Dicas infalíveis para escolher o convite de casamento

Item indispensável, o convite de casamento é a forma mais elegante de convidar. Saiba como contratar, quando entregar e etiqueta na hora de convidar

3 Fotos

Saiba como contratar, quando entregar e dicas de etiqueta para convite

O convite de casamento é um item indispensável quando o assunto é o grande dia. Interativos, sofisticados, rústicos, modernos, românticos, com pinturas personalizadas e os eternos clássicos, como escolher? O estilo do casal, estilo do evento e o budget são fatores decisivos nessa tarefa.

Lembre-se que ele é uma prévia do casamento

É importante lembrar que o convite de casamento será o primeiro contato do seu convidado com a festa. A formalidade ou não do convite será crucial na definição do traje e na expectativa do convidado para a cerimônia e a recepção. A ansiedade e a vontade de fechar todos os fornecedores são grandes, mas procure a orientação de um especialista para se certificar qual modelo de convite está de acordo com a proposta do seu evento.

convite
Convite RA Paper. Gostou de algum convite? Entre em contato pelo nosso chat

Confira os prazos de contratação

O prazo ideal para contratação dos convites de casamento é de 6 a 4 meses antes do casamento. Para não comprometer a entrega dos convites, também é necessário contabilizar o tempo para caligrafia ou manuseio/acabamento.

Quantidade

Contabilize a quantidade de convites de acordo com a quantidade de famílias e considere no mínimo 10% a mais como margem de segurança devido aos possíveis erros de calígrafa ou convidados acrescentados na lista após seu fechamento.

Importante, revise a lista de convidados com atenção antes da contratação dos convites.

Entrega

A forma mais correta de entregar o convite é em mãos, mas sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Para quem mora em cidade grande como São Paulo, o trânsito é um fator que complica ainda mais. Uma sugestão é pedir ajuda aos pais e familiares e, em último caso, contrate empresas especializadas em entrega. Para os convidados de outros estados e países a opção seria o correio.

convite
Convite RA Paper. Gostou de algum convite? Entre em contato pelo nosso chat

Dicas na hora de convidar

O ideal é mandar o convite com pelo menos 30 dias de antecedência, ter atenção à forma de tratamento que quer colocar nos convites como, por exemplo, Sr. e Sra. ou Sr. e família e “NUNCA” errar o nome e sobrenome do convidado quando mandar a lista para subscrever os envelopes.

R.S.V.P. – Confirmação de presença

Um bom planejamento requer o famoso R.S.V.P. (Répondez S’il Vous Plâit – Responda por favor). Inclua no convite de casamento o nome e telefone do responsável pela confirmação com prazo de até 20 dias antes da data do casamento. Outra opção é utilizar a frase “Favor confirmar presença”. Independente do estilo, é primordial ter a quantidade de convidados confirmados até no máximo 10 dias antes do casamento para possíveis aumentos com o buffet.

Save The Date

Nunca é demais enviar um Save the Date, eletrônico ou em papel, com no mínimo 4 meses de antecedência ao casamento. Nesse primeiro momento não é necessário informar local, horário da cerimônia e recepção. O objetivo é garantir que os convidados reservem suas agendas e se programem para o evento do ano.

Identidade visual

Vale ressaltar a importância de contratar todos os outros itens de papelaria com o mesmo fornecedor. A apresentação, layout, papel, impressão devem seguir o padrão do convite como, por exemplo, cardápios, tags de carro, cartões de agradecimento, missais, Save the Date, kits toillets, lágrimas de alegria e produtos com rótulos personalizados dos noivos.

Veja também:

Tipos de forminhas de doces para casamento

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Decoração de casamento com luzes

Artigos Relacionados

Comentários