece como tal. Há casais cujos pais não comparecem ao casamento por não aceitarem sua orientação sexual. Isso também abre toda uma gama de emoções particulares que um casal heteroafetivo não consegue mensurar”, explica Ilana.

Casamento homoafetivo mulheres com buquês
Quanto às entradas, trajes, buquês e vários outros detalhes, o casal homoafetivo precisa decidir pelo mais faz com que os noivos se sintam à vontade e felizes. Foto: Nós em Palavras.

Como encontrar o/a celebrante para o meu casamento?

Antes de mais nada, as celebrantes afirmam que, hoje em dia, há alguns perfis no Instagram dedicados exclusivamente a falar sobre casamentos homoafetivos. Assim é possível conhecer alguns fornecedores indicados para fazer um casamento gay. Porém, não se limite!

Agora, veja 6 dicas para encontrar o/a celebrante perfeito/a.

  1. Procure um/uma celebrante que fale do amor de uma forma em que você acredita. 
  2. É preciso gostar do estilo do/da celebrante e então marcar com ele/ela um bom bate-papo. 
  3. Nessa conversa, tente perceber se a pessoa está confortável ou não em falar da sua relação. 
  4. Ver se ele/ela já celebrou um casamento homoafetivo também é um bom indício. 
  5. Peça para ver vídeos da cerimônia para entender melhor como funciona. 
  6. Dê uma olhada nas redes sociais do/da profissional, para entender como a pessoa se posiciona em datas importantes para a comunidade LGBTQIA+.

Como pensar nos fornecedores de um casamento gay?

Assim como o casamento hétero, o casamento gay precisa de planejamento! Por isso, é importante se atentar às datas, procurar os fornecedores que estejam abertos para conversar sobre a cerimônia e que realizem todos os desejos do casal, sem contar, especialmente, do orçamento, para que todos os itens da lista de planejamento estejam dentro do que os noivos podem pagar.

Além disso, vai do critério dos noivos, conforme as escolhas deles. Por exemplo, uma cerimônia na praia, uma recepção mais voltada para um mini wedding ou micro wedding, uma decoração mais rústica… É preciso que o casal sente e converse bastante, antes de tomarem qualquer decisão ou de começarem a organizar o casamento.

Site de casamento e Lista de presentes

Antes de mais nada a escolha do site de casamento e lista de presentes é fundamental para ajudar os convidados e organizar o casamento. Nesse sentido, a Lejour possui listas super atrativas para todos os gostos e estilos de casais!

Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de casamento.

ebook 2

Veja também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Confirmação de presença no casamento | Forma rápida e prática de fazer

Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.