Categorias
Search
Close this search box.
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.

Atualmente, muitos casais têm optado por fazer o casamento civil seguido de uma pequena celebração mais intimista. Nestas ocasiões a mesa de bolo para casamento civil simples costuma ter um papel de destaque, já que muitas vezes acaba sendo o cenário para tirar fotos dos noivos e dos convidados. Quer saber como criar uma festa incrível após seu casamento civil?

Confira as dicas abaixo!

banner app Lejour

Perguntas mais comuns sobre mesa de bolo para casamento civil simples

O que servir em um casamento simples no civil?

Sobretudo, um casamento civil mais simples muitas vezes implica em uma celebração mais íntima e informal. Algumas sugestões de alimentos e bebidas que podem ser servidos em um casamento civil simples:
– Bebidas: pode incluir champanhe ou espumante para um brinde, bem como alguns coquetéis simples e bebidas não alcoólicas (sucos, refrigerantes, água com gás e limonada).
– Entradas: podem incluir aperitivos e petiscos como tábuas de queijos e frios, canapés, bruschettas, mini sanduíches e espetinhos de frutas.
– Pratos principais: isto pode variar muito de acordo com os gostos pessoais do casal ou até mesmo tradições de família. Normalmente, os noivos oferecem uma estação de buffet com opções como massas, saladas, e carnes grelhadas. Há também quem opte por pratos únicos como risotos, massas ou assados. No entanto, se o ambiente for realmente descontraído, pode-se optar por um churrasco.
– Sobremesas: bolo e docinhos de festa.

Como comemorar casamento civil gastando pouco?

Em primeiro lugar, para reduzir os gastos, deve-se pensar no número de convidados. Para gastar menos, será preciso reduzir o número de pessoas e fazer algo mais intimista. Ainda, outra dica, é fazer uma celebração no estilo bolo com champagne, no qual são servidos doces e bebidas.

Que bolo escolher para casamento civil simples?

Acima de tudo, há várias opções que podem ser utilizadas. Há o bolo com cobertura de chantilly, o Naked cake, o bolo com cobertura de fondant, a pasta americana, com frutas frescas ou merengue italiano, entre outros.

Como fazer um casamento civil?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que o casamento civil costuma ser uma celebração mais intimista.

Mesa de bolo para casamento civil simples
Foto: Pexels | Wallace Araújo

“No casamento civil, na maioria das vezes, a lista de convidados engloba padrinhos, pais e familiares muito próximos. Não acaba sendo um casamento em si. No civil, acho que tem que ser comedido na maneira dos convidados, senão você fica praticamente com duas festas parecidas”, comenta o decorador Feijó, da Feijó Design.

Normalmente, o casamento civil é celebrado no cartório, com o juiz de paz. Ainda, é possível também ter uma celebração fora do cartório – em casa ou num restaurante, por exemplo – e a esse procedimento dá-se o nome de casamento em diligência (quando o juiz de paz sai do cartório para celebrar a cerimônia). Por conta disso, este tipo de casamento normalmente ocorre de dia.

Para celebrar seu casamento civil em 2021, Gabrielle Pastore Scoton escolheu fazer um bolo com champagne após a cerimônia civil no cartório.

“Primeiro, eu decidi o tema. Queria algo rústico e minimalista. Tivemos entre 25 e 30 convidados, já que não houve casamento tradicional. O destaque da mesa foi um bolo folhado – encomendei entre 3,5kg e 4kg. Aí como fiz só um bolo e champagne, calculei 8 doces por pessoa. De bebidas, encomendamos de 12 a 15 garrafas”, conta Gabrielle.

Decoração casamento civil simples e barato

Para fazer a decoração do casamento civil, Feijó conta que leva em consideração o ambiente em será celebrada a festa.

“Se você tem um casamento civil em casa ou em um restaurante, primeiro é preciso levar em consideração a decoração já existente para não destoar. É preciso agregar o elemento decorativo e não ser um chamativo, para que as pessoas não tenham a impressão de que algo está deslocado do espaço escolhido”, comenta Feijó.

Com relação à paleta de cores e escolha das flores, Feijó conta que normalmente utiliza as cores que os noivos mais gostam.

“Agora, lógico, sempre com uma sugestão de paletas mais suaves, nada muito chamativo. Tanto sendo um casamento civil como sendo um casamento tradicional, esta parte da paleta é mais ligada à personalidade do casal. Às vezes, tem as tendências, como a Pantone do ano e a gente segue esta tendência. Só que eu acho que é muito mais questão de considerar a personalidade do casal do que a flor ou cor do ano.”, afirma.

Na decoração da mesa do casamento civil, Gabrielle usou arranjos florais com tons de pêssego e branco em vasos de vidro. Para a disposição dos docinhos, ela optou por troncos de madeira. O bolo ficou num suporte mais alto. Também foram utilizados elementos decorativos com as iniciais dos noivos, porta-retratos, plaquinhas e luminárias com velas.

banner lejour Fastshop

Como deixar sua decoração de casamento civil mais criativa?

Quer fazer algo diferenciado e especial no casamento civil? Uma dica pode ser dar uma pincelada sobre como será o grande dia do casal.

“É importante fazer de uma maneira que retrate, de forma suave, como seria o casamento ‘tradicional” deste casal. No civil, fazemos algo que dê uma pincelada do que será o grande dia deles.  Se além do civil, o casal fazer um Destination Wedding, por exemplo, podemos fazer uma decoração inspirada pelo destino. Fiz a decoração do pedido de casamento de uma noiva que vai se casar em Portugal. Como ela gosta muito de limão siciliano, colocamos um toque dele na mesa do casamento civil e depois trouxemos este mesmo elemento no grande dia”, explica Feijó.

Mesa de bolo para casamento civil simples: o que colocar?

No casamento civil, muitas vezes a mesa de bolo e doces é a estrela da festa. “No civil não costuma haver nenhum pedido extraordinário. Os noivos geralmente pedem um bolo bacana – elemento que acaba ganhando maior ênfase.

“Acaba sendo um bolo um pouco mais formal e não tão descontraído. Normalmente, é uma tendência um pouco mais chique. As noivas normalmente gostam de fazer um pouco de doces junto com o bolo”, afirma Feijó.

Além do bolo e dos docinhos, também podem ser considerados os seguintes elementos:

  • Topo de bolo: um topo de bolo simples e bonito que represente os noivos. Pode ser algo personalizado que tenha significado para o casal.
  • Decoração da mesa: usar uma toalha elegante que combine com o casamento e adicionar detalhes como velas, flores ou pequenos arranjos ao redor da mesa para criar um ambiente romântico.
  • Plaquinhas, iniciais dos noivos ou mensagens: você pode usar lousas ou plaquinhas que expressem os votos dos noivos ou alguma frase especial para o casal.
  • Suportes ou pedestais: estes elementos podem ajudar a exibir o bolo. Isso cria dimensão e destaque para a sobremesa principal.

Mesa de bolo de casamento simples e linda

Muitas vezes, a mesa de bolo para casamento civil acaba funcionando como cenário para tirar fotos com os convidados. Portanto, para incrementar este ambiente, vale investir em algumas ideias diferenciadas (e que muitas vezes não vão adicionar custos extras):

  • Composição de mesas: que tal usar mais de uma mesa, com diferentes alturas e formatos? Isso pode dar um charme à decoração e dar ainda mais destaque ao ambiente.
  • Painel ou arco de flores: para quem estiver com um orçamento um pouquinho maior, pode investir num painel de madeira ou num arco de flores para colocar ao fundo. O painel pode ser feito com pallets também – uma boa ideia de DIY (do it yourself).
  • Varal de luzes: pode ajudar a incrementar a iluminação e a decoração.
banner lista casamento 2023
Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 100 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop. 

Leia também:

Bolo de casamento civil | 30 inspirações para as noivas

Vestido de noiva para casamento civil

Informações e documentos para o casamento civil

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.