Categorias
Search
Close this search box.
buffet

Buffet para casamento: tudo o que você precisa saber

O que será que você precisa ter em mente ao escolher o buffet para casamento? Confira algumas dicas e arrase nas escolhas gastronômicas!

Antes de mais nada, o que será que você precisa ter em mente ao planejar o buffet para casamento dos sonhos? Confira algumas dicas para elaborar o melhor cardápio, agradar aos seus convidados, e, claro, sem gastar muito!

Ghee Banqueteria - Buffet para casamento
Clique aqui para agendar uma degustação com este buffet para casamento!
banner calculadora de casamento Lejour

4 principais dúvidas sobre buffet para casamento

Quanto custa um buffet para casamento?

Primeiramente, os valores de um buffet para casamento dependem de vários fatores, como a quantidade de pessoas, quais serão as proteínas utilizadas no cardápio e como funcionará a logística e a instalação da cozinha durante a cerimônia. É como se você valorasse a sequência de refeições de um jantar, por exemplo. Então, a média mínima costuma bater na casa dos 100 reais por pessoa, porém, vale pesquisar bem, avaliar pacotes e fazer propostas para os fornecedores.
Use a Calculadora de Casamentos Lejour para saber qual o budget máximo que você deverá gastar com este item!

Existe algum tipo de buffet para casamento mais barato?

Antes de mais nada, cada fornecedor funciona de um jeito diferente. No entanto, os que fazem as refeições em formato self-service tendem a sair mais em conta para o bolso dos casais.

O que servir no casamento?

Primeiramente, quase todos os serviços de buffet de casamento seguem uma ordem: entradinhas, prato principal com almoço ou jantar, ilhas gastronômicas e petiscos da madrugada.
Conheça Os 6 tipos de serviços de buffet para casamento mais procurados para decidir o cardápio do seu evento!

É preciso fazer degustação?

O ideal é que o casal faça a degustação, sim, especialmente para saber se o que será servido do buffet de casamento está de acordo com o paladar deles e de seus convidados. Juntamente com isso, é preciso ver a apresentação final dos pratos, para alinhar toda a parte de decoração da festa.

Como escolher o buffet para casamento

Primordialmente, entre os momentos mais aguardados do ‘grande dia’ está, com certeza, o buffet e as delícias que serão servidas. Sendo assim, esse item é um dos que mais pesam no orçamento da festa, por ser um serviço delicado na logística, preparo e distribuição.

Buffet Hernandes
Clique aqui para solicitar um orçamento a este buffet de casamento!

Por isso, de antemão, pesquisamos os pontos imprescindíveis que você não pode deixar de lado ao planejar e fechar o seu fornecedor de buffet de casamento. Nesse sentido, chamamos uma dupla incrível para nos ajudar com esses questionamentos: Luciana Rocha, chef de cozinha funcional e CEO da WellBe, e Oghan Teixeira, sócio da Ghee Banqueteria. Confira as dicas dos especialistas no assunto!

Restrição alimentar

Antes de mais nada, será que algum convidado não come carne, é vegano ou tem alguma alergia? Primeiramente, Oghan indica finalizar a lista de convidados e analisar o ‘perfil gastronômico’ de cada um.

“Os noivos devem ter ciência se alguém tem algum tipo de restrição alimentar, como intolerância a glúten, lactose, se come carne ou se é vegano ou vegetariano”, explica ele.

Red Gastronomia para casamento
Conheça este buffet especial para casamentos. Clique aqui!

Além disso, essa atitude demonstra uma atenção especial com as pessoas que eles chamaram para um dia tão importante para todos. 

“O carinho dos noivos vai além da recepção, ele está nos detalhes do buffet de casamento. É um jantar ou almoço que você vai oferecer para quem você ama”, enfatiza o empresário.

Desenho do cardápio

Sendo assim, falando em jantar ou almoço, os especialistas falam sobre planejar e desenhar o cardápio do casamento. Antes de mais nada, o casal precisa entender qual ‘culinária’ gosta mais.

“O gosto alimentar dos noivos é essencial para desenharmos todo o menu”, diz Luciana.

Cardápio para buffet de casamento
Escolher o tipo de cardápio é fundamental! Foto: Freepik.

Para ela, juntamente com a lista de convidados, os noivos precisam fazer uma eliminação de cozinhas.

“É sentar e pensar quais tipos de comida eles mais gostam, se é italiana, japonesa, portuguesa e outras. Com isso em mãos, o buffet consegue sugerir opções mais assertivas para eles”, comenta a chef funcional.

O sócio da Ghee Banqueteria ensina desenhar o cardápio como as entradas, com as opções volantes, como coquetel e menu degustação.

“Esse tipo de serviço é mais informal, para que os convidados confraternizem, sem precisarem de talheres para comer. Também faria uma seleção de canapés com carnes e vegetais”, fala ele.

“Em seguida, vem a estrela do processo em um buffet de casamento, sendo o almoço de dia ou o jantar à noite, com pelo menos duas opções de saladas e carnes, acompanhamentos para cada uma, uma opção de massa e uma sobremesa. Esta última, meu conselho é não optar por algo tão doce, já que geralmente existe a mesa de doces e cafés”, diz Oghan.

banner checklist da noiva

Nutrição versus Execução

Nesse quesito, eventualmente, Luciana afirma que as pessoas estão mais preocupadas com a apresentação das opções culinárias do que a nutrição de fato. Entretanto, ela tem observado uma procura grande por menus funcionais, que tragam mais conforto para os convidados, trazendo receitas saudáveis e glamourosas.

“Quando faço buffet de casamento ou eventos, estou vendo uma vontade de colocar mais cor na mesa, com muitas frutas, verduras e legumes.”

O que pode encarecer o buffet de casamento?

Nesse sentido, segundo os dois especialistas, frequentemente o que mais encarece um buffet de casamento é a escolha das proteínas, sendo as de origem marinhas as mais caras.

“Os frutos do mar e peixes são luxuosos e deixam os preços elevados. Todavia, pensando na pandemia, tudo subiu, inclusive temos o custo extra com os protocolos de higiene”, pondera Luciana.

Frutos do mar para buffet de casamento
Frutos do mar geralmente encarecem a gastronomia. Foto: Freepik.

Em termos gerais, por exemplo, Luciana conta que precisou colocar um aumento de cerca de 30% em seus serviços.

“Porém, pensando em custos e exclusividade, vejo que os micro e mini weddings viraram febre, apesar de serem mais caros quanto à questão de buffet de casamento, mas são mais intimistas. Sob esse ponto de vista, a mesma panela pode cozinhar 5 kg ou 1 kg de arroz, mas o sabor do último vai ser maior.”

Existem várias formas de economizar. A Lejour possui uma ferramenta de planejamento financeiro que auxilia não só neste tipo de cálculo, mas em vários outros setores do seu casamento. Conheça mais sobre a Calculadora de Casamento!

Tendências para servir

Luciana indica as ‘Ilhas do chef’ como uma nova atração para os casamentos. Para ela, os programas tipo reality show de alta gastronomia têm popularizado o setor e feito com que as pessoas conheçam mais pratos e ampliem o paladar. Então, como uma forma de agradar os convidados, alguns chefs estão sendo convidados para cozinhar ao vivo durante a festa. Um mimo extra e, no mínimo, divertido!

Prestigius Buffet - Ilha gastronômica
Clique aqui para saber quanto custa essa ilha gastronômica!

Estrutura e logística

Primordialmente, esse é um ponto essencial. Sem um espaço que acomode toda a logística e estrutura do buffet de casamento, nada vai funcionar. Para Oghan, os noivos precisam visitar com os olhares atentos as opções de espaços de casamento e, se eles não tiverem buffets parceiros, perguntar como são as acomodações para a cozinha. Se puder, até fotografe o local, para mostrar para o seu fornecedor escolhido.

Bem como os espaços e mobiliário em que as comidas e os pratos ficarão expostos, se for no formato self-service para os convidados.

“Esse processo é importante, para que tudo saia como planejado e sonhado pelo casal”, ressalta o empresário.

Buffet e a decoração

O buffet de casamento e a decoração precisam estar em sintonia, sobretudo quanto aos acessórios.

“É preciso ver se as louças disponíveis pelo fornecedor combinam com a decoração. Vejo as pessoas mais preocupadas com a apresentação dos pratos do que com o sabor em si. Enxergo como uma opção por uma boa apresentação do que por usar ingredientes que estão mais na moda”, analisa o sócio.

