Categorias
Search
Close this search box.
Ace company

Mini wedding no campo: como organizar?

Sonha com um mini wedding no campo? Confira dicas imperdíveis para organizar todos os detalhes e ter um casamento ao ar livre incrível.

Vai fazer um micro ou mini wedding no campo? Veja como realizar uma festa arrasadora!

Mini wedding no campo
Casamentos no campo trazem uma atmosfera única e super romântica. Crédito: Foto de Sonhos Altos fotografia.

Um mini wedding no campo pode ser uma opção super charmosa para celebrar o grande dia. A natureza ajuda a criar um cenários incríveis e as fotos certamente ficarão maravilhosas!

Durante a pandemia, este tipo de celebração tem sido a solução para muitos casais.

“Houve um aumento nos pedidos sim, tanto para mini quanto para o micro. Não apenas casamento, mas também renovação de votos.  Muitos passaram a morar juntos na pandemia, e encontraram no micro wedding uma maneira de celebrar”, comenta  Bianca Ventura, da Casa Ventura.

Fernanda Bicudo, da Fazenda Paraizo Itu, conta que a crise do coronavírus também trouxe um aumento na procura por micro weddings no campo.

“Junto com eles, apareceram muitos pedidos de festa ainda menores com 10,20,30,40 e ate 50 convidados que chamamos por aqui de micro wedding. Por conta dessa demanda, a Fazenda Paraizo Itu criou orçamentos específicos e o valor da locação varia de acordo com o número de convidados, temos a partir de 2 pessoas (elopement wedding)!”, revela. 

checklist casamento

O que é mini wedding no campo

Qual o significado de mini wedding?

A princípio, o mini wedding é um estilo de casamento intimista, aconchegante, para até 100 pessoas.
Sendo assim o casamento mini wedding pode ser realizado no campo, na praia, na cidade, e permite uma personalização maior dos noivos.
Nesse sentido, a tendência de fazer festas com menos convidados, em espaços menores e mais intimistas que veio dos Estados Unidos, virou febre no Brasil.

Quanto se gasta em um mini wedding?

Primeiramente gostaríamos de esclarecer que engana-se quem pensa que um Mini Wedding é feito para economizar no casamento.
A proposta é justamente trazer personalização, e por vezes, gasta-se até mais budget do que uma festa maior.
Sendo assim, o Lejour desenvolveu uma ferramenta de cálculos para cada fornecedor, a calculadora de casamento, que pode te ajudar nestes trâmites iniciais.

O que é preciso para organizar um Mini Wedding?

Antes de mais nada, o segredo se encontra em ter foco e pensar na lista de desejos dos noivos para que possam organizar as ideias e estilo.
Em seguida é necessário realizar o planejamento financeiro, que pode ser feito em uma planilha, com a calculadora Lejour ou com a ajuda de uma assessora de casamento.
Posteriormente é importante começar o checklist da noiva, que o Lejour já preparou com um passo a passo minucioso e importante de cada etapa, como lista de convidados, escolha do espaço, decoração, entre outros.

Mini wedding no campo x micro wedding: quantos convidados?

Não sabe se seu casamento será um mini wedding ou micro wedding? Calma, a gente te ajuda. De acordo com Bianca e Fernanda, um mini wedding no campo costuma ter de 50 a 100 convidados. Já o micro wedding costuma reunir até 50 pessoas.  

Micro wedding no campo
Os micro weddings costumam ter até 50 convidados. Espaço Fazenda Paraizo Itu. Foto: A Essência do bem

Como escolher o espaço  para um mini wedding no campo?

Em primeiro lugar, para Bianca e Fernanda, é fundamental que o espaço esteja em sintonia com que os noivos desejam. 

“Antes de mais nada, o casal tem que se identificar com o espaço, enxergar o seu casamento ali. Nós acreditamos que isso faz toda diferença na hora que o casal vê a sua festa pronta, tudo como imaginaram”, destaca Fernanda.

Além disso, é preciso avaliar também a estrutura do local. “Pensando na parte prática, mesmo sendo micro wedding é necessário ter uma estrutura mínima, com plano B em caso de chuva, estrutura de cozinha e banheiro de acordo com o que se pensou para o dia”, esclarece Bianca.

Mini Wedding intimista no campo
Plano B é essencial para casamento no campo. Foto: A Essência do bem

Quando falamos em micro e mini wedding no campo, Fernanda indica que o espaço não seja extremamente grande pois, neste caso, os noivos terão que gastar muito mais com decoração e mobiliário além da festa correr o risco de parecer vazia.

“Da mesma forma, invista em espaços com belos jardins, isso já enfeita e ‘decora’ a festa, o espaço é bonito por si só”, pontua. 

Outra dica importante, segundo Fernanda, é procurar espaços que tenham orçamentos específicos para esse formato de casamento, assim o casal pode pagar um valor mais baixo do que a locação do espaço para uma festa grande. 

ebook 2

Melhor horário para mini wedding no campo

Por conta da pandemia, todos os casamento estão acontecendo durante o dia.

“Dependendo da fase em que estivermos, a festa deve terminar às 20h ou 22h”, afirma Fernanda. 

Casamento no campo - mini wedding
Final de tarde é o horário preferido dos noivos que se casam no campo. Foto: Flavia Valsani

No entanto, em condições ‘normais’, apesar dos mini e micro wedding serem celebrações menores, Fernanda conta que os casais ainda optam por casar no pôr do sol e fazer um casamento no campo à noite.

“De toda forma, eles acabam um pouco antes do que as celebrações maiores, em torno de 0h-1h da manhã. Mas nem por isso são menos animados e os casais não optam por decorações/buffets mais baratos, pelo contrário, eles acabam investindo muito mais”, explica.

Decoração de casamento no campo

Gostou da ideia de fazer um mini wedding no campo? Veja algumas ideias de Bianca e Fernanda para arrasar!

Decoração de mini wedding no campo
Decoração de casamento no campo pode ter estilo rústico, boho ou romântico. Foto: ALMJUNIOR. Espaço Casa Ventura.

1. Estilo mais natural e orgânico

Antes de tudo, Bianca revela que, pelas visitas que recebe no espaço e os pedidos de orçamento,  a maioria dos casais não quer nada muito tradicional.

“Eles sempre usam a frase ‘menos é mais’, ou ‘o campo já tem a beleza natural, não precisa muito mais’”, argumenta. 

Decoração com flores e frutas para mini wedding no campo
Casamentos no campo costumam ter uma decoração super criativa. Foto: Flavia Valsani.

Da mesma forma, Fernanda conta que as decorações para casamento no campo são super criativas e têm um toque orgânico.

“A maioria dos casais acabam optando por peças em madeira, ráfia, lustres acobreados e muitas luzinhas! Trata-se de uma decoração mais orgânica e com um ar de casa na fazenda”, indica.

No entanto, na parte floral, a decoração pode variar.

“Há casais que optam por muita cor e tem os mais minimalistas que ficam na decor mais verde”, assegura Fernanda.

Veja também 7 tendências para Mini Wedding

2. Casamentos cheios de personalidade

Nos mini weddings no campo, os casais trazem para decoração as características deles e seus gostos.

“O que percebemos é que tanto nos micro como nos mini weddings no campo, os casais conseguem imprimir ainda mais a sua personalidade na festa. Os itens escolhidos são de extrema qualidade – desde o buffet até a decoração. E isso é uma super vantagem para quem opta por fazer um casamento mais intimista. A personalização é super possível”, justifica Fernanda. 

Noivos micro wedding no campo
Noivos do campo gostam de imprimir sua personalidade na decoração. Foto: ALMJUNIOR.

Essa personalização também traz uma participação dos noivos.

“Acabo sentindo uma divisão das tarefas na maior parte (mas não é regra), onde o noivo é mais presente na escolha de iluminação e pista, e a noiva cuida dos detalhes de decoração, convidados, lembrancinhas”, lembra Bianca.

Veja também Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu

3. Iluminação cênica

Sobretudo, se você vai fazer um casamento no campo à noite ou no final de tarde, a dica de Fernanda é investir em iluminação cênica.

Iluminação cênica para mini wedding no campo
Luzinhas são um charme em casamentos ao ar livre no final de tarde. Foto: Flavia Valsani. Espaço Fazenda Paraizo Itu.

“Ela faz toda diferença na decoração, coloque pin-bin, varal de luzinhas, ilumine as árvores no jardim. Tudo isso dá um ar de aconchego, sabe?! E pode até ficar mais barato do que encher o espaço de flores. O próprio jardim da Fazenda Paraizo já enfeita o espaço”, recomenda.

Vestido de noiva para mini wedding no campo

Sonha com uma festa mais intimista? O vestido da noiva para casamento no campo geralmente tem um ar mais leve e romântico. Algumas noivas gostam do estilo boho, outras do vintage e também do romântico. Por outro lado, para as mais modernas, vale investir num modelo minimalista também. 

vestido de noiva para mini wedding no campo
Vestidos no estilo boho são os queridinhos das noivas do campo. Foto: Thai Martelozzo Fotografia. Espaço Casa Ventura.

Com relação à modelagem, as noivas do campo geralmente gostam de vestidos no estilo imperial, evasê, sereia (ou semi-sereia) ou reto. Também há a possibilidade de usar vestidos curtos. 

Traje do noivo para um casamento no campo

Primeiramente, o clima e o horário têm um grande impacto na escolha do traje, portanto, é super importante levar estes fatores em consideração. Todavia, de forma geral, os noivos que escolhem se casar no campo geralmente optam por tons como cinza, bege e azul. Se a cerimônia for ao entardecer com festa à noite, os noivos costumam optar por tonalidades mais escuras. 

traje do noivo para casamento no campo
Trajes mais despojados podem ser uma boa combinação para um mini wedding no campo. Foto: Freepik.

Para um mini wedding no campo, além da combinação de calça e paletó, é possível usar também calça e colete ou calça e suspensório. 

ebook01
Sobre o Lejour

Antes de mais nada, o Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento.

Veja também

Micro wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

Mini Wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!