ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
comida para casamento

Cardápio para casamento na primavera/verão 2019

A aposta certa são sabores que privilegiem o frescor, com um cardápio que sacie e refresque

As temperaturas sobem e a estação mais quente do ano está cada vez mais próxima. Nesse período, o cardápio da festa precisa de uma atenção especial para se adequar à temporada.
A proximidade do verão faz com que muitos casais se apaixonem pela ideia de realizar a cerimônia e festa em espaços abertos e em contato com a natureza. Neste contexto, o menu também tem critérios especiais devido ao clima.
Mas, o que servir e como montar o cardápio para casamento no verão? A aposta certa são sabores que privilegiem o frescor, com um cardápio que sacie e refresque, sem perder o charme e a elegância de um evento especial como o casamento.
Para dar sugestões, conversamos com o chef Carlos Coutinho, da Opção A Gastronomia.

Menu para casamento no verão, Opção A

 

Welcome drinks

Logo na cerimônia e antes da festa podem ser servidas águas aromatizadas, que encontram nas ervas e nas frutas frescas da estação os ingredientes indispensáveis para dar cor e sabor a cada detalhe.
“Sodas Italianas bem gasosas e com xaropes refrescantes como o de maçã verde, grenadine e melancia. Sucos elaborados também criam uma opção de bebidas que fazem muito sucesso no verão, como a limonada suíça com manjericão”, sugere.

Estação de águas aromatizadas, Opção A

 

Coquetel ou menu completo?

Devido ao calor, muitos noivos podem ficar em dúvida sobre se devem ou não servir um jantar tradicional. “Sempre que a festa tiver a duração maior que quatro horas, não se pode deixar de inserir pratos mais substanciosos. Não necessariamente um menu completo de almoço ou jantar, mas pequenos bowls com saladas, massas e risotos, por exemplo”, explica Carlos Coutinho.

Coquetel para casamento, Opção A

 
As finger foods (comidinhas em miniatura) também são tendência. Elas devem ser leves e distribuídas para complementar as ilhas gastronômicas, proporcionando variada experiência de sabores.
A cozinha mediterrânea é a principal origem das inspirações do chef. “Antepastos italianos e turcos, queijos franceses, embutidos espanhóis e pães artesanais de longa fermentação, resgatados de regiões com o leste europeu e também da Califórnia”.
As entradas devem ser frias e frescas, com destaque para o ceviche de tilápia com manga. Já para os pratos principais deve-se escolher opções leves, como o rosbife de mignon ao molho cítrico com mostarda dijon e tapenade de azeitonas com damascos.
 

Sobremesas

A sobremesa tem nas frutas frescas a sua base, com sugestão do merengata de limão com morangos e calda de frutas vermelhas. Sorvete também é unanimidade na hora de escolher uma sobremesa refrescante e saborosa. Para fugir da simplicidade, surpreenda na apresentação, servindo o doce na casca da fruta ou misturado a outras sobremesas em um pote.
Mousse de limão siciliano, maracujá, frutas vermelhas e coco também costumam fazer sucesso na ocasião.

 

O bar

Bebidas refrescantes combinam perfeitamente com casamentos na primavera e no verão. Não é à toa que muitos casais estão servindo drinques com Aperol e Gin Tônica, além de espumantes e mojitos.

Mesa de doces

Que mesa de doces sobrevive ao clima tropical? Para driblar os desafios causados pela temperatura existem diversas práticas que devem ser aplicadas durante a festa.
A dica de ouro é escolher um local com baixa incidência de sol e calor, mas há outros truques que auxiliam a manter a mesa perfeita, “bem cheia e vistosa” como indica  Coutinho.
Uma delas é optar por bolo cenográfico, mantendo o verdadeiro em refrigeração até o momento de ser servido. Para o sabor, o chef sugere a escolha pelo semi-espatulado com frutas frescas e flores comestíveis.




 
Texto: Patrícia Milão
 
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado
 

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.