Brivie Buffet Gourmet
Quer saber quanto custa esta gastronomia? Clique aqui!

Ele faz um alerta para o momento da degustação, no qual os pratos precisam estar como estarão no dia, para que o casal possa avaliar o sabor e a apresentação com bastante critério. Assim que provar as comidas que escolheu e, se precisar, conhecer mais opções dentro do cardápio, você consegue estabelecer a quantidade que será servida.

Buffets para casamento em São Paulo

Confira a seleção Lejour de Buffets para casamento que podem te ajudar!

Gastronomia moderna em São Paulo

Antes de mais nada, equipe de profissionais altamente qualificados e especializados, que acompanham rigorosamente cada detalhe do serviço gastronômico de eventos na praia, no campo ou na cidade. Cardápios modernos e com excelente custo benefício.

Infinity Gastronomia
Clique aqui para conhecer este fornecedor!

Gastronomia refinada

Antes de mais nada, renomada chef está à frente e elabora cardápios personalizados, com opções deliciosas para todos os estilos de recepção, como jantares, coquetéis e até mesmo brunchs.

Brivie Buffet para casamento
Solicite um orçamento a este buffet. Clique aqui!

Buffet em Mairiporã

Antes de mais nada, fundado em 1999, o Buffet que atende a cidade de Mairiporã e região, conta com uma equipe totalmente capacitada para entregar uma experiência gastronômica memorável para satisfazer até os paladares mais exigentes!

Buffet Hernandes
Conheça este buffet, clique aqui!

Banqueteria gourmet

Antes de mais nada, faz parte da tradição do casamento ter um banquete composto por pratos de alta qualidade. Sendo assim, a empresa busca tornar a festa um momento gastronômico memorável, com combinações entre diferentes ingredientes. 

Silva's Eventos Gourmet
Agende sua degustação neste buffet, clique aqui!

Buffet com menus personalizados

Primeiramente, com menus personalizados, que despertam os mais agradáveis sentimentos na visão, olfato e paladar. O buffet trabalha para que a sua festa seja um acontecimento inesquecível.

Prestigius Buffet para casamento
Gostou dessa mesa de gastronomia? Clique aqui para falar com o fornecedor!

Buffet Contemporâneo

Antes de mais nada, a proposta do buffet é elaborar cardápios com um toque contemporâneo. Sendo assim, mistura o que há de melhor na culinária nacional e internacional em pratos originais e saborosos, com a elegância francesa, o sotaque italiano e pitadas orientais.

Buffet La Toche Blanche
Solicite um orçamento a esta gastronomia de casamento. Clique aqui!

Gastronomia com excelente custo benefício

Antes de mais nada, a gastronomia conta com excelente custo benefício e versatilidade na apresentação e diversidade de cardápios. Atende praia, campo e cidade.

Lirah Banqueteria
Conheça este fornecedor de casamento. Clique aqui!

Gastronomia Kosher

Antes de mais nada, uma empresa com serviços diferenciados e sabores inesquecíveis que te proporcionam uma  gastronomia sofisticada e especialista em gastronomia kosher. O buffet mescla a tradição e a modernidade em uma experiência que surpreende e encanta.

Red Gastronomia Kosher
Agende sua degustação clicando aqui!

Culinária criativa

Antes de mais nada, com uma culinária criativa, cardápios exclusivos e saborosos, a qualidade dos serviços e a experiência de seus profissionais, são os ingredientes que fazem a excelência da gastronomia da empresa. 

Caprese Gastronomia
Clique aqui para conhecer mais sobre esse buffet de casamentos!

Banqueteria de alto padrão

Primeiramente, serviço de catering com pratos criteriosamente preparados e harmonizados para atender com altíssima qualidade eventos realizados na praia, no campo ou na cidade.

Sobre a Lejour

Antes de mais nada, a Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento. Clique aqui para falar direto em nosso chat!

banner painel Lejour

Veja também:

Os 6 tipos de serviços de buffet para casamento mais procurados

Calcule a quantidade ideal de bebida e comida para casamento

Mini Wedding | O cardápio ideal para servir no casamento

Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!