Nem só a noiva que protagoniza o casamento, não é mesmo? O noivo também deve ficar à altura no Grande Dia. Para isso, algumas dicas de traje e gravata são fundamentais
Fizemos um resumo das principais de 2016 para você não ficar de fora! Confira:
1. Escolha da gravata
Veja 6 passos essenciais para escolher a gravata perfeita para o noivo e padrinhos
A elegância da gravata borboleta para noivo e padrinhos de casamento
O primeiro passo é conhecer os tipos de gravata:
Gravata Slim – 5cm a 6,5cm (mais modernas)
Gravata média – 6,5 cm a 8 cm (para quem não quer algo tão moderno e nem tão tradicional)
Gravata tradicional – 8 cm a 9,5 cm (geralmente usadas para ir ao trabalho)
Gravata borboleta (noivos modernos e despojados)
a) Horário do casamento
Casamentos realizados pela manhã ou à tarde, com a proposta mais descontraída, permitem gravatas com cores mais vivas e com estampas diferenciadas, por exemplo.
b) Noivo em destaque
O ideal é sempre buscar por uma cor ou modelo que o destaque dos demais.
c) Padrinhos com a mesma cor
O ideal é que todos os padrinhos estejam com a mesma cor.
d) Tipo físico
Noivos mais modernos, as gravatas super slim podem ser uma excelente opção. Elas valorizam os biotipos mais altos e magros e podem ser combinadas com qualquer estilo de casamento. Para os noivos mais baixos e mais cheinhos, as gravatas slimou padrão comum são boas escolhas. Já os modelos mais largos, com 8 cm, 8,5 cm ficam para ocasiões mais tradicionais e clássicas.
e) Colarinho da camisa
O estilo da gravata vai acompanhar o colarinho da camisa a ser usada. Um colarinho italiano, com aquelas pontas abertas, por exemplo, deve ser combinado com as gravatas mais largas. Enquanto os colarinhos alongados – americanos ou ingleses – pedem por gravatas mais finas
f) O que evitar
Evite gravata com estampas muito chamativas, evitar cores em contraposição muito forte – como amarelo e vermelho, laranja e amarelo, por exemplo. Evitar, também, gravatas temáticas e desenhadas.
2. Flor de lapela
A flor de lapela é usada no dia do casamento como símbolo de todo o romantismo do momento. Durante muito tempo a flor mais usada na lapela foi o cravo branco, pois o cravo tem o significado de amor puro, mas podem ficar tranquilos que não existe nenhuma regra sobre a escolha da flor. Hoje em dia, alguns noivos optam por usar a mesma flor do buquê da noiva , enquanto outros preferem usar a criatividade e sair do tradicional.
Veja também Lapela do noivo
3. Tipo de traje
a) Smoking
O mais tradicional de todos os trajes é o Smoking. Ele pede uma cerimônia e festa Black Tie.
b) Terno
Clássico e formal, o terno não tira a elegância do noivo, padrinhos ou pais, e tem sido uma das opções mais usadas no casamento.
c) Costume
A dupla paletó e calça é chamada de costume, ou seja o terno sem o colete. É o costume que usamos, em geral, para ir a casamentos, festas e reuniões. Lembrando que as duas peças devem ser da mesma cor, tecido — e padronagem, se houver alguma.
d) Fraque
O fraque é aquele traje que possui um paletó mais comprido nas costas. No Brasil é muito usado nas cerimônias mais clássicas e formais, mas isso não é uma regra, pois ele foi criado para ser usado em eventos diurnos.
e) Meio fraque
O meio-fraque surgiu no Brasil! Foi a partir de uma adaptação do fraque com a intenção de ser usado em situações menos formais do que as que se usam o fraque.
Veja também Smoking, terno, costume, fraque ou meio-fraque escolha o traje para noivo