Dicas imperdíveis de moda para as madrinhas de casamento não errarem no altar

As amigas da noiva precisam estar à altura do Grande Dia no altar, não é mesmo? Veja dicas de moda para as madrinhas de casamento não errarem

18 Fotos

As amigas da noiva precisam estar à altura do Grande Dia no altar, não é mesmo? Veja dicas de moda para as madrinhas de casamento não errarem 

madrinhas de casamento com vestido rosa

Foto Pinterest

Compartilhar de um dos momentos mais especiais da vida de um casal, o casamento, é o sonho de muitas amigas e familiares. Ser madrinha e testemunhar a união de pessoas tão queridas é, sem dúvidas, um momento muito especial e emocionante. Por isso, estar elegante, confortável e de acordo com a proposta do casamento é fundamental. Para estar impecável neste dia, separamos algumas dicas importantes para as madrinhas que estão em dúvidas do que usar e de como combinar vestido, acessórios e sapato.

madrinhas de casamento na praia com a noiva
Foto: Pinterest

1. Atente-se às preferências da noiva

É bastante comum que a noiva decida uma única cor para todas as madrinhas. O ideal é se informar o tom exato e se há um modelo de vestido a ser seguido. Se não há definição de cor, vale um bate-papo pra saber a respeito de seus gostos. “O primeiro passo é pedir a opinião da noiva sobre o estilo do vestido, ouvir suas preferências. Se a noiva não souber, o ideal perguntar para a cerimonialista, que leva em consideração horário, local e o nível de formalidade do evento.

madrinhas de casamento com vestido rosa
Foto: Keen and Kind

A madrinha de casamento também tem que considerar seu próprio biotipo na escolha do vestido. Existem alguns estilos que estão na moda, mas não valorizam seu corpo. Na dúvida escolha um corte clássico, que valorize seus pontos fortes e nunca sai de moda”, orienta Adriana Vieira da Cunha, da Quest Eventos.

vestidos para madrinhas
Foto: Pinterest

2. Defina uma cor que ressalte seu tom de pele e informe-se se outra madrinha já não optou pela mesma cor

Se a escolha da cor do vestido for livre, é fundamental ter atenção a dois pontos, sugere Joseanna Fagundes, consultora de Imagem e Estilo: cor que melhor ressalte o tom de pele e a preocupação de verificar de alguma madrinha ou mãe dos noivos irá usar o mesmo tom. “Se há a possibilidade de a madrinha escolher, sugiro que não leve em consideração os tons que estão na “moda” e sim aquele que mais favorece a sua coloração pessoal. Afinal, algumas cores costumam deixar a aparência naturalmente mais bonita. Importante também é levar em consideração o horário da cerimônia”, diz.

vestido para madrinha de casamento floral
Foto: Pinterest

Para as cerimônias que acontecem durante o dia ou à tarde, ela indica tons pastel – com o cuidado de não ser muito claro e próximo ao tom usado pela noiva.

vestido para madrinha de casamento rosa com renda
Foto: Pinterest
vestido madrinha de casamento rosa
Foto: Pinterest

“Tons alegres como azul turquesa, pink e verde esmeralda também harmonizam com a proposta. Para quem gosta de estampas, elas são permitidas desde que sejam discretas e em tecidos nobres como a seda e a musseline. Casamento diurno não combina com vestidos com brilhos e pedrarias, esses devem ser contidos inclusive nos acessórios”, ressalta.

vestido de madrinha de casamento verde
Foto: Pinterest

Para as cerimônias noturnas e mais clássicas, cores mais fortes são as mais buscadas. “No entanto tons claros como nude rosado também são bastante indicados, pois transmitem elegância naturalmente. Os vestidos para casamentos noturnos devem ser mais luxuosos, neste caso o uso de tecidos com brilho ou pedrarias é uma boa escolha. Se o vestido for mais simples, é interessante investir em acessórios mais sofisticados”, explica Joseanna Fagundes.

vestido para madrinha de casamento cor vinho
Foto: Pinterest
vestido para madrinha para noite
Foto: Pinterest

3. Procure por tecidos fluidos e sem decotes exagerados

Para garantir elegância no altar, é fundamental ter atenção no modelo do vestido escolhido. É importante fazer o máximo possível para não ofuscar a noiva e não chamar a atenção dos convidados por um deslize no look. Uma dica é evitar vestidos muito apertados ou decotes profundos, seja nas costas ou no colo.

vestido tomara que caia para as madrinhas
Foto: Almond Leaf Studios

“O modelo precisa estar de acordo com o tipo de evento é proposto, nunca usar muito brilho, decotes e fendas muito profundas, caldas longas, nada que desvie a atenção da noiva. É essencial lembrar que a madrinha de casamento é uma coadjuvante e não deve aparecer mais que a noiva. Atenção também aos tecidos muito transparentes e estampados demais. Algumas estampas como animal prints ou florais, se usadas em excesso, podem deixar o traje muito pesado e deselegante”, afirma Renato Costa. “Casamentos no verão pedem tecidos mais leves e fluídos, como uma musseline de seda por exemplo. No inverno, tecidos mais encorpados”, completa.

madrinhas de casamento
Foto: Jose Vila.

“Outra dica bacana é, na prova do vestido, fazer fotos de todos os ângulos, para que seja possível ter uma ideia de como você vai aparecer de costas na cerimônia. Se tiver tempo de sobra, não compre por impulso. O bom senso pautar todas as escolhas”, indica Adriana, da Quest Eventos.

Madrinhas de casamento e daminhas vendo a noiva
Foto: Winsome and Wright

4. Escolha um sapato confortável

Parte especial do look, o sapato da madrinha deve ser escolhido com cuidado. Isso porque o modelo deve ser confortável para aguentar algumas horas em pé. Além do tempo em pé na cerimônia, as madrinhas também auxiliam em muito durante a recepção. Portanto, é essencial que o modelo seja confortável para isso.

vestido sapato e bolsa para madrinhas de casamento

“Se for um casamento em lugar aberto (como um local de praia ou fazenda), é aconselhável usar uma sandália aberta com salto anabela. E se tiver a sorte de ser madrinha em um casamento na praia, esqueça o salto e aposte nas clássicas rasteirinhas”, indica Adriana, na Quest Eventos.

sapatos para madrinhas de casamento

5. Evite exageros

Em qualquer proposta de casamento, a dica dos especialistas é sempre evitar o exagero. Ter sempre atenção no modelo de vestido escolhido e na forma de combinar acessórios, evitar pedrarias em grande quantidade, tecidos com muita informação ou muitos acessórios é o mais indicado. Se a opção for para um brinco maior, o ideal é escolher um colar mais discreto – ou mesmo não usá-lo. Se a opção da madrinha é por um penteado mais volumoso acompanhado de um acessório em strass, por exemplo, é importante escolher peças menores para orelhas e pescoço.

madrinhas de casamento com a noiva
Foto: Site Style me Pretty

“No vestido, evite os tons em néon, modelos muito ajustados no corpo ou decotes muito profundos. Afinal de contas é uma cerimônia de casamento e, por mais informal que o casal seja, algumas regras de etiqueta deverão ser seguidas”, finaliza Adriana.

madrinhas de casamento
Foto: Judy Pak

Artigos Relacionados

Comentários