Tarefa importante, escolher a banda para o casamento é uma das decisões durante a organização e planejamento em que os noivos precisam de mais atenção e pesquisa.
Como a música está presente em todos os momentos do grande dia, é preciso escolher os profissionais, estilo e repertório certos para garantir uma performance que contagie a festa e faça todos os convidados aproveitarem.
Para tornar essa missão mais simples, separamos alguns pontos de atenção para não errar na escolha. Confira:
Tempo e investimento
Bons músicos têm formação extensa e horas a fio de ensaio para manter a qualidade e a atualização de repertório. Somado a isso, as bandas — principalmente se especializadas em casamento — possuem uma agenda concorrida. Por isso a contratação do grupo deve acontecer com antecedência de cerca de 12 meses e terá um investimento correspondente a experiência, desempenho, confiabilidade e reconhecimento da banda. Assim, dos itens a economizar dentro da cerimônia, através da procura por melhores preços, a banda não é um deles.
Data marcada
Devido a agenda concorrida a troca de datas se tornará muito difícil. Por isso há alguns cuidados a serem tomados para garantir a apresentação da banda dos sonhos. Antes de agendar as primeiras reuniões é valioso ter as hipóteses de datas do salão
(para cruzar com a disponibilidade da banda), temática ou cores da decoração (para o figurino) e estilos que serão tocados.
Outro ponto importante que deve ser respondido pela banda é sobre os equipamentos de iluminação e som. A preferência é que a banda já os possua e leve para montagem no dia, porém há casos em que é preciso alugar e colocar fornecedor e músicos em alinhamento sobre as
especificações de como tudo tem de estar.
Quando a data estiver mais próxima — cerca de um mês para o casamento — é indispensável uma reunião final com o grupo a fim de fechar o setlist (repertório de músicas) e reforçar horários e momentos especiais durante a apresentação.
Avaliação
A internet facilita muito a procura por opções, mas não se deixe levar apenas por vídeos! É preciso verificar pessoalmente o desempenho dos músicos, a fim de conferir se há sinergia com o público, se a qualidade da produção atende ao esperado e se a atuação está de acordo com o que deseja para o seu próprio casamento.
Contudo, como é impossível permanecer em uma festa ou evento alheio por muito tempo, a alternativa para complementar a avaliação pessoal é o contato com noivas que já foram atendidas pela banda.
Entre os itens que é preciso ficar de olho e podem estar presentes entre as perguntas a serem feitas estão:
Pontualidade
Chegada para preparação dos músicos no palco, teste de som e início do show no horário determinado;
Som e equipamentos
Nitidez, falhas, itens quebrados;
Paradas
Quantidade, duração, retomada da apresentação e clima da festa;
Diversidade
Estilos de música tocadas
Figurino
Adequação ao tema e conservação das peças.
Contrato
Por fim, o bom e sempre bem escrito contrato. Tudo tem de estar descrito nos detalhes para que não haja nenhuma dúvida quanto ao nível de exigência e expectativa sobre a apresentação.
O contrato é uma segurança para os noivos tanto quanto é para os músicos. A partir dele se estabelece um vínculo de confiança entre os envolvidos.
Texto: Patrícia Milão
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado