Site de casamento, como criar um lindo e que envolve os convidados?

Quer criar um site de casamento lindo e que deixe seus convidados encantados (e já animados para o que está por vir)? Confira as dicas!

Quer criar um site de casamento lindo e que deixe seus convidados encantados (e já animados para o que está por vir)? Confira as dicas abaixo para fazer um site lindo e que ninguém irá esquecer!

Noivos descobrindo como criar site de casamento elegante
As plataformas de site de casamento facilitam a vida dos casais ao oferecer templates pré-prontos. Foto: Freepik.
banner site de casamento 2

Principais dúvidas sobre site de casamento

Como fazer um site de casamento?

Primeiramente, existem diversas plataformas que permitem a criação de sites de casamento. Normalmente, elas contam com templates prontos e que os noivos podem personalizar cores, elementos do layout e textos.

O que deve ter em um site de casamento?

Sobretudo, um site de casamento é uma ferramenta poderosa para se comunicar com os convidados. Por isso, deve ter todo o tipo de informação que auxilie as pessoas a se organizarem para o dia do seu casamento: data, horário, local, opções de hospedagem, lista de presentes, informações sobre viagem (se for um destination wedding), dress code e RSVP.

Como colocar música no site de casamento?

Algumas plataformas oferecem aos noivos a possibilidade de colocar uma música que os represente no site ou até mesmo de criar uma rádio com as músicas preferidas do casal. É uma ótima forma dos convidados conhecerem o estilo do casal e já irem entrando no “mood’ da festa. Entretanto, algumas plataformas oferecem esta opção de música somente a partir de planos pagos.

Quanto custa para criar o site? É grátis?

Antes de mais nada, é importante saber que muitas plataformas oferecem uma versão gratuita de site dos noivos. No entanto, estes planos gratuitos costumam oferecer certas limitações e até taxas maiores para a lista de presentes. Alguns sites de casamento cobram taxas para que os noivos tenham direito a um domínio próprio ou até para que uma equipe ajude na criação do site.

Quando fazer um site de casamento?

O site de casamento pode começar a ser feito a partir do momento em que os noivos já tiverem a data marcada e contratado o espaço da cerimônia e da recepção. Com tudo certo, já dá pra começar a montar o site. Aos poucos, o casal pode ir abastecendo o site com novas informações.

Como criar um site de casamento?

Primeiramente, para criar um site de casamento, é interessante escolher a plataforma mais adequada.

“Quando a ideia é estabelecer uma boa comunicação com seus convidados, logo vem a lembrança de que é importante ter um site dos noivos. Consequentemente, surgem também as dúvidas sobre como construir um bom website”, afirma a wedding planner Muriel Saldalamacchia.

Casal navegando em lista de site de casamento
Plataforma de site de casamento deve ser intuitiva e prática. Foto: Freepik.

De acordo com Vinicius Hilsdorf, sócio-fundador do Lejour, é importante que, em primeiro lugar, a plataforma seja super intuitiva e prática para facilitar a vida dos casais.

“Se a plataforma for muito complexa, como montar um site em WordPress, os noivos certamente irão se irritar. Em suma, o melhor é ter um modelo pronto, no qual os casais vão somente editando as informações e trocando as imagens. Assim, fica tudo pronto mais rápido”, comenta Hilsdorf.

Por outro lado, há também empresas especializadas em fazer o design de sites para noivos. Com elas, é possível fazer algo totalmente personalizado e alinhado com a papelaria do casamento, por exemplo.

Estrutura de um bom site de casamento

Está em dúvida sobre o que um bom site de casamento deve ter? Confira as dicas de Muriel sobre os elementos que deixam seu site ainda mais especial:

Noivos buscando informações sobre site de casamento
Site de casamento deve reunir informações práticas e úteis para os convidados. Foto: Freepik.
  • A data do casamento deve estar logo na homepage, com mais informações;
  • Como o casal se conheceu;
  • A história do pedido de casamento, se houver;
  • Fotos do ensaio pré-wedding;
  • O local da cerimônia e da recepção
  • A timelines do dia, para que os convidados saibam o que esperar;
  • Informações de viagem e acomodações, se for um destination wedding ou se houver convidados de fora;
  • Informações sobre aeroportos, companhias aéreas, aluguel de veículos e hotéis próximos ao local do casamento;
  • O que fazer na cidade/ região do casamento;
  • Link para lista de presentes/cotas de lua de mel;
  • Espaço para enviar perguntas para a assessora de casamento. De acordo com Muriel, isso ajuda os casais a manter a sanidade mental e dirige as dúvidas a um profissional habilitado para responde-las;
  • Dress code;
  • RSVP online (confirmação de presença);
  • Um e-mail dedicado ao casamento.

