Dicas imperdíveis para escolher e usar o aparador de aliança

De volta à tendência, o aparador de aliança garante um charme especial ao anel de noivado. Mas como escolher o modelo ideal? Nós contamos para você!

17 Fotos

De volta à tendência, o aparador de aliança garante um charme especial ao anel de noivado. Mas como escolher o modelo ideal? Nós contamos para você!

aneis de noivado e aparador de aliança

Toda noiva sonha com aquele solitário incrível e com o futuro símbolo da união do casal: a aliança dourada. E junto com ela estão os aparadores. Ainda não muito conhecido no Brasil, o aparador é aquela joia usada depois da aliança ou do anel de noivado para não deixar que escapem do dedo. Bastante delicado, geralmente, é feito em ouro branco, amarelo, ou rosé com ou sem diamantes.

Foto: Divulgação Rosana Negrão
Foto: Divulgação Rosana Negrão

1. História

noiva com aparador de aliança

Foto: Divulgação Rosana Negrão

O uso do aparador é uma tradição ao redor do mundo e que tem caído cada vez mais no gosto das brasileiras. Algumas vezes, a joia escolhida para aparador é um anel de família, que passa de avó para mãe, que passa para filha. Em outras, o solitário ganha um novo significado e fica junto à aliança de casamento.

“Nos últimos 10 anos a peça ficou mais evidente no Brasil. Até então o anel solitário era mais procurado ou então alianças mais largas de brilhantes. Ainda que essas lindas peças sejam preferidas de algumas mulheres, o modelo mais fino com brilhantes menores têm ganhado cada vez mais destaque”, comenta a designer de joias Rosana Negrão.

noiva com aparador de aliança
Foto: Divulgação Rosana Negrão
aparador de aliança com solitário e aliança de casamento
Foto: Mint Photography

2. Como usar

Aparador de aliança
Foto: Pinterest

“O aparador pode ser utilizado apenas como um acessório, com o intuito de deixar a aliança ainda mais bonita ou também com a função de “prender” a aliança, caso ela esteja um pouquinho folgada. Em ambos os casos, por ser uma joia, o aparador sempre carrega um significado muito especial. Em algumas ocasiões são presentes dados pelos maridos após alguns anos de casamento e, por isso, são ótima opção para comemorações de bodas“, explica Joyce, designer de joias da Reisman Joalheiros.

aparadores de aliança
Foto: Next Exit Photography

Além da aliança, muitas noivas também optam por usar o aparador junto ao anel de noivado. Neste caso, em geral, a joia já é escolhida para ser usada também junto a aliança de casamento. Nos dois casos, o anel principal é colocado no dedo primeiro e, em seguida, o aparador. Também é comum que as noivas optem por usar dois aparadores. Assim, a aliança fica no meio de ambos.

Aparador de aliança com anel de noivado e aliança de casamento
Foto: Pinterest
Aparador de aliança, anel de noivado e aliança de casamento
Foto: Krista A. Jones Photography

3. Porque usar

“Uma das grandes vantagens do aparador é poder ser retirado a qualquer momento. Assim, em atividades ou ocasiões em que alguma mulher possa não se ser sentir confortável ou segura utilizando a joia (na academia, na praia, por exemplo) ela pode retirá-la sempre que desejar, mantendo o uso da aliança“, ressalta Joyce.

aparador de aliança com anel de noivado
Foto: Site Style me Pretty
aparador de aliança com diamantes
Foto: Divulgação Rosana Negrão

4. Como escolher

Na escolha do aparador não há regras: misturar cores e materiais é permitido e garante uma combinação moderna e charmosa. “As noivas devem ficar atentas ao tamanho da joia, que deve ficar um pouco mais justa no dedo, visto que dá suporte à aliança. A qualidade dos brilhantes também merece atenção, já que muitas vezes o aparador é usado justamente para brilhar e se destacar. Por fim, o tom do ouro. Há mulheres que preferem usar as alianças e os aparadores no mesmo tom, porém a tonalidade contrária se destaca e valoriza também a aliança“, explica Rosana Negrão.

aparador de aliança
Foto: David Newkirk
Aparador de aliança
Foto: Jillian Michelle Photography
aneis de noivado tiffany
Foto: Divulgação Tiffany

“O mais importante é que ele seja harmonioso com sua aliança, feito de um material durável (como o ouro) e com diamantes de boa qualidade. Por isso, é importante sempre adquirir a joia de empresas idôneas. No que se refere aos custos da joia, a quantidade e o número de diamantes vai influenciar diretamente no preço”, finaliza Joyce, da Reisman Joalheiros.

aneis de noivado da Bvlgari
Foto: Bvlgari
aparador de aliança da Tiffany
Foto: Divulgação Tiffany5

Fornecedores dessa matéria

Rosana Negrão

Reisman Joalheiros

Artigos Relacionados

Comentários