Quer saber como organizar sua festa de noivado? Confira dez dicas imperdíveis para arrasar na hora de planejar este evento.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo
Primeiramente, foi pedido (a) em casamento e não vê a hora de fazer uma festa de noivado? Este é um momento importante da vida a dois e marca o compromisso dos noivos perante a família e amigos.
“Na pandemia, aumentou muito a procura por festas de noivado por elas serem menores e mais íntimas. Inclusive, pessoas que antes não pensariam em fazer este evento, hoje mudaram de ideia”, afirma a assessora de eventos Ana Julia Figueiredo.
Principais dúvidas sobre festa de noivado
O noivado é uma festa feita pelo casal para celebrar o pedido de casamento. Geralmente, reúnem-se as famílias da noiva(o) e noivo(a) neste dia e o comunicado oficial é feito.
Para Ana Julia, esta ocasião é um mini evento do casamento. Acima de tudo, a assessora destaca que o o significado do noivado é um compromisso que os noivos assumem perante a família de que eles irão se casar. “É a festa social mais importante que tem antes do casamento”, declara.
Precisa ter algum contexto religioso no noivado? Embora não seja necessário, segundo Ana Julia, há clientes que optam por convidar um celebrante, como um padre, pastor ou rabino para dar uma bênção ao casamento. “Em algumas religiões, este é um compromisso muito forte de que esta união irá ocorrer, com uma data já marcada”, explica.
Embora muitos noivos já façam o pedido de casamento antes da festa, durante o noivado, também pode haver este momento. “Costumamos dizer que o pedido de casamento acontece duas vezes. A primeira em um momento íntimo entre o casal e, depois, na festa de noivado, perante a sociedade”, comenta Ana Julia.
Antes de mais nada, os noivos devem fazer uma lista de convidados, para saber quantas pessoas irão convidar. “Isso é importante para sabermos o espaço necessário para acomodá-las”, afirma Ana Julia.
Outra dica importante para este momento, segundo Vinicius Favale, produtor de eventos da Múltipla Eventos, é planejar o formato do evento, e buscar fornecedores sérios que se comprometam adequadamente com a entrega.
Definitivamente, por ser um evento mais íntimo, Ana Julia acredita que requer bastante atenção aos detalhes. “Quando é um almoço ou jantar, por exemplo, fazemos com mesa posta. Temos sempre um capricho maior, já que há menos pessoas”.
Primordialmente, o modelo do convite precisa estar alinhado com a expectativa do evento, segundo Favale.
“Existem noivados mais formais e outros mais descontraídos. Dessa forma, é possível definir se o convite será digital e informal, ou se vai necessitar de uma gráfica”, pontua Favale.
Ana Julia conta que muitos casais optam por enviar um convite impresso menorzinho. “É um carinho e torna o evento mais especial. Por isso, alguns noivos fazem questão de ter o convite”, revela.
Checklist da festa de noivado
Sendo assim, confira o que você pode incluir na sua festa:
- Decoração
- Gastronomia
- Fotógrafo
- Mesa de doces
- Bolo
- Lembrancinha
Quem oferece a festa de noivado?
Anteriormente, era comum que os pais da noiva fossem os responsáveis por bancar e oferecer a festa de noivado. Todavia, hoje este comportamento mudou.
“Depende muito do quão tradicional a família é e da idade dos noivos. Agora, o que eu percebo é que os noivos estão casando cada vez mais tarde e muitos têm optado por patrocinar sua própria festa. Hoje em dia, é mais livre, uma vez que muitos noivos já moram juntos. Com isso, fica um pouco estranho os pais pagarem a festa”, aponta Ana Julia.
Noivado simples ou sofisticado?
Primeiramente, essa é uma escolha bem particular de cada casal. Há noivos que preferem um noivado simples e descontraído, para poucos convidados. Assim como há casais que preferem uma mega festa – quem aí não sem lembra do noivado da Thássia Naves?
Favale aponta que a quantidade de convidados varia.
“Mas como trata-se de um evento íntimo, apenas para aqueles que participam do convívio pessoal com o casal, a média é de 10 a 20 pessoas”, explica.
Em suma, Ana Julia indica que o mais comum é chamar pais, irmãos, padrinhos, avós e tios mais próximos.
Onde fazer a festa?
A princípio, as residências são o cenário favorito para noivados.
“As casas mais escolhidas, são as dos pais, por questões logísticas”, afirma Favale.
No entanto, como a idade média dos noivos aumentou, a independência ficou maior e acabam sendo os casais a oferecer o evento, mesmo que contem com a ajuda dos seus pais.
Ana Julia pontua que é menos comum fazer o noivado em espaços alugados, mas ainda assim é possível realizá-los em sítios ou fazendas também.
“Isso geralmente acontece quando são festas maiores ou quando os anfitriões não se sentem confortáveis para receber pessoas em casa”, destaca.
Anel de noivado ou aliança: qual usar?
Sobretudo, o noivado é um momento em que os noivos trocam alianças. No Brasil, o mais comum era o casal trocar as alianças e usá-las na mão direita enquanto estão noivos. No entanto, recentemente, cada vez mais têm aumentado a preferência pelo anel de noivado – muito pela influência estrangeira.
Decoração do noivado
Logo depois de pensar no vestido e no local, uma das principais preocupações das noivas é com a decoração do noivado. Apesar de normalmente ser um evento leve e descontraído, Favale acredita que ele deve ser caprichado e bem cuidado.
“Frequentemente, os noivos encomendam flores. As cores preferidas são brancas (em alusão ao vestido da noiva) e amarelas, como forma de desejar prosperidade ao casal. Ainda pode-se montar uma mesa de doces bonita e decorar os demais ambientes com flores e vasos, e até usar velas, no caso de eventos à noite”, recomenda Favale.
O que servir?
Antes de tudo, é preciso ressaltar que não existe um prato especifico para esta ocasião – pode variar conforme o horário.
“Um brunch pela manhã ou um late lunch à tarde são boas opções e desobrigam o casal a servir um almoço ou um jantar. Nesse sentido, podem focar em tortas, queijos e alguns canapés. Para quem curte, um espumante leve e alguma variedade de sucos, fica super agradável.Ao mesmo tempo, para os que buscam um ar mais formal, o jantar é sempre uma boa opção”, indica Favale.
Noivado a dois?
Uma possibilidade neste período de pandemia é fazer um noivado a dois. Nesse sentido, funciona como um elopement wedding. Em outras palavras, o casal faz uma pequena festa em casa, troca alguns votos, faz um brinde e serve um jantar gostoso. Se preferirem, os noivos podem fazer uma transmissão online para as pessoas mais queridas.
Sobre o Lejour
Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de casamento.
Veja também:
Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis
Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes