Categorias
Search
Close this search box.
celebrante de casamento

Cerimônia de casamento: conheça 8 tipos de rituais para se inspirar

A cerimônia de casamento pode ser de diferentes formatos seguindo ou não um estilo religioso. Confira 8 rituais que separamos para inspirar!

Antes de mais nada, a cerimônia de casamento pode ser de diferentes formatos seguindo ou não um estilo religioso, ela pode ser simples ou seguir algum ritual diferente para deixar o momento ainda mais especial!

Cerimônia de casamento Renato Dumas
Celebrante de casamento. Foto: acervo Renato Dumas.

Primeiramente, a cerimônia de casamento pode ser tradicional, simples e até mesmo possuir rituais místicos. Porém, toda cerimônia carrega a mensagem de celebrar o amor, a união e a vida a dois sempre com a proposta de encher os corações dos convidados e, em alguns casos, vir com surpresas capazes de tirar suspiros e lágrimas de todos os presentes.

banner site casamento 2

Principais dúvidas sobre cerimônia de casamento

Como é realizada a cerimônia de casamento?

Primeiramente, vale destacar que cada cerimônia é única. Não dá para copiar. Cada casal tem sua história, sua essência e é no casamento que tudo de mais lindo e emocionante acontece. Haja coração!

Todavia, a cerimônia de casamento pode ser feita em uma igreja, na praia, no campo ou em qualquer outro lugar que o casal desejar. Além disso, não necessariamente precisa ser uma cerimônia religiosa, ela pode simplesmente seguir um ritual que o casal goste.

Ela pode ser regida por um líder religioso ou até mesmo um celebrante de casamento. Depois da entrada de todos, é feita uma introdução, geralmente, com mensagens sobre o amor, respeito, fidelidade e por aí vai.

Na hora dos votos de casamento, os noivos leem cada um seus votos e é aqui que acontece o ápice da emoção da cerimônia. Afinal, é nesse momento que o casal divide com os convidados um pouco de suas particularidades e compartilham seu amor publicamente.Cerimônia Foto Orlando Soares

O que dizer em uma cerimônia de casamento?

Antes de mais nada, existem vários estilos e modelos de cerimônia, é preciso que cada texto desenvolvido seja único e especial. A dica é conversar bastante com o celebrante, contar a história de amor dos noivos e ele irá preparar um texto que toque o coração de todos. Juras de amor, história do casal, frases de poetas, tudo isso pode ser utilizado no discurso.

Quanto custa uma cerimônia de casamento?

Primeiramente, o custo da cerimônia está relacionado a todo o planejamento e organização do casamento. Mas com a Calculadora do Casamento Lejour você pode determinar o orçamento e saber quanto quer e pode investir em cada fase da preparação para o casamento.

Quanto tempo dura a cerimônia de casamento?

Antes de mais nada, não existe um tempo exato, mas a cerimônia deve durar no mínimo 45 minutos e no máximo uma hora. Menos que isso pode deixar muito acelerada e mais que esse tempo os convidados podem ficar impacientes.

Quais são os tipos de cerimônia de casamento?

São basicamente três tipos de cerimônias:

  • Civil
  • Religiosa
  • Simbólica

Cerimônia de casamento passo a passo

Primordialmente, Ricardo Rehder, celebrante de casamento, explica como acontece a cerimônia de casamento simbólica.

Foto Marina Maeda
As alianças são ato simbólico da celebração do casamento.

“O celebrante recebe os noivos no local da celebração do casamento (altar ou similar), agradece a presença e dá boas-vindas a todos os presentes. Feito isso, ele profere um pequeno discurso alusivo ao casamento, seu significado, importância e responsabilidades. Orienta os votos nupciais, coordena a entrega das alianças e encaminha os noivos para cumprimentar os pais e padrinhos. Tudo isso sem ligação direta com religião e sem valor jurídico”.

Roteiro
  • Entrada
  • Noivo e mãe do noivo
  • Pai do noivo e mãe da noiva
  • Casal de padrinhos (aqui segue de acordo com o número de padrinhos que o casal tiver)
  • Florista, daminha ou pajem
  • Noiva e pai da noiva

Como deve ser elaborada a mensagem da cerimônia de casamento?

Para o reverendo Renato Dumas, a mensagem que será transmitida ao casal durante a cerimônia deve ser muito bem preparada, a fim de orientá-los sobre o verdadeiro significado do casamento.

Renato Dumas celebrante de casamento
A mensagem transmitida durante a cerimônia é fundamental. Se você foi convidado a celebrar o casamento de amigos, vale a pena conhecer o treinamento Celebrante Por Um Dia.

“Geralmente, a partir de um texto bíblico, de uma poesia ou de uma literatura que fale sobre amor e vida a dois, a partir disso o celebrante encontra inspiração para expor suas dicas, orientações e ideias sobre o significado do amor e da vida a dois, inspirando o casal a se entregar de “corpo, mente, coração e alma”, à beleza de uma jornada de vida acompanhada por uma pessoa que traz um novo significado, uma nova inspiração à sua existência”, explica.

Ainda, segundo o reverendo, essa mensagem precisa leve, instigante, inspiradora ou desafiadora, nunca negativa. 

“Uma mensagem de casamento relevante é aquela que levará o casal a pensar sobre sua jornada, inspirando-os a uma transformação diária em nome do amor”, completa Renato.

Cerimônias e rituais

Antes de mais nada, são muitos os tipos de cerimônia de casamento, eles vão desde o clássico até mesmo cerimônias alternativas que são consideradas verdadeiros rituais. Algumas delas são:

Hellen Nogueira Assessoria de Casamento
Vale a pena escolher o tipo de cerimônia que tenha a ver com o casal.
  • Areias
  • Árvore
  • Balões
  • Caixa de vinho
  • Cápsula do tempo
  • Filtro dos sonhos
  • Velas
  • Daruma

8 tipos de rituais de cerimônia de casamento para se inspirar

1. Cerimônia das areias

Primeiramente, um vaso simboliza a família que será construída pelo casal, nele, os noivos colocam areia colorida que representa os pais e os padrinhos, elementos importantes na construção de uma família. Nesse sentido, a mistura das areias simboliza o nascimento de uma nova família com seus valores. Ou seja, uma vez misturadas, unidas para sempre.

Cerimônia das areias
As areias unidas representam o nascimento da família.

2. Cerimônia da árvore

Primeiramente, neste tipo de cerimônia, os noivos plantam uma árvore em um vaso durante a celebração. Nesse sentido, o ritual simboliza a fertilidade, o cultivo do amor, a união do casal e a prosperidade. Cultivando a árvore o casamento será cultivado.

Cerimônia da árvore
Ritual que simboliza a fertilidade, o cultivo do amor.

3. Cerimônia dos balões

Em primeiro lugar, simples e bonita é a cerimônia de casamento com balões. Nesse sentido, na entrada do evento cada convidado recebe um balão com gás hélio. Durante a cerimônia, em determinado momento, o celebrante pede para que os convidados vibrem pensamentos e energias positivas para o casal. Depois disso, os convidados devem soltar os balões ao vento.

cerimônia dos balões, orlando soares
Foto: Orlando Soares.

4. Cerimônia da caixa de vinho

Assim como o vinho que, com o passar o tempo fica melhor, mais encorpado e saboroso, o casamento também pode seguir essa mesma proposta. Por isso, a cerimônia de casamento da caixa de vinho é tão especial.

Cerimônia caixa de vinho
Casamento como vinho, melhor com o tempo.

Durante a cerimônia, o celebrante coloca uma garrafa de vinho dentro de uma caixa juntamente com cartas escritas pelos familiares e pessoas mais próximas dos noivos, entre elas, os pais, padrinhos, amigos e, inclusive pelos noivos, ou seja, cada um escreve uma carta para o outro e então essa caixa de madeira é fechada com um cadeado.

Há quem diga que o ideal é abrir a caixa somente nas Bodas de Madeira (5 anos de casamento), mas não existe uma regra para isso. Sendo assim, o importante é que ao abrir a caixa e fazer a leitura de cada carta o casal possa celebrar o casamento, recordar aquele dia tão especial e se emocionar com as mensagens das cartas de pessoas tão queridas.

banner lista casamento 2023

5. Cerimônia da cápsula do tempo

Primeiramente, um ritual simples, porém com uma simbologia enorme, que pode ser feito em todo tipo de cerimônia de casamento. Sendo assim, os familiares, amigos e convidados dos noivos escrevem mensagens de felicitações e depositam na cápsula do tempo que pode ser uma caixa de madeira ou um recipiente de vidro.

Posteriormente, as mensagens podem ser lidas somente depois da primeira boda de casamento. Sendo assim, se o casal resistir à curiosidade, a cápsula do tempo pode ser aberta na celebração de 5 ou 10 anos de casamento e trazer memórias incríveis de um dia inesquecível.

6. Cerimônia do filtro dos sonhos

A princípio, o filtro dos sonhos surgiu a partir da cultura indígena norte-americana, que acreditava em seu poder de filtrar as energias e deixar somente que os sonhos positivos “entrasse” no ambiente. Além disso, o filtro dos sonhos também é conhecido por trazer sorte e sabedoria para quem o tem.

Cerimônia Filtro dos sonhos
Moderna e repleta de significado.

Sendo assim, na cerimônia de casamento o filtro dos sonhos é finalizado pelos próprios convidados que aos poucos vão colocando seus votos para o casal em cada uma das fitas. Depois é só utilizá-lo como objeto de decoração na casa nova.

7. Cerimônia das velas

Primeiramente, durante a cerimônia de casamento os pais dos noivos acendem cada um uma vela e entregam para seus filhos. Nesse sentido, os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira vela, que representa a nova família que está começa a ser construída.

Cerimônia das velas
Ritual que simboliza o início da família.

Por fim, esse ritual simboliza a união de duas famílias e o começo de uma nova família, o casal.

8. Cerimônia Daruma

Antes de mais nada, o Daruma é um amuleto/talismã inspirado no monge Bodhidharma, que reza a lenda, atingiu seu estado de iluminação depois de meditar por nove anos. Nesse sentido, para conseguir isso sem adormecer, ele arrancou as próprias pálpebras. Por isso, o Daruma é considerado um símbolo de disciplina, determinação, encorajamento e dedicação. A mensagem do ritual na cerimônia de casamento é: manter o foco para alcançar os sonhos.

Cerimônia Daruma, Maeda Fotografia
Créditos: Marina Maeda Fotografia.

Sendo assim, na cultura oriental ele representa a perseverança, traz boa sorte, felicidades, saúde, longevidade, fortuna, prosperidade, amor e harmonia.

Símbolo Daruma casamento
Foto: Nao Yuasa – Pixabay.

Em seguida, na cerimônia, os casais pintam o primeiro olho do boneco mentalizando os planos futuros, os sonhos. Nesse sentido, as bodas de papel, primeiro aniversário de casamento, os casais devem pintar o segundo olho, o que representa a celebração das conquistas daquele primeiro de casados.

Mensagem para cerimônia de casamento

A preparação de uma cerimônia de casamento exige alma, criatividade, empatia e envolvimento, não apenas com o casal, mas também com sua história de amor. Nesse sentido, para o reverendo Renato Dumas, a pessoa que for celebrar o casamento precisa se envolver com as particularidades de cada um dos noivos.

Mensagem para celebração de casamento
Foto: Renato Dumas.

Sendo assim, a proposta é que a cerimônia expresse verdadeiramente quem eles (casal) são.

“A cerimônia de casamento precisa ter a cara do casal, se não for assim, ela não será autêntica, nem poderá ser considerada uma cerimônia personalizada. Por isso, desde a primeira reunião, a interação precisa ser permeada por um diálogo aberto, sem imposições, pois a troca é o mais importante na construção de uma celebração marcante e verdadeiramente única”, conclui o reverendo.

banner lejour Fastshop
Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 90 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop. 

Veja também:

RSVP | Como fazer os convidados confirmarem presença?

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Lista de presente online | 10 dicas úteis para criar a sua

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.