Dicas infalíveis para escolher a aliança dos sonhos

Ouro branco, amarelo ou rosé? Qual o modelo ideal para a minha amada? Tire todas as suas dúvidas de anel de noivado com nossas 5 dicas práticas e ganhe o “sim!” tão esperado na hora do pedido.

Tire todas as suas dúvidas de alianças com nossas 5 dicas práticas e ganhe o “sim!” tão esperado 

casal abraçado noiva com anel de noivado
Foto: Shannon Moffit Photography

1. História

Sonhado por muitas mulheres, o anel de noivado é uma joia carregada de charme e significado. O costume de presentear a noiva com o anel de noivado surgiu há milhares de anos com os casais egípcios, que utilizavam alianças como símbolo de união e compromisso. Mais tarde, a tradição foi herdada pelos gregos e romanos e, por um decreto do Papa Nicolau, em 860, os homens deveriam passar a presentear as amadas com um anel de noivado firmando o compromisso de assumir um matrimônio futuro. Assim, no casamento, o anel passaria do anelar direito da noiva para o esquerdo, onde os antigos acreditavam que havia uma conexão direta com o coração.

anel de noivado em ouro
Foto: Kurtz Orpia

2. No Brasil

Muito comum em países como Estados Unidos, Canadá e Japão, o anel de noivado tem ficado cada vez mais em evidência no Brasil. “Diversos noivos hoje em dia no Brasil estão optando por aderir a tradição de fazer o pedido com o anel de noivado e, posteriormente, escolher as alianças junto com a noiva antes do casamento” comenta Joyce da Reisman Joalheiros.

anel de noivado com diamante em flor
Foto: Caitlin O’Reilly Photography

3. Modelo ideal

O anel de noivado pode levar muitos noivos a dúvidas sobre o modelo mais adequado ou o que mais combina com a amada. Tudo vai depender do estilo da futura noiva: ” É importante escolher uma joia de qualidade, por isso, antes de mais nada o noivo deve optar por uma joalheria com tradição, que selecione bem seus diamantes. Quanto a escolha do modelo, é importante que o namorado leve em consideração o gosto pessoal da sua futura noiva. Se for uma mulher mais prática e básica, optar por modelos mais minimalistas, com a torre mais baixa. Se a namorada for mais clássica, optar por um solitário com torre mais alta e assim por diante”, explica Joyce.

anel de noivado delicado em mão de noiva
Foto: Sophie Epton

4. Tipo de ouro

Com uma infinidade de modelos, os solitários podem ser encontrados em ouro branco, amarelo ou rosé e combinados com diversos tamanhos de pedra, em geral, diamantes. Porém, para os noivos menos tradicionais, há modelos com outras pedrarias, cores e detalhes. Os preços vão sempre variar de acordo com o peso da joia e o tamanho da pedra escolhida.

Anel de noivado solitário
Foto: Jose Villa

O mais tradicional, de acordo com Joyce, é optar pelo ouro branco, no entanto, é importante levar em conta que, ao contrário do ouro amarelo e do rosé, o ouro branco exige de tempos em tempos uma manutenção feita com banho de ródio. “Quanto ao tamanho e valor do anel, os modelos com diamantes de 15 a 40 pontos apresentam um ótimo custo benefício, pois são tamanhos intermediários bem mais acessíveis que diamantes de 50 pontos a 1 quilate”, explica.

anel de noivado em ouro rosé
Ouro rosé
Foto: Sorella Muse
anel de noivado em ouro amarelo
Ouro amarelo
Foto: Kayla Barker Fine Art Photography
anel de noivado em ouro branco
Ouro branco
Foto: Anna Routh Photography

5. Conforto e beleza são fundamentais!

Outra característica fundamental que deve ter a atenção dos noivos é o conforto que a joia proporciona. “É essencial que o anel ofereça, além de beleza, durabilidade e conforto. Portanto, ter atenção se o anel será quadrado, côncavo ou abaulado, por exemplo, para que a noiva não tenha qualquer desconforto ao usá-lo”, ressalta Gustavo Almeida, da Virtual Joias.

anel de noivado com gema colorida
Foto: Apryl Ann Photography

Apesar de ser uma tendência ainda tímida no Brasil, os anéis de noivado com pedras coloridas também têm ganhado uma atenção especial. Os modelos com outras pedras combinadas com o diamante são uma opção moderna e sofisticada. “O que realmente tem dado certo é aliar qualidade, beleza e bom preço. Modelos de encher os olhos, muitas vezes mais leves, têm conquistado a preferências dos clientes. Mas há quem ainda prefira modelos mais elaborados e até exclusivos”, finaliza Gustavo Almeida.

anel de noivado com gema azul escuro
Foto: Katie Stoops Photography

Fornecedores citados

Reisman Alianças

Virtual Joias

Artigos Relacionados

Comentários