Categorias
Search
Close this search box.
convite de casamento

Frases para convite de casamento: o que escrever e como fazer um convite perfeito?

Chegou o momento de criar os convites de casamento. Além de informações como data, horário e demais detalhes sobre a celebração, confira maneiras para criar frases para seu convite de casamento e surpreenda seus convidados.

Convite virtual, chique, simples ou por WhatsApp? Independente de qual modelo escolher, confira maneiras para criar frases para seu convite de casamento e surpreenda seus convidados

convite de casamento
Uma frase pode mudar tudo! Foto: Freepik.

Chegou o momento de criar os convites de casamento. Além de informações como data, horário e demais detalhes sobre a celebração, o convite de casamento é a porta de entrada para a história e a celebração do casal.

O convite de casamento com certeza é uma dos itens mais importantes desse momento! Entretanto, essa é uma etapa em que diversas dúvidas surgem nas mentes dos noivos. 

formas diferentes de convite
Convites de casamento podem ser feitos de diversas formas. Pense no que representa melhor a história do casal. Foto: Pexels

Confira algumas dicas de ouro que, com certeza, irão ajudar na hora de escrever frases para o seu convite de casamento.

ebook01

Principais dúvidas sobre convite de casamento

O que escrever em convite para casamento?

Antes de mais nada, alguns itens são fundamentais no convite de casamento. Tais como:
1. Nome dos noivos;
2. Endereço da cerimônia e da festa;
3. Data do casamento;
4. Horário do casamento;
5. Nome do convidado ou da família;
6. Informações para confirmação de presença – RSVP.

Quanto custa um convite de casamento?

Primeiramente, os convites irão variar de acordo com a personalização, material escolhido, quantidade e demais itens. Os valores podem iniciar em R$5,00 e passar dos R$150,00, dependendo da personalização.

Como iniciar um texto de convite?

Primordialmente, indicamos que os noivos comecem o texto do convite com algumas opções:
1. Frase poética;
2. Frase algum autor ou obra literária;
3. Reflexão própria;
4. Versículo religioso, caso prefira.

Como fazer um convite de casamento perfeito?

Como escolher frases para o convite de casamento?

A dica máxima aqui é: criem um convite que combine com vocês. De acordo com Déborah Vaidergorn, Diretora de Eventos na @Qualitymais Assessoria em Festa e Corporativo, frases ganham sentido quando estão adequadas ao casal.

“No caso de serem separados e com filhos de ambos, cabe algo em relação à família que aumenta. Já um casamento engraçado ou mais informal (ou quando a religião permite), sugiro escrever algo curto”, comenta.

No entanto, vale ressaltar que em casamentos judaicos não é costume colocar frases em convites de casamento.

>> Convite de casamento: Tudo o que você precisa saber

Em que parte do convite devo escrever a frase? 

Aqui vale gastar um pouco mais de tempo para decidir questões relacionadas à estrutura do convite de casamento. Isso porque características como: formato, tipo de papel, se haverá envelope ou não, se será impresso ou manuscrito, por exemplo, influenciam nessa decisão.

“O papel escolhido, a fonte ideal, ou seja a identidade visual, o profissional poderá estabelecer onde colocar a frase”, explica Déborah.

convite quadradinho
Que tal fazer um convite quadradinho e em utilizando um papel mais ecológico? Foto: Pexels

O que escrever no convite para casamento?

Já que o convite precisa ter a cara dos noivos, vale tudo, certo?! Não é bem assim.

Um casamento é repleto de rituais e além dos desejos do casal, deve-se considerar a expectativa dos convidados.

De acordo com Déborah, escrever o nome dos pais, os nomes completos dos noivos, o local da celebração (com endereço completo da cerimônia e da recepção) são informações essenciais para um convite de casamento.

O que é melhor evitar colocar no convite?

Evite criar frases extensas em seu convite de casamento. De acordo com Déborah, isso pode poluir visualmente o convite. Com isso, o convidado pode acabar nem lendo aquilo que vocês criaram com tanto carinho.

save the date
Sempre é interessante reforçar o “save the date”, seja em convites impressos ou em convites de casamento virtuais. Foto: Freepik.

“Indico frases curtas, se for necessário. Frases em convites podem dar um ar infantil ao casal. Por isso é importante não colocar apelidos, nem dos noivos, nem dos pais”, complementa a Diretora.

Como fazer um convite de casamento virtual?

Site para confirmação de presença (RSVP)

Segundo Déborah indica, ao criar um site de casamento, você pode inserir itens como presentes, valores, indicação de hotel, cabeleireiro, etc. 

São informações que podem ser muito úteis, principalmente para convidados que são de outra cidade.

Deixe claro que após a cerimônia haverá recepção

“Em alguns casos, será tudo no mesmo local. Mesmo assim é importante deixar claro também. Se os noivos moram juntos, indico colocar o endereço no convite”, explica a Diretora de Eventos. 

Além disso, Déborah ressalta que vale colocar o endereço de ambos os pais como uma alternativa para o envio de presentes.

>> Convite de casamento virtual: tudo o que você precisa saber

O convite de casamento é a porta de entrada dos convidados

O convite de casamento é a 1ª impressão que os convidados terão sobre o casamento e os noivos. Portanto, esse item pode, inclusive, definir o traje do convidado

“Além de combinar com o estilo da festa (praia, campo, espaço formal, etc.), o convite precisa ter todas as informações necessárias e deve ser entregue em tempo hábil para que os convidados possam se organizar com 30 dias no mínimo”, alerta a Diretora de Eventos.

Além disso, em um casamento fora da cidade dos noivos, Déborah alerta: o convite precisa ser feito com ainda mais antecedência.

calendário de entrega dos convites
Informe seus convidados com bastante antecedência. Principalmente aqueles que moram em outras cidades. Foto: Freepik.

Como fazer um convite de casamento pelo WhatsApp?

Com o uso cotidiano da internet, o convite virtual é uma opção cada vez mais comum. Confira as dicas de Déborah para fazer o convite via WhatsApp e evitar desentendimentos com os convidados.

checklist casamento

Seja elegante

Nada deselegante deve ser enviado, seja pelos correios ou via internet. 

“Eu sugiro ligar pessoalmente antes, explicando e reforçando o convite e a importância da presença de cada um. Uma atenção no dia também seria interessante, como mesa reservada, por exemplo”, explica a Diretora de Eventos.

Conserve a imagem e a história do casal

Segundo as orientações de Déborah, as frases precisam ter um conteúdo que se relacione ao casal.

“Vale reforçar o que é importante. Evite escrever algo íntimo ou provocante. Frases em convites de casamento devem ser elegantes, e devem trazer mensagens otimistas e alegres”, reforça.

Há algum cuidado especial?

Como já comentamos acima, inserir as informações o mais completas possível é primordial para escrever um bom convite de casamento

Portanto, escreva a data completa, horários de início e fim da cerimônia, explique como é o lugar, caso necessário, oriente o código de vestimenta do casamento, etc.

salve a data do casamento - save the date
Lembre-se: o SAVE THE DATE  e o RSVP são seus amigos! Foto: Pexels.

“Especificar onde será a cerimônia e colocar o local da recepção completo também é essencial. Não indico colocar fundo musical. Junto ao envio, coloque algo carinhoso como: ‘Maria, espero você para este momento tão importante!’ Também gosto de enviar o SAVE THE DATE com 2 meses de antecedência”, esclarece a Diretora de Eventos.

Dessa forma, você não está apenas disparando convites. Confira abaixo, o exemplo descrito por Déborah:

Importante!
O casamento será (data) às (hora) em (lugar-completo desta e cerimônia). Por favor, envie-nos a confirmação por telefone, SMS ou no WhatsApp (nº do telefone). Esperamos a sua confirmação! Grande abraço de (nome da noiva e do noivo)!”

Faça convites extras

Sobretudo, Déborah Vaidergorn alerta: faça pelo menos 20 convites extras. “A caligrafia pode sair errada ou as famílias e noivos podem lembrar de mais convidados ao longo do planejamento do casamento”, comenta.

Por isso, na entrega dos convites, vale contratar uma empresa especializada. Caso os noivos façam a entrega, Déborah sugere verificar as portarias com quem deixaram os convites de casamento.

“Fazer tudo protocolado e com RSVP é o melhor caminho. O convite deve ‘combinar’ com a festa e a cerimônia”, conclui a Diretora de Eventos.

checklist casamento

Dica de Fornecedor

Há 9 anos no mercado, a Zil Convites já fez parte do dia mais importante de mais de 6.500 casais. Nesse sentido, trabalham com convites e papelaria personalizada.

Antes de mais nada, a empresa dá preferência para um atendimento mais personalizado e íntimo, atendendo cada noiva e cada casamento como único.

zil convites

“Temos orgulho de dizer que no momento nosso maior percentual de novos clientes são indicações de noivas que ficaram felizes com nosso trabalho. Atendemos, desenhamos, aprovamos e produzimos cada pedido individualmente e com muito carinho, para que o grande dia seja perfeito como sempre sonharam.”

Sobre a Lejour

De forma simples, a Lejour é uma plataforma moderna de site de casamento e lista de presentes para casais com foco em ajudá-los a contarem as suas histórias e compartilhar a felicidade desse momento especial com as pessoas que mais amam.

Veja também:

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Lista de presente online | 10 dicas úteis para criar a sua

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.