6 principais e verdadeiras funções da madrinha e padrinho de casamento

Ser convidado para exercer as funções de madrinha e padrinho no casamento é uma honra e também envolve uma série de tarefas. Saiba quais são!

Toda noiva sempre sonha com a organização do casamento e uma das principais partes do Grande Dia envolve a madrinha e padrinho de casamento. Mas muitas pessoas não sabem a real função dos padrinhos, e é sempre bom relembrar para ajudá-los a fazer a escolha certa.

Conceito de padrinho e madrinha

Antes de tudo, é preciso entender o real significado de padrinho e madrinha. Seja ele no casamento, ou no batismo de criança, a função é a mesma: cuidar e ajudar!

Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.

Veja também:

21 mensagens para o cartão de presente de casamento

21 ideias lindas de fotos das alianças do casamento

15 fotos que não podem faltar no álbum de casamento

Plaquinhas para a decoração e os detalhes do casamento

Ser os olhos e ouvidos do casal

Os padrinhos de casamento precisam ser pessoas muito presentes na vida dos noivos. Imagine sua vida daqui alguns anos e veja se as pessoas que você quer convidar para ser padrinho e madrinha ainda farão parte ativamente da sua convivência. Isso porque, os padrinhos têm que ser o ombro amigo do casal e devem estar sempre presente nos momentos bons e nos difíceis também.

Ajudar nos preparativos do casamento

Ser padrinho não é só curtir a festa não! Os padrinhos e madrinhas devem ajudar os noivos em tudo o que precisarem nos preparativos do Grande Dia, como a despedida de solteiro, o chá de cozinha, entre outros itens.

Se a noiva for fazer itens no estilo DIY, pode contar com as amigas madrinhas, afinal, elas estão aí para isso!

Cuidar dos noivos no dia do casamento

No dia do casamento a correria dos noivos é muito grande. Eles quase nem veem o casamento passar, pois são muitos protocolos, cumprimentos aos convidados e tudo mais. É função dos padrinhos e madrinhas acompanharem o casal na jornada e fazer com que cada segundo do casamento seja inesquecível.

No caso do noivo, os padrinhos podem ajudar com o traje, o nervosismo antes do altar, a passar a gravata e animar a pista na hora de jogar o uísque.

No caso da noiva, as madrinhas devem estar presente desde a preparação até o fim da festa. Os nomes na barra do vestido devem ser feitos pelas madrinhas, elas devem estar de olho na make e cabelo da noiva para ela sempre ficar linda na festa; devem ajudá-la a ir no banheiro quando precisar, pois o vestido pesa e ela não conseguirá ir sozinha; devem ajudá-la na hora de jogar o buquê e de animar a festa na pista!

Presente bom é presente com amor

Chega dessa história que padrinho e madrinha deve dar um presente caro ou luxuoso, melhor que dos outros convidados. Ser convidado para ser padrinho de casamento não tem nada a ver com valor monetário. O mais importante é dar um presente que marque os noivos e os ajudem na jornada da vida do casal. Não é preciso gastar rios de dinheiro, e sim dar com todo amor e carinho aquilo que está dentro de suas possibilidades.

Veja também

25 músicas mais pedidas para a cerimônia de casamento

Conheça as TOP 10 Igrejas para casamento em São Paulo

50 frases de amor mais lindas para colocar no convite de casamento

Smoking, terno, costume, fraque o meio fraque, escolha o traje para o noivo

10 lugares para fazer um mini wedding charmoso em São Paulo

Aprenda a calcular a quantidade de bebida e comida ideal para o casamento

Tem que ajudar depois da festa também

Depois que passou o casamento, os noivos ficam cheios de coisas a fazer. Como devolver vestido de noiva, se for alugado; devolver as joias, se forem alugadas; mandar cartão de agradecimento aos convidados e agradecer os presentes recebidos. E ir para a lua de mel com tudo isso na cabeça não é legal! Por isso, os padrinhos e madrinhas devem ajudar nesses afazeres pós-festa e deixar os noivos tranquilos para curtirem a lua de mel.

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários