Categorias
Search
Close this search box.
casamento na praia

6 Dicas Imperdíveis para realizar um casamento na praia

Lindo e luxuoso, o casamento na praia não perde em nada para o tradicional. Mas precisa de algumas precauções!

Lindo e luxuoso, o casamento na praia não perde em nada para o tradicional. Mas precisa de algumas precauções!

Decoração de casamento na praia
Foto: Acervo Roberta Gouvea

Casar na praia tem se tornado o sonho de muitas noivas. É possível fazer uma linda festa de casamento, com muito requinte e sofisticação, e ainda ter aquela vista incrível para os convidados.
Com a onda dos destination weddings, a tendência tomou ainda mais força! Mas existem alguns passos fundamentais e dicas valiosas para o sonho não se tornar um pesadelo, como o clima, local para os convidados se hospedarem, fornecedores que atendam fora da sua cidade, e por aí vai.

casamento na praia casal
Foto: Site Style me Pretty

Não se preocupe! Separamos todas elas pra vocês não se perderem na organização do Grande Dia:

1. Local do casamento
De que adianta uma vista maravilhosa, aquela dos sonhos, mas com uma estrutura precária? Luxo e conforto andam lado a lado e é claro que seus convidados esperam uma boa recepção. Não tem jeito, a primeira impressão é a que fica! Portanto, deve-se unir a beleza natural com instalações apropriadas.

decoração de casamento na praia
Foto: Acervo Roberta Gouvea. 

É muito importante verificar se os fornecedores que você sonhou para seu casamento realizam evento fora da sua cidade e qual o valor de deslocamento e montagem. Isso pode aumentar muito os custos da sua festa. Mas com planejamento tudo fica mais fácil!
banner calculadora de casamento Lejour

2. Época do ano e Horário
Praia, frio e chuva não combinam, não é mesmo? Portanto, a época do ano é fundamental para marcar a festa. As melhores estações são a primavera e o verão, lembrando que em pleno verão deve-se evitar os horários mais quentes, como almoço, optando pelo entardecer, em que as temperaturas já estarão mais amenas. Afinal, ninguém quer ver as madrinhas de casamento derretendo no altar.

Madrinhas de casamento na praia
Foto: Aria Studios. Site Style me Pretty

É importante verificar se há um local coberto caso o tempo vire e tenha um plano B nas mangas. Se não houver, você deverá providenciar uma estrutura para a cobertura.
Renata Rodrigues, do buffet St. Morit’s, ressalta alguns itens: “Alguns fatores são super importantes, como escolher meses com baixa probabilidade de chuva, se certificar quanto ao “time” de festa oferecido pelo espaço e principalmente pelo buffet, pois festas na praia têm a tendência de ter uma duração maior. Nós do buffet Saint Morit’s já oferecemos um horário estendido para estes casos de destination wedding.”

Decoração com velas para casamento na praia
Foto: Acervo Roberta Gouvea.

3. Decoração
A praia já tem por si só uma beleza que decora e compõe o casamento, mas alguns elementos potencializam, como madeira, juta, bambu, velas e lamparinas. Móveis de madeira mais rústicos também ajudam a montar o cenário, ainda mais se a escolha for pé na areia. Os tules também são uma boa opção, assim como as folhagens. As flores devem ser mais resistentes, e o decorador deve se atentar para não deixá-las muito expostas ao sol antes da cerimônia para que não murchem rapidamente.

Decoração casamento na praia

Decoração de casamento na praia
Gostou desse fornecedor? Clique aqui para saber mais.

Decoração para casamento na praia Decoração casamento na praia com taça bico de jaca

Fotos acima: Acervo Roberta Gouvea.
banner painel Lejour

A decoradora Roberta Gouvea ressalta os tipos de flores que combinam: “Flores tropicais, mosquitinhos, margaridinhas, gloriosas, orquídeas são ótimas para esse tipo de casamento. Também está em evidência os estilos boho, vintage e botânico. Nestes casos, sugiro o uso de peças rústicas, maletas, cachepôs, cestarias e garrafinhas.”

Decoração com estrela para casamento na praia
Foto: Victorian Anne Photography. Site Style me Pretty.

4. Comida
Calor não combina com comida muito pesada e até mesmo com o ar informal do casamento na praia. O finger food é uma boa opção de comida para casamento na praia, além das saladas, peixes e aperitivos. Um bar de caipirinhas também fica agradável e com a cara da praia.

Nani Bernardo sugere um cardápio leve e com frutos do mar: “Nossas sugestões para casamentos cardápios de casamento na praia são sempre de comidinhas muito frescas, leves mas substanciosas, pois quando se fala em casar fora do local de residência dos noivos, sabemos que isso envolve viagem, sair da rotina e devemos pensar que os convidados não tiveram um dia de alimentação regrada, ou seja, vão chegar ansiosos por comidinhas reconfortantes e saborosas. Quando não existe restrição a peixes e frutos do mar, gostamos sempre de valorizar esse ingrediente que na combina com um cardápio praiano, como um bobó de camarão e um ceviche por exemplo.”, completa a chef.

comida para casamento na praia
Foto: Wes Roberts Photography. Site Style me Pretty.
Bar para casamento na praia
Foto: Kt merry photographer. Site Style me Pretty

5. Acomodações
Se você não mora na praia e seus convidados terão que se deslocar para o casamento, você está realizando um destination wedding. Nesse caso, é importante pensar nas acomodações para seus convidados. Se o casamento for em um hotel ou pousada, pode-se negociar um valor flexível para que o feche para todos os seus convidados. Se não for o caso, os noivos devem indicar hotéis e pousadas, já pensando na locomoção para a festa.

6. Trajes
Praia não combina com vestidos muito estruturados, pesados, nem com terno e gravata. Claro que o sonho dos noivos deve ser levado em conta e dá para fazer algo com requinte, mas de forma leve. Chapéus, se for cerimônia de dia, e vestidos midi são uma boa combinação.

Vestido de noiva para casamento na praia
Foto: Carmen And Ingo Photography. Site Style me Pretty.

A dica do estilista Geraldo Couto é o uso das telas trabalhadas: “Com uma renda moderna e baseado em tule, o vestido fica sofisticado e traz a leveza que a praia pede. Musselines e Georgete dão aquele ar esvoaçante ao vestido de noiva, que também combina muito bem com praia. E a cor deve ser off white, que combina com o ambiente e será ressaltado na foto. Evitem tudo que lembrar um casamento em uma catedral!”

Vestido de noiva para casamento na praia
Foto: Jacque Lynn Photography. Site Style me Pretty.

Quanto aos vestidos estruturados, ele dá a dica: “Não tem importância ter estrutura, desde que seja na parte de cima. Até porque em alguns corpos a estrutura cai melhor. Na parte de baixo não recomendo, pois fica desconfortável e para fotos mais atuais, com pé na areia, não funcionam.”

Casamento na praia
Foto: Katie Nicolle Photography. Site: Style me Pretty.

Fornecedores desta matéria
Buffet Saint Morit’s

Geraldo Couto

Nani Bernardo

Roberta Gouvea

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!