ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
aliança

Aliança de casamento | 8 dicas para escolher o modelo

Símbolo do amor e união, a aliança de casamento é um dos itens fundamentais na escolha dos noivos. Confira dicas para escolher a sua!

Primeiramente, é preciso destacar que a variedade de modelos de aliança de casamento é grande e escolher o modelo que mais combina com o casal nem sempre é tão simples e rápido como se imagina.

Em tempos de pandemia então nem se fala, a internet virou uma grande aliada para pesquisar a respeito e até mesmo para a oportunidade de uma compra mais acessível.

alianca de casamento
Aliança, símbolo da união e do amor. Foto Pixabay.

Afinal, a aliança de casamento é um acessório que estará com o casal por muitos anos além do valor simbólico e sentimental que ela representa.

checklist casamento

Principais dúvidas sobre aliança de casamento

Quanto custa em média alianças de casamento?

Antes de mais nada, o preço da aliança varia de acordo com a espessura, tipo de ouro e marca da loja a comprar. Nesse sentido, uma aliança de ouro 18k com 1mm de espessura pode custar a partir de R$700.

Qual o tipo de aliança para casamento?

Primeiramente, as alianças mais tradicionais e usadas nos casamentos são as de ouro 18k. Mas muitos casais estão inovando e mudando o tipo, formato e cor do ouro.

Precisa de aliança para casar no civil?

Sim! As cerimônias, sejam elas religiosas com efeito civil ou apenas civil em cartório preveem as trocas de alianças dos noivos.

Significado da aliança de casamento

São muitos os significados da origem da aliança de casamento. Portanto, a proposta aqui é contextualizar de forma simples seu real significado, afinal sua simbologia muda entre diversas culturas e religiões.

Aliança de casamento Brazil e Murgel

Sendo assim, no casamento, a aliança de casamento representa a união, um acordo de cumplicidade e o amor entre duas pessoas.

Aliança e o estilo do casal

A aliança de casamento precisa sim ter a ver com o estilo do casal, afinal, não dá para escolher um modelo somente pelo preço acessível ou porque está na moda.

Primeiramente, variados modelos, texturas, acabamentos, tipos de banhos de ouro são questões que devem ser levadas em conta na hora da escolha da aliança de casamento.

aliança de casamento
O estilo do casal dita a escolha do modelo da aliança. Foto: Jonathan Borba no Unsplash

Nesse sentido, para Deborah Griffel, designer de joias e proprietária da Virginia Ore, o conforto, a praticidade na manutenção e um modelo atemporal são os principais pontos considerados na escolha da aliança de casamento.

“O modelo anatômico é bem confortável principalmente para quem não está acostumado a usar acessórios todos os dias. A personalização pode ser a espessura, altura do anel, cor do ouro, gravação ou até o acabamento fosco ou polido. Desta forma, é possível ter uma aliança de casamento clássica, porém diferente sem que fique ultrapassada com o decorrer do tempo”, esclarece Deborah.

Quanto tempo antes do casamento comprar a aliança?

Indica-se de dois a três meses antes do casamento, afinal, são muitos os modelos e sabemos que o tempo para o Grande Dia passa voando.

Para casais que preferem não arriscar um novo modelo, a aliança de casamento clássica é universal. Foto: Helder Joalheiros.

O modelo clássico e atemporal com uma pequena personalização é o mais indicado, além disso, esse tipo de modelo de aliança de casamento é eterno, não sai de moda e combina com qualquer outro anel, orienta a designer Deborah.

ebook01

Confecção artesanal pelas mãos do casal

dia da aliança
A produção da aliança em todas suas etapas. Foto: acervo Dia da Aliança.

Antes de tudo e em meio a uma atmosfera intimista e romântica, o ateliê Dia da Aliança oferece aos casais uma experiência única durante o processo de produção da aliança de casamento, que é feito de forma totalmente artesanal e com a presença do casal vivendo uma imersão, uma aula ao vivo nesse universo encantador até então desconhecido por nós, que é a confecção de uma joia.

dia da aliança
Casal confeccionando a própria aliança. Foto: acervo Dia da Aliança

Nesse sentido, o ateliê não vende somente uma joia e sim uma experiência, eles apresentam para os casais a experiência de vivenciar todas as etapas da confecção da aliança de casamento, inclusive participando presencialmente desse processo. Sim, os casais martelam, forjam, soldam e dão o real significado para esse nobre processo de produção do maior símbolo de união da existência.

aliança para casamento
Aliança personalizada não precisa seguir nenhum estilo que não seja o do casal. Foto: acervo Dia da Aliança

Barbara Guth, diretora do ateliê Dia da Aliança é enfática ao dizer que para ela a tendência nesse segmento está na personalização da aliança de casamento.

“Nosso trabalho é muito diferenciado no mercado, os casais nos procuram, geralmente, com uma ideia de modelo de aliança em mente e quando chegam ao ateliê e conhecem de perto como funciona todo esse trabalho delicado e manual. Com isso, surge uma outra perspectiva da joia que realmente desejam. E a nossa proposta é captar a essência do casal e transmutar a matéria (ouro) na preciosidade que é a confecção da própria aliança. É uma experiência única e repleta de significado para os noivos”, explica Barbara.

Tendências para este ano

Em seguida, modelos mais finos e delicados com até 2mm de espessura e em ouro rosé estão fazendo sucesso entre os casais. Entretanto, a aliança de casamento rosé deixa o anel mais discreto na pele e com menos contraste de cor, além disso, fica super delicado sem fugir do tradicional.

aliança de casamento cravejada
A regra é seguir o coração e comprar o modelo de aliança de casamento que mais fazer brilhar os olhos. Foto Anuska Ponzoni Rossi do Pixabay

8 dicas para não cair numa cilada

  1. Selecione algumas imagens no Pinterest de modelos que vocês mais gostaram, isso facilita na hora de escolher o modelo;
  2. Consulte um joalheiro de confiança, de preferência que indicado por amigos ou outros profissionais do universo de casamentos;
  3. Cuidado com ofertas tentadoras, ouro é um metal nobre e caro, fuja dos preços baixos;
  4. Toda joia possui um certificado de garantia;
  5. Não esqueça de gravar no nome e a data do casamento na parte interna da aliança;
  6. A aliança de casamento possui dois sinais de identificação na borda interior. Esses sinais representam a marca do fabricante e a qualidade do ouro, o quilate;
  7. Se comprar pela internet, verifique a credibilidade da empresa e todos os cuidados com a segurança no envio/recebimento da joia;
  8. É essencial experimentar a aliança de casamento com antecedência ao casamento, esses ajustes não são feitos da noite para o dia.
aliança de casamento
Alianças mais robustas e texturizadas são bastante procuradas pelos casais. Foto: Fernando De Lima do Pixabay

Tonalidades do ouro e seus quilates

Em primeiro lugar, a aliança de casamento pode ser confeccionada em ouro amarelo, branco ou rosé. Você sabia que o quilate do ouro é a medida de pureza do metal? Ou seja, é o total de peso do ouro. Geralmente, para a aliança de casamento, é utiliza-se 18K para uma durabilidade ainda maior da joia.

aliança de casamento ouro branco
Não importa a tonalidade do ouro, a simbologia é uma só. Foto: Hiệp Hoàng do Pixabay

Tonalidades do ouro

  • Cor ouro amarelo
  • Ouro branco
  • Ouro rosé
aliança rose
Legenda: Uma das queridinhas dos casais é a aliança em ouro rosé. Foto: Reisman Alianças e Joias

Tipos e modelos de alianças

  • Tradicionais e lisas (polida)
  • Quadradas
  • Com texturas
  • Cravejada de pedras preciosas
  • Com mistura de metais
  • Foscas

Após definir a sua aliança de casamento é preciso escolher como os pajens e daminhas levarão até o altar. Veja algumas dicas e inspirações que a Aline, do Salve a Noiva separou para vocês.

porta alianças para casamento
Diversos modelos de porta alianças são usados para levá-las ao altar e depois viram decoração. Foto: Freepik
Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

ebook 2

Veja também:

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Lista de presentes convertida em dinheiro | 8 vantagens para criar a sua

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.