Antes de mais nada, Casamento às cegas é um Reality Show da Netflix, derivado da versão norte-americana Love is Blind, do mesmo serviço de streaming. Sendo assim, o programa, que tem como enredo unir casais sem que tenham contato visual prévio, teve sua primeira temporada lançada em outubro de 2021, e a segunda em janeiro de 2023.
Primeiramente, no reality, os participantes se conhecem apenas através da voz. Eles se separam por cabines e conversam, mas sem ter qualquer contato visual e físico. Aqueles que conseguem criar uma conexão diferente podem propor casamento e seguir as próximas fases do programa, que envolvem uma lua de mel, depois morar juntos e, enfim, se casar. Enfim, a resposta final do casamento só é dada no altar.
Principais dúvidas sobre casamento às cegas
Antes de mais nada, o programa é apresentado pelo casal Camila Queiroz e Klebber Toledo e conta com dez competidores principais, que formarão 5 casais. Nesse sentido, os participantes se conhecem apenas pela voz, separados por cabines, e podem propor casamento se sentirem uma conexão diferente. Após proporem casamento e aceitarem, vão para lua de mel, moram juntos e finalmente ao altar dizer se efetivamente aceitam se casar ou não.
Primordialmente, dos 5 casais que se formaram no reality, veja como estão:
1. Carol e Hudson: se casaram, porém separaram após um tempo;
2. Luana e Lissio: se casaram, mas divorciaram em novembro de 2022;
3. Ana Prado e Shay: disseram não no altar e foram os participantes mais polêmicos, envolvidos em brigas durante e após o programa;
4. Dayanne e Rodrigo: disseram não no altar, um dos principais embates dos dois foi em relação à dinâmica de dividir a mesma casa: enquanto Day era mais bagunceira, Rodrigo pregava organização;
5. Nanda e Thiago: casaram-se, porém a relação acabou após um tempo. Nanda se relacionou com outro participante, o Mack, e hoje eles têm um filho fruto da relação.
Antes de mais nada, confira os casais que se formaram na segunda temporada do reality e o que aconteceu.
1. Verônica e William: chegaram ao altar, Verônica disse sim e William não. A polêmica que gerou em cima disso foi que a mãe do noivo não aprovou a relação, e por isso ele negou no altar;
2. Vanessa e Tiago: disseram não no altar. Tiago leu um texto se desculpando pela decisão;
3. Flávia e Robert: disseram sim no altar e estão juntos;
4. Thamara e Alisson: disseram sim, apesar do discurso do noivo ter deixado todos preocupados, pois dava a entender que seria outro desfecho;
5. Maíra e Guilherme: nem chegaram ao altar, terminaram antes mesmo da cerimônia, pois o noivo afirmou não ter sentimentos por ela.
Como funciona o Casamento às Cegas em 6 passos
O programa é dividido em 10 episódios, em que o público acompanha pessoas que querem viver um grande amor, se casar, mas estão frustradas com as maneiras tradicionais. Nesse sentido, recorrem ao reality para se propor à essa dinâmica diferente.
Entenda como funciona em 6 passos:
- Primeiramente são formados dois grupos, um de homens e outro de mulheres. Esses grupos serão encaminhados para cabines individuais e conversarão com todos os participantes do outro grupo, sem vê-los.
- É através destas conversas que o experimento social começa. Os participantes irão se conhecendo durante as conversas e quando se sentirem compatíveis, podem recusar cabines com os demais participantes. E o relacionamento começa a se desenvolver.
- Assim que a conexão começa a acontecer nas cabines, um dos participantes deve pedir a outra pessoa em casamento. Após o pedido ser aceito, poderão se ver pessoalmente pela primeira vez.
- Depois do primeiro encontro, casais formados seguem para uma viagem em que poderão se conhecer melhor, a lua de mel.
- Ao final da viagem, o casal vai morar junto em um apartamento oferecido pelo programa e começam a viver a rotina a dois.
- Após a convivência diária, se os casais decidirem finalizar a experiência, se casam em uma cerimônia e festa oferecidas pela produção do programa. No altar, é a última fase para dizer sim ou não.
Experimento social
Antes de mais nada, a proposta do programa Casamento às Cegas é construir relacionamentos amorosos profundos e sinceros, sem julgar pela aparência e sim o conteúdo.
Sendo assim, para a telespectadora Marina Valdes, 24 anos, paulistana, construir laços afetivos sem a parte visual é a fórmula de sucesso e o mais interessante do programa.
“O programa nos faz refletir sobre essência versus aparência. Estamos inseridos em uma sociedade em que os padrões visuais são mais importantes do que o que as pessoas têm emocionalmente para nos oferecer. E é exatamente essa essência que o reality propõe trazer à tona.”
Polêmicas do Reality
Primeiramente, as polêmicas que envolvem o reality Casamento às Cegas não param! Nesse sentido, na primeira temporada, além das confusões, o público criticou o elenco por não ser inclusivo: a maioria dos participantes tinham corpos esteticamente malhados. Sendo assim, na segunda temporada, o casting foi mais variado, porém contou com a polêmica de “gordofobia” do participante Paulo Simi Lopes com a participante Amanda Souza.
“O caso de Amanda mostrou o quanto ainda temos padrões sociais para quebrar. Paulo se envolveu com Amanda pelo conteúdo dela, seus valores, porém, ao ver que a moça não tinha o padrão de estética que ele esperava, deu uma desculpa e não quis seguir. Ficou nítido para quem estava assistindo que o fim tinha a ver com o corpo dela.”, conta Marina.
Nesse sentido, na segunda temporada, também, muitos participantes parecem terem ido somente para conquistar a fama e seguidores. Sendo assim, alguns personagens se destacaram no enredo, como Amanda, Thamara, Alisson, Verônica e Flávia, por se entregarem ao experimento.
Por fim, para Marina, os participantes da primeira temporada estavam mais dispostos e abertos ao experimento social:
“Como na primeira temporada as pessoas ainda não tinham dimensão do sucesso do programa e da fama que poderia proporcionar, acredito que estavam mais inseridos no experimento e realmente tentando construir conexões com seus pares. Tanto que temos mais casais que efetivamente deram certo na primeira do que na segunda temporada.”
Desfechos e mais temporadas
Por fim, para acompanhar o programa e seus desdobramentos, basta acessar na Netflix ou seguir no Instagram Oficial do programa, e aguardar pela terceira temporada, que já tem teaser oficial e deve ser lançada até meados de 2023.
Sobre a Lejour
Em resumo, a Lejour é uma plataforma gratuita criada com o objetivo de ajudar a organizar cada etapa de seu casamento. Por isso, oferecemos ao nosso público uma maneira simples e atrativa de criar sites de casamento e listas de presentes.
Veja também:
Casamento Jojô Todynho | Detalhes do evento e da separação
Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis
Lista de presentes: guia completo com tudo que você precisa saber