Certidão de casamento: tudo que você precisa saber para tirar a sua

Saiba como funciona o processo para a emissão desse importante documento que é a certidão de casamento. Documentos, valores e dicas!

Antes de mais nada, saiba como funciona o processo para a emissão desse importante documento que é a certidão de casamento

Certidão de casamento, como tirar
Certidão de casamento, documento civil fundamental. Foto: Pixabay.

Primeiramente, é importante destacar que oficializar a união civil é o primeiro passo de todo o processo do casamento e é por meio da certidão que a mudança no estado civil acontece.

Sendo assim, vamos te contar tudo que é necessário para emitir este documento.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre certidão de casamento

Como tirar a certidão de casamento?

Antes de mais nada, o casal deve solicitar o pedido de habilitação de casamento no civil, que resultará na emissão da certidão de casamento. Basta ir a um cartório de Registro Civil da sua cidade e apresentar alguns documentos essenciais para esse processo.
Para a emissão da certidão de casamento é preciso seguir algumas regras de regime civil como, por exemplo, entender que cada caso corresponde a um tipo de documento necessário para realizar o casamento civil. Veja abaixo como funciona:

Solteiros
Certidão de nascimento;
Comprovante de residência;
Duas testemunhas;
RG.

Divorciados que vão se casar novamente
Certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio.

Viúvos
Apresentação da certidão de casamento e óbito do cônjuge.

Noivos de outras nacionalidades
Certidão consular ou certidão de nascimento original, carimbada pelas autoridades do consulado brasileiro.

Quanto custa a certidão de casamento?

Primordialmente, o valor da certidão de casamento varia de acordo com cada estado e cidade. Em São Paulo, no 20º Cartório de Registro Civil, o custo do casamento civil em cartório é de R$ 458,31. É importante destacar que o custo pode variar, pois cada município tem sua tabela de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviço).
Confira a Calculadora do Casamento Lejour para planejar todos os custos do Grande Dia!

Quanto tempo antes agendar o casamento?

Trinta dias antes da data da cerimônia. Uma vez reunidos todos os documentos necessários, eles devem ser entregues no cartório para dar início ao processo de registro de duração. Esse processo corresponde a um prazo de aproximadamente 15 dias, definido por lei, onde será feito um levantamento para confirmar e atestar que ambos (o casal) não possuem nenhum vínculo conjugal que impossibilite a realização do casamento. Somente depois é emitida a certidão de casamento.

Dia do casamento no cartório e a certidão de casamento
Na data agendada, os noivos e as testemunhas (duas pessoas) maiores de 18 anos devem comparecer ao cartório para a realização da união civil. Depois de todo o processo de efeito do casamento civil o juiz de paz oficializa a união civil, o casal assina o livro de casamentos e recebe a certidão.
Confira o Checklist do Casamento para te ajudar em todos os preparativos!

Para que serve a certidão de casamento?

Antes de mais nada, a certidão de casamento serve comprovar a oficialização da união, ou seja, o casamento civil.
Entretanto, este documento é extremamente importante para realizar diversas atividades como a aquisição de imóvel, venda de algum bem do casal, registrar os filhos, entre outras questões civis que exigem esse tipo de documento.

Como emitir a certidão de casamento virtual?

Primeiramente, a certidão de casamento virtual só é emitida através da segunda via pelo site www.registrocivil.org.br. Nesse sentido, a primeira via da certidão é emitida de forma impressa pelo cartório no ato da realização do casamento civil.

Documento certidão de casamento civil emitido
Foto: divulgação Registro Civil.

Tipos de regime de união

Primeiramente, pela legislação brasileira existem três tipos de regime de união, são eles:

Comunhão parcial de bens: torna propriedade do casal tudo que for adquirido a partir da data de oficialização do casamento civil.

Comunhão universal de bens: unifica todos os bens do casal adquiridos antes ou depois da oficialização do casamento civil. Ou seja, todos os bens passam a ser dos dois.

Separação total de bens: qualquer bem adquirido, seja ele qual for, antes ou depois da oficialização do casamento civil é pertencente a cada cônjuge. Portanto, esses bens nunca serão divididos.

Certidão gratuita

Primeiramente, o casamento civil gratuito e a emissão da certidão de casamento são garantidos por lei, no artigo 1.512 do Código Civil Brasileiro. Porém, essa gratuidade só pode ser utilizada mediante a assinatura da Declaração de Hipossuficiência (Atestado de Pobreza).

Certidão gratuita de casamento
Certidão de casamento gratuita pode ser feita com atestado de pobreza. Foto: iStock.

Sendo assim, para obter essa declaração e ter a certidão gratuita, o casal deve comparecer a um CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e solicitar o documento. Mas, para isso, são necessários os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda
  • CPF
  • RG

A declaração deve ser apresentada no cartório, juntamente com todos os documentos para a efetivação do registro da união civil, ou seja, para a emissão da certidão.

banner checklist da noiva

Fornecedores que podem te ajudar no casamento

Sendo assim, agora que você sabe tudo sobre a emissão deste documento, vamos te dar umas dicas de fornecedores para realizar seu Grande Dia com tudo que tem direito!

Confecção de aliança
Dia da Aliança
Clique aqui para conhecer este fornecedor de alianças!

Antes de mais nada, as alianças são símbolo da concretização do sonho. Sendo assim, neste fornecedor, os casais têm a oportunidade única de criar e confeccionar a própria aliança do casamento, acompanhando desde a fundição do ouro.

Espaço rústico para casamento

Primordialmente, está pensando em realizar um casamento rústico? Temos uma dica bem bacana. O espaço é dividido em três ambientes cobertos e aconchegantes para a realização de seu evento.

Espaço Coimbra para casamento
Gostou deste espaço? Clique aqui para conhecer e solicitar um orçamento.
Gastronomia personalizada

Antes de mais nada, impressione seus convidados com uma gastronomia contemporânea e moderna com excelente custo benefício para casamentos em São Paulo, Grande São Paulo, Interior e Litoral.

Andy Gastronomia
Clique aqui para solicitar um orçamento de buffet para casamento!
Decoração romântica

A decoração tem tudo a ver com a personalidade do casal e aqui é possível deixar o Grande Dia ainda mais bonito e acolhedor com lindas flores e arranjos.

Moinho das Flores decoração
Clique aqui para solicitar um orçamento de decoração de casamento!
Som e luzes que não podem faltar na sua festa

Primordialmente, festa sem som e luzes não é uma festa e para deixar a festa do seu casamento mais animada e colorida componentes como som, iluminação e DJ são essenciais para proporcionar um momento incrível e inesquecível para todos.

Factory Som e Luz
Quer um orçamento de som e iluminação? Clique aqui!
Fotos de memórias inesquecíveis

Antes de mais nada, as memórias do casamento são guardadas para toda a vida! Excelentes profissionais são aqueles que captam a emoção através das lentes.

Click Eventos
Que tal essa foto de casamento? Clique aqui para conversar com esta empresa!
Assessoria de casamento para te ajudar com todos os detalhes

Primordialmente, a assessoria tem como principal objetivo tornar seu momento único, mais  seguro, feliz, prático e sem dúvidas, inesquecível.

Luiza Perez Assessoria de casamento
Conheça o trabalho desta empresa de assessoria, clique aqui!
Convites de casamento e papelaria

Em primeiro lugar, aprimeira impressão de como será um casamento é através do convite de casamento. Assim como a decoração do evento, o convite diz muito sobre a personalidade do casal.

Bia Coutinho Conviteria
Solicite uma cotação de convite e papelaria, clique aqui!
Celebrante com essência

Antes de mais nada, muitos casais preferem realizar o casamento sem a presença de um líder religioso e optam pelo celebrante de casamento que tem a missão de transmitir a essência do casal através das palavras.

Babi Nascimento celebrante
Clique aqui para solicitar um orçamento de celebração de casamento.
Bem-casado, a tradição que não pode faltar!

Primordialmente, esse tradicional bolinho que carrega muitas histórias não pode faltar no seu casamento. Além disso, ele é considerado como um tipo de lembrancinha dada aos convidados ao final da festa.

Emília bem-casados
Clique aqui e agende uma degustação neste fornecedor de bem-casado!
Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento. Sendo assim, nossas ferramentas são inéditas e ajudam a definir o orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Com isso, nós podemos facilitar sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.

banner painel Lejour

Veja também:

Casamento Civil | Tendências para 2021

Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento

Calculadora para casamento: 10 dicas práticas para economizar

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados