Quer comemorar suas bodas de casamento, mas ainda não sabe o que fazer? Preparamos um guia completo sobre como celebrar seu aniversário de casados!
Principais dúvidas sobre bodas de casamento
Primordialmente, Lilian Rocha, da assessoria Adéqua Eventos, acredita as bodas de casamento são uma celebração única e que merecem uma comemoração especial.
“Afinal, nem todo mundo está disposto a conhecer e aceitar tudo o que somos enquanto pessoas. Então, se um casal já viu tudo (lado A e lado B, familiares um do outro, situações das mais diversas) e decidiu ficar junto mesmo assim, têm mais é que celebrar mesmo. É uma grande bênção”, opina Lilian.
Segundo Lilian, as celebrações intimistas são uma tendência para comemorar bodas de casamento. “Principalmente os casais que ainda não têm tantas décadas de relacionamento, gostam de renovar o amor a dois, seja porque ainda não têm filhos ou porque não planejam ter”, explica.
No entanto, Lilian lembra que também há casais com filhos que preferem ter esse momento só para os dois. “Eles acreditam que, como os filhos não estarão em casa para sempre, eles devem resgatar o romantismo dentro do relacionamento conjugal”, esclarece.
Antes de mais nada, o mais importante é entender quem eles são como casal e qual momento de vida estão vivendo. É isto que será a linha diretora de tudo, até mesmo do código de vestimenta.
“Muitas mulheres gostam de usar um vestido branco, para sentir aquela emoção de noiva novamente. Mas não é algo obrigatório. Em suma, o ideal é que as roupas estejam adequadas ao ambiente da celebração e com o estilo pessoal do casal”, indica Lilian.
Quais são as bodas de casamento?
Listamos as principais bodas de casamento de acordo com os meses e anos.
MESES
- Bodas de Beijinhos – 1 mês
- Bodas de Sorvete – 2 meses
- Bodas de Algodão Doce – 3 meses
- Bodas de Pipoca – 4 meses
- Bodas de Chocolate – 5 meses
- Bodas de Pluminha – 6 meses
- Bodas de Purpurina – 7 meses
- Bodas de Pompom – 8 meses
- Bodas de Maternidade – 9 meses
- Bodas de Pintinhos – 10 meses
- Bodas de Chiclete – 11 meses
- Bodas de Papel – 12 meses
ANOS
- Bodas de Papel – 1 ano
- Bodas de Algodão – 2 anos
- Bodas de Trigo – 3 anos
- Bodas de Linho – 4 anos
- Bodas de Madeira ou Ferro – 5 anos
- Bodas de Perfume ou Açúcar – 6 anos
- Bodas de Latão ou Lã – 7 anos
- Bodas de Papoula ou Barro – 8 anos
- Bodas de Cerâmica ou Vime – 9 anos
- Bodas de Estanho – 10 anos
- Bodas de Aço – 11 anos
- Bodas de Seda ou Ônix – 12 anos
- Bodas de Linho ou Renda – 13 anos
- Bodas de Marfim – 14 anos
- Bodas de Cristal – 15 anos
- Bodas de Turmalina – 16 anos
- Bodas de Rosa – 17 anos
- Bodas de Turquesa – 18 anos
- Bodas de Cretone ou Água-marinha – 19 anos
- Bodas de Porcelana – 20 anos
- Bodas de Zircão – 21 anos
- Bodas de Louça – 22 anos
- Bodas de Palha – 23 anos
- Bodas de Opala – 24 anos
- Bodas de Prata – 25 anos
- Bodas de Pérola – 30 anos
- Bodas de Esmeralda – 40 anos
- Bodas de Ouro – 50 anos
- Bodas de Diamante – 60 anos
- Bodas de Vinho – 70 anos
- Bodas de Nogueira ou Carvalho – 80 anos
- Bodas de Álamo – 90 anos
- Bodas de Jequitibá – 100 anos
Como comemorar as bodas de casamento?
Acima de tudo, este é um momento especial e não pode passar em branco! Confira as diversas maneiras de celebrar as bodas de casamento:
1. Viagem de bodas
Primeiramente, uma das formas que muitos casais têm escolhido para comemorar este momento é com uma bela viagem, para um destino que tenha tudo a ver com a personalidade dos cônjuges.
Sendo assim, a assessora e cerimonial Daiane Savaris indica uma viagem pra outra cidade ou país que sempre quiseram visitar.
2. Ensaio fotográfico para celebrar bodas
De acordo com Daiane, uma das possibilidades para celebrar as bodas de casamento é com um ensaio fotográfico.
“Se o casal curte fotos, o momento de troca de alianças e reforçar os votos pode ser um ensaio fotográfico que registre essa nova fase a dois”, sugere Daiane.
3. Presentes
Trocar presentes pode ser uma boa opção para comemorar as bodas de casamento. Entretanto, é preciso escolher o presente com carinho, de forma que seja algo especial e marcante para o cônjuge.
4. Programas especiais
Antes de mais nada, a comemoração das bodas de casamento também pode ser realizada através de um programa especial pro casal – um jantar, um show da banda preferida dos cônjuges, uma aula de dança, um espetáculo, uma trilha ou qualquer outra atividade que vocês curtam realizar juntos.
5. Festa de bodas x Renovação de votos
Antigamente, o mais comum era que os casais fizessem uma grande festa para comemorar as bodas de prata ou de ouro. Para aqueles mais religiosos, normalmente havia uma cerimônia religiosa, missa ou culto também.
No entanto, hoje há uma flexibilidade maior para as bodas de casamento. Uma das alternativas é fazer a renovação de votos, isto é, uma cerimônia em que o casal troca votos e reafirma seu compromisso de casamento. E que também pode ser seguida por uma festa ou não – tudo vai depender do desejo do casal.
Dicas para organizar a renovação de votos
Primeiramente, é importante definir a dimensão da celebração.
“Uma renovação de votos pode ser até maior que uma festa de casamento. Isso vai depender inteiramente do perfil e do objetivo do casal”, afirma Lilian.
“Em geral, os casais vão afunilando seus relacionamentos ao longo dos anos. Inclusive, muitos dos padrinhos de casamento acabam não sendo mais figuras tão importantes na vida deles e a lista de convidados tende a diminuir muito em relação a do casamento”, sinaliza Lilian.
Onde fazer a celebração da renovação de votos
Nesse sentido, é possível renovar no mesmo lugar que eles se casaram e trazer à tona todas as memórias criadas naquele espaço.
Por outro lado, alguns casais aproveitam a ocasião para casar na igreja, se não o fizeram antes.
Sendo assim, segundo Lilian, há pessoas que optam por fazer algo totalmente diferente – na praia, no campo, no alto de uma montanha, em uma vinícola ou em outro país.
Quando fazer uma festa de bodas de casamento ou renovação de votos
De acordo com Lilian, alguns casais gostam de brincar com as diferentes possibilidades a cada etapa do relacionamento.
“Alguns comemoram somente os dois no aniversário de 5 anos de casamento. Posteriormente, celebram com os filhos no aniversário de 6 anos. Ou então fazem uma festa para 100 pessoas no aniversário de 7 anos e depois voltam a comemorar só os dois”, pontua Lilian.
Protocolos da celebração
Em primeiro lugar, para renovar os votos, o casal precisa apenas declarar um ao outro o desejo de continuarem juntos pelos anos que hão de vir.
“O casamento é um rito de passagem que marca a promessa de se apoiarem, se amarem e formarem uma família. Ao passo que a renovação de votos é a celebração por estarem cumprindo essa promessa e desejando continuar a cumpri-la”, explica Lilian.
Por fim, para a renovação, o casal pode apenas ler os votos um para o outro na cerimônia, ou, quem sabe, pedir para um grande amigo celebrar?
A presença de um juiz ou de uma autoridade religiosa não é obrigatória. No entanto, para casais que não seguem nenhuma fé específica, Lilian lembra que existem celebrantes não-religiosos, que atuam como oficiantes em cerimônias mais poéticas.
O que servir na comemoração?
Por fim, não há uma fórmula pronta para celebrar a ocasião, tudo depende do perfil de cada casal.
“Oferecer um grande banquete, com muita bebida, muita dança e longas horas de festa é bastante comum nos casamentos brasileiros. Todavia, é apenas uma das formas de celebrar”, expõe Lilian.
Eventualmente, o casal também pode optar por ter uma pequena recepção no formato ‘bolo e champanhe’ para os convidados, um coquetel, um brunch ou mesmo um almoço/jantar.
“Se for uma celebração à dois, muitas experiências bacanas podem ser criadas somente para o casal. Por exemplo: é possível oferecer um menu degustação ou um chef que fique à inteira disposição deles naquele momento”, indica Lilian.
Celebrando tradições e acontecimentos
Sobretudo, nas bodas de casamento, os casais podem aproveitar para relembrar algumas tradições familiares ou relembrar fatos do dia em que subiram ao altar.
“Nossos casais em geral repetem um prato do buffet original e até o sabor do bolo. Alguns inclusive congelam pra celebrar no ano seguinte – ao menos uma fatia pra compartilhar a dois!”, lembra Daiane.
Por fim, outra forma de incluir memórias do casamento na renovação de votos é repetir a música da primeira dança.
Sobre a Lejour
A Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.
Veja também:
RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento
Lista de presentes convertida em dinheiro | 8 vantagens para criar a sua
Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes