Tudo o que você precisa saber para encontrar o vestido de noiva ideal

Alta, magra, baixinha, mais cheinha, não importa! Há um vestido dos sonhos esperando por você! Descubra qual modelo de vestido de noiva cai melhor no seu tipo de corpo e fique impecável no Grande Dia!

18 Fotos

Alta, magra, baixinha, mais cheinha, não importa! Há um vestido dos sonhos esperando por você! Descubra qual modelo de vestido de noiva cai melhor no seu tipo de corpo e fique impecável no Grande Dia!

vestido de noiva tradicional para noivas altas
Foto: Love & Light Photographs

Nem toda noiva é tomada pelo “amor à primeira vista” durante a escolha do vestido de casamento. Muitas, se não a maioria, ficam indecisas em meio a tantas opções para vestir na ocasião. São uma infinidade de cortes, tecidos, acabamentos e, para as noivinhas mais ousadas e modernas, até cores.

Para ajudá-la na difícil – mas não impossível – missão de encontrar o vestido ideal, entrevistamos três especialistas no assunto, que entregam quais modelos caem melhor em cada tipo de corpo. São dicas imperdíveis, para você deixar os convidados e, claro, o noivo sem ar ao entrar na igreja!

vestido de noiva ideal
Foto: Ether & Smit

Veja também 70 Vestidos de noiva mais incríveis das semanas de moda internacionais

1. Noivas magras
Mulheres que têm o corpo fino e bem sequinho podem optar sem medo por peças com mais volume. Conforme explica Vânia Gaburro, da Esposar Noivas, vestidos amplos são ideais nesses casos, pois ajudam a minimizar a magreza do quadril, característica geralmente presente em quem possui esse shape.

vestido para noivas magras black tie
Foto: Black Tie

Segundo o estilista Ozenir Ancelmo, vestidos com drapeados, plissados, corte peplum (espécie de babado entre o quadril e a cintura), cintura império (quando o vestido apresenta uma faixa justa na altura do tronco, logo abaixo dos seios) ou saias elaboradas e com detalhes valorizam mulheres magras.

vestido plissado para noivas altas
Vestido Monique Lhuillier

2. Noivas magras e altas

noivas esguias – magras e altas – possuem o biótipo mais fácil para encontrar vestidos, ainda mais se tiverem curvas acentuadas. “Elas podem usar desde vestidos mais sensuais até os extremamente tradicionais, tudo ficará lindo e harmônico”, garante Malu Bughay, da Black Tie.

vestido de noiva com curvas acentuadas black tie
Vestido Black Tie

Para as fãs do estilo romântico, a sugestão é optar pelo volume na saia, como um vestido com corte A, que é mais justinho na cintura e vai abrindo no formato da letra até a barra. Noivas mais sensuais podem escolher a modelagem sereia, que é justa no quadril e coxas e vai ampliando a partir da linha dos joelhos.

vestido de noiva com corte em A para noivas altas e magras black tie
Vestido Black Tie

3. Noivas magras de quadril estreito

Mulheres magras de quadril estreito, por outro lado, ficam melhor no modelo evasê (semelhante ao corte A) em vez do sereia.

vestido de noiva evasê black tie
Vestido Black Tie

Investir em recortes para valorizar as curvas e alongar também é indicado, assim como apostar no decote bateau – popularmente conhecido como canoa –, que evidencia as saboneteiras, mais um atributo das magrinhas.

vestido de noiva com decote bateau
Vestido Yolan Cris

4. Noivas com pouco busto

As que têm pouco busto podem abusar de alguns tipos de decote, que dão a ilusão de mais volume na região sem ficar vulgar.

vestido de noiva com decote coração
Foto: Jose Villa Photography

5. Noivas de baixa estatura
Vestidos com excesso de bordados, babados, muito volumosos e confeccionados em tecidos mais encorpados parecem diminuir a noiva, por isso devem ser evitados por quem tem baixa estatura – até 1,60 m de altura -, orienta Ozenir. “Vestidos godês – rodados – ou com muito volume infantilizariam a noiva, visto que ela poderia parecer uma debutante”, completa Malu.

Já recortes na vertical, o corte império, a modelagem sereia e os decotes V e U, por sua vez, ajudam a alongar a silhueta, de acordo com o especialista Ozenir.

vestido de noiva sereia black tie
Vestido Black Tie

Segundo Vânia, os cortes semi-sereia – justo no quadril e mais amplo a partir das coxas – e A também favorecem pessoas dessa estatura, já que não cortam a silhueta. “Mesmo esses dois modelos não devem ser cortados na cintura, para a noiva parecer mais alta”, explica. Portanto, evitar cintos e linhas horizontais ajuda a deixar o corpo mais alongado e esguio.

vestido de noiva semi-sereia black tie
Vestido Black Tie

6. Noivas com muito busto

Quem tem muito busto deve evitar decotes muito profundos, nesse caso, o decote coração é uma boa alternativa.

vestido de noiva com decote coração black tie
Vestido Black Tie

7. Noivas mais cheinhas
As noivinhas que estão acima do peso podem optar por vestidos mais clean, com poucos detalhes e com decotes V, U, Y ou em formato de coração, que valorizam o colo e alongam a silhueta. Por outro lado, o modelo tomara que caia e o princesa, que possui a saia volumosa, devem ser evitados, diz Ozenir.

vestido de noiva plus size
Foto: Jose Villa Photography

Modelos mais marcados na silhueta também valorizam essas mulheres, porque as deixa com aparência de mais magras, garante Vânia. Assim como cortes mais languidos, ou seja, mais fluídos ajudam a tirar o foco do que não deve chamar tanta atenção.

vestido para noiva plus size
Foto: Jose Villa Photography

É importante salientar que as noivinhas gordinhas devem usar vestidos na numeração adequada. “Não é porque o vestido está apertado que irá parecer que a noiva está mais magra”, alerta Malu. Por isso, ela aconselha buscar vestidos estruturados, que não chamem atenção para as partes do corpo que a noiva não gosta, e pede que tomem cuidado com as mangas longas. “Às vezes, elas evidenciam ainda mais os braços”, completa.

vestido de noiva black tie
Vestido Black Tie

8. Noivas altas
Peças fluídas e com volume ajudam a harmonizar as proporções, caindo bem em mulheres de alta estatura – com mais de 1,70 m de altura. É o caso do corte evasê, que deixa as pernas menos alongadas. O decote bateau e as mangas longas, segundo Vânia, evidenciam a parte de cima do corpo, tirando a atenção das pernas, por isso também são indicados.

vestido de noiva evasê com manga bateau
Vestido Reem Acra

Malu adverte apenas que as noivas com esse perfil procurem um estilista com antecedência, devido ao comprimento do vestido. “Em muitas lojas, ele precisa ser encomendado sob medida para a cliente. Então, a dica é ir sempre com um ano de antecedência, para ter tempo de sobra”, finaliza.

vestido de noiva
Foto: Brian Hatton Photography

Fornecedores dessa matéria

Black Tie

Esposar Noivas

Ozenir Ancelmo Atelier

Artigos Relacionados

Comentários