Categorias
Search
Close this search box.
madrinha de casamento

5 principais e verdadeiras funções da madrinha e padrinho de casamento

Toda noiva sempre sonha com a organização do casamento e uma das principais partes do Grande Dia envolve a madrinha e padrinho de casamento.

Antes de mais nada, toda noiva sempre sonha com a organização do casamento e uma das principais partes do Grande Dia envolve a madrinha e padrinho de casamento. Mas muitas pessoas não sabem a real função dos padrinhos, e é sempre bom relembrar para ajudá-los a fazer a escolha certa.

madrinhas de casamento

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo

 

Antes de tudo, é preciso entender o real significado de padrinho e madrinha. Seja ele no casamento, ou no batismo de criança, a função é a mesma: cuidar e ajudar!

Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.

banner RSVP

Principais dúvidas sobre madrinha e padrinho de casamento

O que é madrinha e padrinho de casamento?

Primeiramente, a função dos padrinhos de casamento é a de auxiliar os noivos. Estar sempre por perto, acompanhar os noivos no altar e serem guardiões do casamento, aconselhando e sendo amigos em todos os momentos.

Quem pode ser madrinha e padrinho de casamento?

Primordialmente, os padrinhos de casamento são pessoas queridas que fazem parte da vida dos noivos. Sendo assim, recomendamos que convidem familiares, melhores amigos, pessoas de convívio do casal.

Quantos padrinhos e madrinhas de casamento?

Primeiramente, não existe uma regra, mas as testemunhas do casamento são duas, e o restante, fica a critério dos noivos.  Isso se refere ao casamento civil e no religioso.

Como é chamado o padrinho de casamento?

Geralmente, se chama de compadre. Diz-se tanto do padrinho em relação aos pais do afilhado como do pai deste em relação aos seus padrinhos.

1. Ser os olhos e ouvidos do casal

Os padrinhos de casamento precisam ser pessoas muito presentes na vida dos noivos. Imagine sua vida daqui alguns anos. Veja se as pessoas que você quer convidar para ser padrinho e madrinha ainda farão parte ativamente da sua convivência. Isso porque, os padrinhos têm que ser o ombro amigo do casal e devem estar sempre presente nos momentos bons e nos difíceis também.

2. Ajudar nos preparativos do casamento

Ser padrinho não é só curtir a festa não! Os padrinhos e madrinhas devem ajudar os noivos em tudo o que precisarem nos preparativos do Grande Dia, como a despedida de solteiro, o chá de cozinha, entre outros itens.

madrinhas e padrinhos de casamento

Se a noiva for fazer itens no estilo DIY, pode contar com as amigas madrinhas, afinal, elas estão aí para isso!

3. Cuidar dos noivos no dia do casamento

No dia do casamento a correria dos noivos é muito grande. Eles quase nem veem o casamento passar, pois são muitos protocolos, cumprimentos aos convidados e tudo mais. É função dos padrinhos e madrinhas acompanharem o casal na jornada e fazer com que cada segundo do casamento seja inesquecível.

No caso do noivo, os padrinhos podem ajudar com o traje, o nervosismo antes do altar, a passar a gravata e animar a pista na hora de jogar o uísque.

No caso da noiva, as madrinhas devem estar presente desde a preparação até o fim da festa. Os nomes na barra do vestido devem ser feitos pelas madrinhas, elas devem estar de olho na make e cabelo da noiva para ela sempre ficar linda na festa; devem ajudá-la a ir no banheiro quando precisar, pois o vestido pesa e ela não conseguirá ir sozinha; devem ajudá-la na hora de jogar o buquê e de animar a festa na pista!

banner app Lejour

4. Presente bom é presente com amor

Chega dessa história que padrinho e madrinha deve dar um presente caro ou luxuoso, melhor que dos outros convidados. Ser convidado para ser padrinho de casamento não tem nada a ver com valor monetário. O mais importante é dar um presente que marque os noivos e os ajudem na jornada da vida do casal. Não é preciso gastar rios de dinheiro, e sim dar com todo amor e carinho aquilo que está dentro de suas possibilidades.

5. Tem que ajudar depois da festa também

Depois que passou o casamento, os noivos ficam cheios de coisas a fazer, como devolver vestido de noiva, se for alugado; devolver as joias, se forem alugadas; mandar cartão de agradecimento aos convidados e agradecer os presentes recebidos.

padrinhos de casamento na praia

E ir para a lua de mel com tudo isso na cabeça não é legal! Por isso, os padrinhos e madrinhas devem ajudar nesses afazeres pós-festa e deixar os noivos tranquilos para curtirem a lua de mel.

banner site casamento 2

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 90 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.

Veja também:

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Lista de presentes convertida em dinheiro | 8 vantagens para criar a sua

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.