Save the date para o casamento | Dicas e inspirações

Vamos te contar tudo sobre como fazer o save the date para seu casamento com dicas e inspirações para fazer bonito e ser lembrado

Primeiramente, vamos te contar tudo sobre como fazer o save the date para seu casamento com dicas e inspirações para fazer bonito e ser lembrado

save the date
O save the date serve para avisar os convidados a data do casamento. Foto: Freepik

Antes de tudo, vale lembrar que é um item da papelaria do casamento, portanto, uma peça essencial para avisar os convidados do dia do seu casamento. Além disso, faz com que os convidados fiquem curiosos a respeito do casamento.

Nesse sentido, nossa proposta aqui é mostrar diversas formas de como criar o lembrete de casamento, como enviar aos convidados, formatos, design, enfim, tudo.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre o save the date

O que é um save the date?

Primeiramente, é sempre bom lembrar que ele não é o convite de casamento. Sua proposta é avisar os convidados, com antecedência, para deixarem aquela data reservada para o seu evento.

De onde surgiu o save the date?

Antes de mais nada, nos EUA, lá é muito comum essa cultura de avisar os convidados para irem se preparando para determinado evento. E aqui no Brasil, virou tendência e é muito utilizado, principalmente de forma digital.

O que escrever nele?

Antes de mais nada, é bom escrever somente o nome dos noivos e informar que na data e horário tal acontecerá o casamento. Evite dar detalhes. Toda e qualquer informação adicional deve ser comunicada no convite de casamento.
 
– Data
– Horário
– Local

Como fazer um save the date?

Primordialmente, deve estar dentro da identidade do casamento, ou seja, a proposta do evento, a paleta de cores. Ele já é um sinal de como vai ser o evento.
 
Portanto, converse com seu fornecedor de papelaria para casamento e juntos vejam o que mais combina com o estilo do seu casamento, ou seja, design, formato, cores.
 
“Ser criativo, procurar deixar tudo com a cara dos noivos é super importante.
O casamento tem que ter o jeitinho dos noivos, orienta Débora Macedo, diretora da Imagine Só Assessoria.

Quanto custa fazer?

Nesse sentido, se optar pelo modelo impresso, os custos são mais altos e equivalem aos custos do convite impresso, afinal, a papelaria será a mesma. Já o modelo on-line pode ser enviado via WhatsApp, e-mail, redes sociais e o custo será apenas o da arte. Conheça a Calculadora do Casamento Lejour para te ajudar a calcular todos os custos do seu casamento.

save the date impresso
O design deve ter relação com a identidade do casamento. Foto: Freepik

O save the date deve ser impresso ou on-line?

Primordialmente, sabemos que o on-line é mais prático, fácil de enviar e mais barato, porém, nada impede que você faça um impresso para aqueles convidados que estão mais próximos. Nesse sentido, é uma questão de gosto, custos e otimização de tempo.

save the date virtual
O save the date pode conter informações além da data. Foto: Freepik

Tipos e materiais

  • Tradicional (feito junto à papelaria do casamento);
  • Digital (a arte pode seguir a proposta do convite de casamento);
save the date criativo
Existem diversos modelos que esbanjam criatividade. Foto: Freepik
  • Artesanal (os noivos podem fazer por conta própria para economizar uma grana);
  • Criativo (pode ser um vídeo dos noivos avisando que haverá casório, pode ser uma foto do casal com a data do casamento, pode ser um imã de geladeira (impossível esquecer a data) e até mesmo um calendário).
foto dos noivos
A criatividade rola solta e os casais inovam nas fotos usadas. Foto: Freepik

Design

Antes de mais nada, o save the date deve seguir a mesma proposta da papelaria e identidade visual do seu casamento. Ele não precisa ser necessariamente igual ao convite, mas é de bom tom que tenha a mesma identidade.

papelaria do casamento
A identidade deve ser a mesma do convite. Foto: Freepik

Sendo assim, tanto Débora Macedo, diretora da Imagine Só Assessoria, quanto Fernanda Martini, diretora da Fernanda Martini Eventos são unanimes quanto à identidade visual dele.

“O save the date é um item muito importante e a identidade visual desde o início já conta um pouquinho do casal e de como será a festa”, explica Débora.

design personalizado
A identidade já passa uma ideia de como será a festa. Foto: Freepik

“Não existem regras quanto ao formato e estilo. Mas claro que se o casamento tiver uma identidade visual e cores definitivas o save the date pode seguir a mesma linha”, comenta Fernanda.

banner checklist da noiva

Save the date em sites de casamento

Sobretudo, diversos sites de casamento já disponibilizam essa facilidade dentro de suas ferramentas. Ou seja, quando você contrata esse tipo de serviço já pode ficar despreocupada com o save the date. Nesse sentido, basta entrar na ferramenta e formatar o seu modelo.

foto do casal para os convidados
Alguns sites disponibilidades ferramentas para criar o save the date. Foto: Freepik

“Ele ajuda a garantir a presença daquele convidado querido que você tanto deseja que esteja no seu grande dia. Além disso, é muito bom se ao enviar o save the date você já tenha um site montado ou o número do telefone da sua assessora para fornecer informações adicionais aos convidados”, explica Fernanda.

3 modelos de identidade minimalista
Recebê-lo com antecedência ajuda os convidados a se programarem para o casamento. Foto: Freepik

Quando enviar aos convidados?

Antes de mais nada, com seis meses de antecedência é um bom prazo para enviar e comunicar os convidados. Nesse sentido, não ultrapasse o prazo de 90 dias para enviá-lo, pode ficar complicado para os convidados que moram longe para se programarem para o casamento.

o envio antecipado do save the date
Os noivos devem enviá-lo com 90 dias de antecedência. Foto: Freepik

“Nesse sentido, o save the date comunica a data de seu casamento com maior tempo. Com isso, o convidado pode se organizar e antecipar compras de presentes, reservas de hotéis e programar a presença em seu casamento com maior comodidade”, finaliza Fernanda.

save the date para destination wedding
Para destination wedding, a antecedência e informações do save the date são essenciais. Foto: Pinterest
Sobre a Lejour

Antes de tudo, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Sendo assim, todo orçamento do casamento pode ser calculado através da nossa calculadora, além da busca por fornecedores credenciados pela plataforma. Acesse nosso site e fale com nosso time.

banner painel Lejour

Veja também:

Lista de presentes | Dicas para usar a TAG de convite com elegância

Organização do casamento | O que fazer primeiro

O melhor site de casamento: como escolher?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados