Mini Wedding é uma tendência que veio e ficou. Conheça mais para realizar um casamento com poucos convidados, porém cheio personalidade, emoção e conexão com quem realmente importa
Primeiramente, o mini wedding surgiu aqui no Brasil em 2010. Essa modalidade de evento já era bastante comum na Europa e nos Estados Unidos, até mesmo por conta da cultura desses lugares em que as pessoas preferem celebrações mais intimistas. Por aqui, o mini wedding chegou de mansinho e foi conquistando os casais. Durante a pandemia, em 2020, ganhou destaque pelas celebrações mais intimistas mundo afora.
À primeira vista esse tipo de casamento soou estranho, afinal, nós brasileiros adoramos uma festa cheia de gente, não é mesmo? Mas ainda assim, o mini wedding se tornou um queridinho dos noivos.
Principais dúvidas sobre Mini Wedding
O mini wedding é um evento intimista e aconchegante com poucos convidados e realizado de forma personalizada, além de fugir um pouco dos protocolos convencionais de casamentos.
Do mesmo modo, ultimamente temos notado que alguns casais, mesmo em casamentos tradicionais, têm optado por não terem padrinhos e madrinhas ou até mesmo optarem por um número reduzido de padrinhos de casamento. No mini wedding essa proposta é livre.
Primeiramente, planejamento. Criar um planejamento bem definido vai fazer toda a diferença nessa organização, bem como estipular prazos, orçamentos, etc.
O checklist de casamento da Lejour é uma ferramenta fundamental para saber organizar essa jornada.
A personalidade dos noivos em cada detalhe do evento. Seja na decoração, no cardápio, no tipo de celebração e, principalmente, amor.
A proposta do mini wedding
Desde já, tornar o grande dia um momento inesquecível e cheio de significado ao lado daqueles que realmente são importantes para os noivos, porém de um jeito mais intimista. Desta forma, o casal pode investir em um mini wedding com mais personalidade, rico em detalhes e com uma proposta exclusiva para o casal.
Entendendo o mini wedding
Nesse sentido, em um casamento convencional com direito a festança e tudo mais, às vezes, os noivos não conseguem investir em itens que gostariam no evento por conta do alto custo para um espaço maior e pela quantidade de convidados. Dois exemplos bem práticos são o espaço do evento e buffet. Para um casamento com muitos convidados, o casal precisa dispor de um investimento maior para essas demandas.
Já neste tipo de casamento, os noivos podem optar por um almoço ou jantar exclusivo, mais sofisticado e um lugar mais desejado, investindo, talvez, o mesmo valor de um festão, entretanto com uma proposta intimista.
Experiências personalizadas
Do mesmo modo, o casamento intimista por si só já é uma experiência personalizada. Afinal, em um evento como este, os noivos conseguem ter um olhar mais apurado por dentro do casamento, podem incluir serviços e atrações que em outro formato ficaria inviável financeiramente.
Em que consiste um mini wedding
- Menos convidados (de 10 a 100 pessoas, no máximo. O ideal é até 50 pessoas)
- Orçamento enxuto (o casal pode destinar um valor maior para outras atividades como a lua de mel, por exemplo)
- Totalmente personalizado (foge os lugares comuns e costuma ser realizado em espaços mais intimistas e aconchegantes com a personalidade do casal)
- Formalidade na medida certa (os protocolos dos casamentos tradicionais podem ser dispensados nessa ocasião)
- Conexão com os convidados
Tempo para cuidar dos preparativos
Ao mesmo tempo, por se tratar de um evento pequeno, este tipo de evento demanda menos esforços e tempo dos casais, que podem aproveitar para cuidar dos preparativos para o novo lar, lua de mel e até mesmo para cuidados pessoais.
Lista de convidados reduzida
Nesse ínterim, com menos convidados as despesas ficam menores. Sabe aquele dilema que muitos casais enfrentam na hora fazer a lista de convidados? Convidar por educação, consideração, porque os pais dos noivos querem? Então, isso não existe na proposta do casamento intimista. Aqui, os convidados são escolhidos a dedo pelo casal.
Sobre a Lejour
Antes de mais nada, a Lejour é uma plataforma inovadora e gratuita que permite criar um site de casamento personalizado, onde os noivos podem compartilhar informações importantes, como detalhes do evento, mapa do local, RSVP online e muito mais.
Além disso, a Lejour oferece a possibilidade de montar uma lista de presentes digital, permitindo que os convidados contribuam de forma prática e segura, seja com presentes físicos ou cotas para experiências e viagens.
Veja também:
Mini Wedding em São Paulo | 10 lugares para fazer o seu
10 melhores buffets para Mini Wedding em São Paulo
Mini wedding: 6 dicas para organizar um casamento pequeno e charmoso