Casamentos vintage são uma tendência que diz muito sobre casal e refletem uma atmosfera mágica. Vamos te mostrar como fazer o seu casamento nesse estilo
Primeiramente, os casamentos vintage podem ser denominados como uma celebração que remete a elegância de tempos passados com aquele toque de romantismo nostálgico dos anos 20 aos 70.
Neste post vamos te mostrar o que é tendência e quais elementos são essenciais para compor esse estilo de casamento para fazer do seu grande dia algo memorável.
Casamentos vintage

Antes de tudo os casamentos vintage são clássicos e ricos em detalhes que representam essas épocas. Eles têm um charme que mesmo trazendo uma proposta de épocas passadas, é, ao mesmo, atemporal para quem aprecia esse estilo.
Leia mais: Frases para convite de casamento: o que escrever e como fazer um convite perfeito?
Principais dúvidas sobre o tema:
A princípio, assim como os casamentos tradicionais, os casamentos vintage requerem os mesmos cuidados na organização como tempo de preparação, escolha do local, fornecedores, enfim, tudo igual. A diferença aqui é o estilo que demanda um pouco mais de dedicação para encontrar todos os elementos que devem fazer parte desse contexto vintage. Mas isso é atribuído a assessoria de casamento que já tem expertise nesse tipo de evento e costuma tirar de letra.
Primeiramente, elementos antigos, que podem ser encontrados em antiquários. Além, é claro, de toda a composição no estilo vintage. Objetos pessoais e de família são bem-vindos para ajudar a compor o cenário dos casamentos vintage.
Do mesmo modo, a escolha do espaço é fundamental para dar aquele toque real do estilo do evento. Sendo assim, opte por realizar o casamento em uma fazenda, casa de campo, um bistrô ou até mesmo um home wedding na casa dos avós, por exemplo. Vai ficar incrível e muito, muito verdadeiro.
Anos e inspirações

- Anos 20 – A era do jazz apresenta muito brilho, glamour, pérolas e franjas. Rendas e bordados e cores preto e dourado.
- Anos 40 e 50 – O pano de fundo Hollywood é a inspiração. Cores em tom pastel, cintura marcada, luvas e penteados clássicos.
- Anos 60 e 70 – O boho chic e uma proposta um pouco mais descontruída sem perder a elegância refletem esse período como peças fluidas, flores e tons terrosos.
Elementos dos casamentos vintage

- Abajures
- Discos
- Fotos antigas
- Livros
- Luminárias
- Máquina de escrever
- Máquina de fotografia
- Mobiliário antigo
- Peças de herança familiar
- Porta-retratos
- Quadros
- Rádio antigo
- Telefone antigo
Cores vintage
- Dourado
- Marsala
- Preto
- Tons pastel
- Verde
Tendências

- Estilo de fotos de época
- Minimalismo
- Móveis antigos
- Tapetes
- Cortinas
- Objetos de madeira
- Paleta de cores de acordo com a década escolhida
- Peças de família
Saiba também: Como organizar um casamento: Guia completo
O charme das décadas passadas

Desse modo, a essência vintage deve imprimir todos os elementos que compõem os casamentos vintage. Portanto, não somente a paleta de cores do evento, como o local escolhido deve estar inserido nessa atmosfera. A papelaria de casamento, a decoração envelhecida, o bolo de casamento, bem como o vestido da noiva e o traje do noivo devem fazer jus ao estilo proposto.
Veja mais: Aliança de casamento | 8 dicas para escolher o modelo
Sobre a Lejour
Primeiramente, a Lejour é uma plataforma inovadora e gratuita que permite criar um site de casamento personalizado, onde os noivos podem compartilhar informações importantes, como a possibilidade de montar uma detalhes do evento, mapa do local, RSVP online e muito mais.
Além disso, a Lejour oferece lista de presentes digital, permitindo que os convidados contribuam de forma prática e segura, seja com presentes físicos ou cotas para experiências e viagens.