6 passos essenciais para escolher a gravata perfeita para o noivo e padrinhos

Cor, modelo, tamanho, são muitas definições para a gravata do noivo e padrinhos. Veja as dicas de especialistas para escolher o modelo ideal!

7 Fotos

Ao escolher o traje ideal para o noivo, muitas dúvidas podem surgir na combinação da gravata. Afinal, por qual modelo optar? Quais cores escolher?

É bastante comum que os noivos peçam para que os padrinhos usem a mesma cor de gravata. Algumas vezes, os próprios presenteiam os amigos e familiares com o acessório, o que auxilia os padrinhos na combinação do look e favorece a composição visual do casamento, tornando-a mais clean e elegante.

Também há aquelas ocasiões em que os noivos solicitam que a gravata do padrinho acompanhe a cor do vestido da madrinha.

Apesar de, no altar, os padrinhos ficarem com cores diferentes, ainda assim haverá um padrão visual, tornando tudo ainda mais bonito.

Tipo de gravata

Antes de tudo, é preciso que se conheça os diversos tipos de gravatas para poder escolher com maior precisão.

Gravata Slim – 5cm a 6,5cm (mais modernas)

gravata para noivo e padrinhos slim

Gravatas média – 6,5 cm a 8 cm (para quem não quer algo tão moderno e nem tão tradicional)

gravata para noivo e padrinhos média

Gravata tradicional – 8 cm a 9,5 cm (geralmente usadas para ir ao trabalho)

gravata tradicional para noivos e padrinhos

Gravata borboleta (noivos modernos e despojados)

gravata borboleta para noivo e padrinhos

Horário e proposta do casamento

É essencial saber qual será o estilo e o horário do casamento. Isso vai influenciar nos tons de cores a serem escolhidos e no estilo da gravata. Em geral, os casamentos realizados pela manhã ou à tarde, com a proposta mais descontraída, permitem gravatas com cores mais vivas e com estampas diferenciadas, por exemplo.

A gravata é sempre uma dúvida comum entre os noivos. O ideal é se atentar para alguns pontos como: o local do casamento, o horário, estilo da cerimônia, o vestido da noiva, a roupa dos padrinhos, personalidade e o tipo físico do noivo.

Noivo sempre em destaque

Para os noivos, o ideal é sempre buscar por uma cor ou modelo que o destaque dos demais. Enquanto os padrinhos optam pelo modelo slim, ele pode usar borboleta, por exemplo. Se todos os padrinhos forem usar a mesma cor, o noivo pode acompanhar a cor, porém usar um tom mais forte.

noivo e padrinhos com gravata borboleta e terno azul

Para os padrinhos, é importante ficar por dentro do que o noivo vai usar e pedir orientação quanto ao estilo da gravata. Se não houver limitação por parte dos noivos, acompanhar a cor do vestido da madrinha é o mais indicado, porém sem a necessidade de ser a cor exata.

O ideal é que todos os padrinhos estejam com a mesma cor. Isso deixa tudo mais bonito e harmônico. Porém, se os noivos deixarem a decisão por conta dos padrinhos a orientação é evitar um contraste exagerado com o vestido da madrinha. Se ela usa um vestido vermelho, por exemplo, o padrinho pode optar por uma gravata salmão ou nude e ficará super elegante.

Tipo físico

Apesar de não haver regras que limitem o uso das gravatas, há modelos que podem favorecer alguns biotipos. Na escolha do modelo ideal, é fundamental que o noivo verifique o que mais o favorece e o que transmite sua personalidade.

Para os noivos mais modernos, as gravatas super slim podem ser uma excelente opção. Elas valorizam os biotipos mais altos e magros e podem ser combinadas com qualquer estilo de casamento. Para os noivos mais baixos e mais cheinhos, as gravatas slim ou padrão comum são boas escolhas. Já os modelos mais largos, com 8 cm, 8,5 cm ficam para ocasiões mais tradicionais e clássicas.

O estilo da gravata vai acompanhar o colarinho da camisa a ser usada. Um colarinho italiano, com aquelas pontas abertas, por exemplo, deve ser combinado com as gravatas mais largas. Enquanto os colarinhos alongados – americanos ou ingleses – pedem por gravatas mais finas.

noivo e padrinhos com gravata borboleta e suspensório

Personalidade

É essencial que o look do noivo ressalte, acima de tudo, sua personalidade. Se for mais descontraído, todo o visual deve mostrar isso. Nessa proposta, usar um terno azul – última tendência para eles – pode ser uma ótima opção. Suspensórios acompanhados de gravata borboleta também são ótimas indicações. O ideal é que o noivo esteja em destaque usando um colete ou paletó, por exemplo.

Para os padrinhos, o ideal é sempre acompanhar o noivo. Se a proposta for descontraída, usando suspensório, é bacana que os padrinhos também usem e fazer a diferenciação somente nas cores. E as ideias são diversas: podem usar cores diferentes de gravatas, podem usar todos os mesmo tom e o noivo com uma cor diferente, podem optar por ternos mais neutros e cores mais fortes nas gravatas; sempre ficará a critério dos noivos.

O que evitar

Para garantir que tudo fique com um visual harmônico e elegante, o ideal é sempre fugir dos exageros: evitar uma gravata com estampas muito chamativas, evitar cores em contraposição muito forte – como amarelo e vermelho, laranja e amarelo, por exemplo.

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários

Marcelo

por Marcelo em

Oi, tudo bem?
Show! Muito legal as dicas

Uma dúvida: eu quero usar gravata borboleta.
Os padrinhos obrigatoriamente tem que ser borboleta? Ou eles podem usar a gravata normal?
Fica legal ou não?

Valeu!