Ainda existem outras possibilidades para explorar no site:

  • Contagem regressiva;
  • Dicas gerais sobre o casamento;
  • Mural de recados dos convidados;
  • Inserção de músicas e vídeos;
  • Apresentação dos padrinhos;
  • Mapas;
  • Indicação de cabelo e maquiagem;
  • Hashtags do casamento;
  • Ilustrações dos noivos, do local do casamento ou dos padrinhos.
banner personalize seu site de casamento

Como criar um layout incrível para um site de casamento?

Acima de tudo, é fundamental que o site de casamento converse com a identidade visual e estilo do casamento. Para um casamento ao ar livre, por exemplo, é possível ter um site com elementos que remetam à natureza, como folhas e a cor verde.

Como criar o layout perfeito para lista de casamento em site
Layout do site pode seguir identidade visual do casamento e da papelaria. Foto: Freepik.

Já para um casamento mais clássico, é importante que o casamento reflita este mesmo estilo, com fontes com serifa, cores mais sóbrias e elementos mais sofisticados.

Por outro lado, se o casamento for mais minimalista, é possível trabalhar com cores mais neutras, belas fotos e menos texto.

Como as fotos são um elemento importante no site, é importante conversar com seu fotógrafo na hora de fazer um ensaio pré-wedding para que as fotos reflitam o mesmo estilo que vocês querem imprimir na papelaria e no site.

7 modelos de site dos noivos para se inspirar

Quer se inspirar em modelos de site dos noivos incríveis para fazer o seu? Selecionamos algumas opções:

Primeiramente, este site tem um ar mais moderninho e minimalista. Juntamente com isso, um detalhe super bacana é que os padrinhos ganharam bastante destaque com ilustrações em aquarela. Além disso, o casal inseriu uma timeline do Instagram, com fotos marcadas com a hashtag do casamento.

À primeira vista, parece um site de casamento bem comum. No entanto, ele é bem rico em informações. Da mesma forma, conta com uma apresentação dos noivos, informações sobre cerimônia e recepção, galeria de fotos, RSVP, blog, piadas do casal e até mesmo tweets divertidos.

Assim como o template anterior, ele traz informações bem completas sobre o casamento. Nesse sentido, como diferencial, apresenta um FAQ com as principais dúvidas do casamento, um vídeo, história do casal e do pedido de casamento, além de informações sobre a decoração do casamento. Ótimo pros convidados já se ambientarem, não é mesmo?

Antes de mais nada, para quem deseja um site mais descomplicado e objetivo, esta é uma boa inspiração. Nesse sentido, todo feito com fotos, ele destaca os dados principais do casamento: história do casal, data e local do casamento, contagem regressiva e RSVP. Nesse sentido, é ótimo para os casais mais práticos e que não querem perder tempo.

Nesse sentido, quer algo mais na linha minimalista?  Então, este modelo pode ser uma boa opção. Primeiramente, um dos diferenciais dele e que dá todo charme ao template é a timeline com a história do casal.

Em primeiro lugar, este site traz logo de cara os dados principais do casamento como a data e o local. Em seguida, vem a história do casal e os dados básicos da cerimônia e da recepção. Posteriormente, vêm as informações sobre lista de presentes, transporte e hospedagem. Por fim, o site conta ainda com RSVP, sugestões de locais para visitar e galeria de fotos.

Primordialmente com design clean, este site tem uma pegada de boho-chic. Desse modo, é perfeito para quem sonha com uma cerimônia no campo.

Sobre a Lejour

Em síntese, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

banner lista de cozinha

Veja também:

Lista de presentes | Dicas para usar a TAG de convite com elegância

Descubra qual site de casamento grátis é o melhor

O melhor site de casamento: como escolher?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados