Como escolher as músicas da cerimônia do casamento

Nem sempre é fácil fazer a seleção do que será tocado em cada etapa da cerimônia

As músicas da cerimônia do casamento tem o poder de levar emoção e contagiar os convidados que compartilham o tão especial momento do “sim” com os noivos.

Por ter o grande papel de embalar a celebração, nem sempre é fácil para os noivos fazer a seleção do que será tocado em cada etapa da cerimônia, da entrada dos padrinhos à saída dos noivos.

Para ajudar neste processo tão importante, conversamos com a cantora Lorenza Pozza, que entregou dicas certeiras para os noivos que desejam fazer das músicas “uma trilha sonora para um filme que acontece em tempo real”.

Estilo nos formatos instrumentais

Além da voz, os instrumentos têm participação crucial na criação da atmosfera e clima sonhados. Os pontos de atenção devem estar na sonoridade desejada, nas músicas escolhidas e no estilo do casamento.

“Um casamento na praia fica especial com voz, violão e percussão para dar um clima mais acústico. Já o acordeón é um instrumento de intensidade, que pode acrescentar emoção na cerimônia. Para casais mais românticos, as cordas são sempre excelentes escolhas (violino e violoncelo)”, indica Lorenza.

A cantora aponta o formato voz, violão e violino como o preferido. “O violino traz um ar romântico e intenso para as canções”, conta.

músicas da cerimônia do casamento
Clique mais para conhecer o trabalho de Lorenza Pozza

Personalidade em cada momento

Para expressar o amor vivido pelo casal, verificar a tradução das letras é importante. “A música precisa ter uma boa melodia e uma letra marcante. Com este material em mãos, os arranjos especiais e adequados a cada momento ficam por nossa conta”.

O momento também é importante, ainda que seja flexível. “A entrada de crianças possibilita ar mais lúdico e sereno; a de avós, que costumam levar alianças, fica especial com músicas mais lentas com mensagens fortes. Já a entrada da noiva pede uma música que harmonize com o jeito, com o clima do casamento e com a história dela”, pontua.

Etapas para escolher as músicas para casar

As músicas para a cerimônia são escolhidas com dois meses de antecedência da data da festa, período suficiente para os músicos prepararem os pedidos do casal.

“Gosto muito de orientar as músicas e estilos mais indicadas para cada momento e também oferecer ferramentas para que os noivos possam se inspirar”.

As mais pedidas

Com a grande quantidade de momentos distintos é possível optar por canções que estejam em alta, sendo uma forma de marcar, com o repertório, a época em que a união aconteceu.

“Temos feito bastante ‘Sentir’, uma composição minha; ‘Trem Bala’ foi muito tocada neste último ano para momentos como Entrada de Padrinhos e Cumprimentos; “Escolhi te Esperar” conquistou o coração das noivas com a letra tão sincera e romântica e, devido ao casamento real de Príncipe Harry e Meghan Markle, tenho sentido uma maior procura por “Stand by me”, que foi escolhida por eles.

Texto: Patrícia Milão

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários