Categorias
Search
Close this search box.
lista de casamento

Lista de convidados do casamento | 10 dicas para montar a sua

Separamos 10 dicas importantes para ajudar os noivos a montar a lista de convidados do casamento sem estresse. Confira!

Antes de mais nada, separamos 10 dicas importantes para ajudar os noivos a montar a lista de convidados do casamento sem estresse. Confira!

noivos montam a lista de convidados do casamento
Tarefa difícil, mas necessária. Montar a lista! Foto: Freepik.

Primeiramente, ter que deixar pessoas fora da lista de convidados do casamento é um assunto delicado e pode causar saias justas para os noivos.

Mas, em alguns casos, é inviável convidar todas as pessoas que gostariam que estivessem presentes nessa data tão especial. Principalmente quando o orçamento para o evento é limitado. E por mais que dê aquela dorzinha no coração, não encare como um problema.

Nesse sentido, a lista de convidados influencia a organização de todos os demais detalhes da celebração e determina o tipo e o tamanho do evento, o quanto deve se investir e o local mais apropriado.

Por isso, antes de saírem divulgando o casamento para todo mundo, o conselho é administrarem as emoções, definam a quantidade de pessoas que poderá ser convidada, assim evitará situações desconfortáveis caso seja necessário restringi-la.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre lista de convidados do casamento

Como definir a lista de convidados do casamento?

Antes de mais nada, os noivos devem definir a quantidade máxima de convidados para a festa. Feito isso, nesse sentido, segregar a lista por familiares, amigos que não podem ficar de fora e amigos e familiares que poderiam deixar de fora.

Qual o número ideal de convidados para um casamento?

Primordialmente, tudo irá depender a vontade dos noivos. Se eles pretendem fazer algo mais intimista, com menos convidados, o ideal é que chegue a no máximo 100 convidados. Por outro lado, se querem algo maior, e consequentemente mais caro, o céu é o limite.

Qual a média de pessoas que faltam em um casamento?

Primeiramente, a porcentagem de pessoal que falta, chamada de quebra, é variável, porque depende do perfil dos convidados. Porém, com base em estimativas do mercado, a quebra é de cerca de 20% de convidados.

Como calcular o valor do casamento?

Antes de mais nada, para subir ao altar, é preciso que os noivos definam o quanto podem e querem gastar no casamento, que caberá no bolso. Para ajudar nesta missão e na separação de budget para cada tipo de serviço, utilize a Calculadora do Casamento Lejour.

10 dicas fundamentais para criar a lista de convidados do casamento

Sendo assim, aseguir, damos dicas do que levar em consideração na hora de montar a lista. Confira:

noiva montando a lista de convidados do casamento
Atente-se às dicas! Foto: Freepik.

1. Dê prioridade às pessoas que realmente fazem parte da vida de vocês

Primordialmente, essas pessoas provavelmente continuarão presente em grande parte dos momentos da vida do casal. Nesse sentido, parentes muito distantes, pais de amigos que não são próximos, colegas de profissão com quem não levarão a relação adiante se um dia deixarem de trabalhar juntos, conhecidos e quem não participa com frequência e certa periodicidade podem ser cortados, sem peso na consciência.

Sendo assim, uma dica importante é não se esquecer de chamar as pessoas que os convidaram recentemente para uma festa importante, como a de casamento. Essa é uma maneira educada de retribuir o convite, principalmente se vocês compareceram ao evento.

2. Prepare-se para dizer “não” 

Não convidar a família direta dos noivos pode ser um problema, assim como convidar apenas um dos tios ou dos primos. Da mesma forma, não incluir os filhos pequenos de um casal na lista pode ser desconfortável para os pais. Portanto, considere incluir todos ou esteja preparado para lidar com possíveis situações desagradáveis.

3. Pondere a vontade dos pais

Antes de mais nada, é natural que os pais dos noivos queiram compartilhar esse momento com amigos que acompanharam o crescimento de seus filhos. É ideal respeitar essa vontade, principalmente se os pais estiverem contribuindo financeiramente com o evento. Nesse caso, eles têm direito à própria cota de convidados. Mas é importante que a usem com equilíbrio e respeito, para que vocês consigam convidar seus próprios amigos. Já que a festa é dos noivos e para os noivos.

Sendo assim, se vocês estiverem bancando a festa sozinhos, e os seus pais insistirem em convidar pessoas que vocês sequer conhecem, exponham o que pensam e digam que, se eles fizerem mesmo questão, terão que retirar alguém da lista deles, para incluírem esses novos convidados.

4. Saiba quem realmente é imprescindível estar no casamento

Quando ambos os noivos têm muitos convidados, incluindo familiares e amigos, a orientação dos assessores é inclua na lista aqueles de quem a presença é considerada imprescindível e faça uma segunda lista com os nomes das pessoas que só serão convidadas se o orçamento e o espaço permitirem.

noiva separando as pessoas indispensáveis ao casamento
Separe a lista das pessoas indispensáveis ao casamento. Foto: Freepik.

5. Famílias com tamanhos diferentes pedem orçamentos diferentes

É preciso encontrar equilíbrio ao montar a lista caso um dos noivos possuia a família muito maior. Se isso representar custos diferentes, a parte da família maior pode arcar com a diferença de convidados.

banner checklist da noiva

6. Avise convidados solteiros para não levarem companhia

Se tiverem convidados solteiros, procurem se informar se estão namorando e há quanto tempo. Para relacionamentos muito recentes, não é necessário estender o convite ao par.

7. A lista ideal deve ser de acordo com o orçamento do casal

Não existe um número ideal de convidados. A extensão da lista deve ser compatível com o tipo de festa desejado pelos noivos e o orçamento de que dispõem para viabilizá-la. É possível realizar um casamento com 50 pessoas (os famosos miniweddings) ou uma festa para 600 convidados. Tudo depende do formato que preferem e do orçamento que estão dispostos a gastar.

Mas, se sonharem com um evento completo e requintado, porém a verba não for suficiente, a solução será reduzir o número de participantes. É sempre melhor fazer uma festa menor com qualidade.

8. A lista vem antes de tudo

O local da cerimônia e da festa só devem ser contratados após a lista de convidados ser definida, caso contrário o casal corre o risco de ter que reduzir o número de convidados se o espaço não comportar todos, ou até pagar multa por cancelamento de contrato.

9. Conte com o fato de algumas pessoas faltarem

Cerca de 25% do número de convidados inicial não comparecem à recepção. Muitas vezes, mesmo após a finalização do RSVP, ocorre uma ausência no evento de no mínimo 10% de convidados. Assim, se não houver problemas com espaço no salão contratado, vocês podem considerar essa informação para passar algumas pessoas da segunda lista para a primeira.

10. Não convide quem ficou fora da lista após o encerramento do serviço de RSVP

E por último, é claro que ser convidado de última hora é muito chato! Como o RSVP é realizado entre 15 a 10 dias antes do evento, ficará muito deselegante e indelicado convidar alguém com tão pouca antecedência.

Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Todo o orçamento do casamento pode ser calculado através da nossa calculadora, além da busca por fornecedores credenciados pela plataforma. Acesse nosso site e fale com nosso time.

banner painel Lejour

Veja também:

Checklist para casamento | Saiba como organizar os preparativos

Site de casamento | Saiba porque criar o seu

Listas de presentes de casamento: todas que você irá precisar 

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!